Celebridades que foram envergonhadas por causa do seu corpo
De Gigi Hadid a Chrissy Teigen e Adele no panorama internacional, a Cristina Ferreira e Maria Botelho Moniz à escala da realidade portuguesa, estas são algumas das mulheres que enfrentaram os trolls na internet e ainda deram uma lição de amor-próprio ao mundo.
Nenhum mortal está imune à praga dos julgamentos e observações com comentários desnecessários. Muito menos as celebridades. E as redes sociais parecem um novo palanque para isso mesmo. Rumores de gravidez, comentários sobre ganho de peso ou excesso de magreza são apenas alguns dos exemplos de como as pessoas são envergonhadas pelo corpo – e, infelizmente, isso acontece com mais frequência do que deveria.
O lado bom, se assim o podemos dizer, é a forma como muitas dessas estrelas se têm posicionado contra as críticas, promovendo a diversidade, a inclusão e o amor-próprio. Reunimos alguns dos melhores exemplo.
Maria Botelho Moniz e Cristina Ferreira
As apresentadoras de televisão, de 39 e 45 anos respetivamente, foram alvo de comentários depreceativos por parte do jornalista Alexandre Pais, que visam os corpos e pesos de ambas. Na crónica em questão foram feitas referências negativas ao corpo de ambas as mulheres, como "mulher simpática mas robusta, com tendência para aumentar de peso" e "de mangas à cava exibe os braços tomados pela flacidez do tempo e da falta de ginásio". Grandes nomes do entretenimento nacional, como Carolina Deslandes ou Catarina Furtado, entre outras, não tardaram a expressar o seu desagrado nas redes sociais.
A cantora britânica sofreu anos com comentários negativos sobre o seu corpo, o que não mudou quando se tornou conhecida. Karl Lagerfeld terá dito que a cantora é "um pouco gorda demais", mas Adele nunca se dirigiu diretamente ao comentário do designer sobre o seu peso. Numa entrevista em 2015, Adele mencionou que, apesar da suas lutas com a sua imagem corporal, tenta não deixar que isso domine a sua vida. "Eu nunca quis parecer-se com as modelos nas capas das revistas. Eu represento a maioria das mulheres e tenho muito orgulho disso."
Quando foi anunciado que Alicia iria interpretar a Batgirl no filme Batman & Robin, de 1997, a atriz recebeu uma série de comentários maldosos sobre o seu corpo. Num artigo da revista Entertainment Weekly de 1996, o jornalista Degen Pener escreveu que alguns críticos de moda disseram que Silverstone parecia "more Babe than babe" , referindo-se ao porco fictício de Um Porquinho Chamado Babe. A própria atriz contou que, logo depois, jornalistas a perseguiram num aeroporto cantando "Fat girl" ao ritmo da música do Batman. "Quando alguém é horrível, dói um pouco, mas eu só espero que ser um exemplo para outras raparigas de que é OK ser-se uma jovem saudável", disse Silverstone ao The Guardian, em 2004.
No seu 33º aniversário, a atriz escreveu uma carta ao seu corpo e partilhou a mensagem positiva no seu perfil do Instagram, ao escrever que finalmente aprendeu a amar o seu corpo depois de anos abrigando sentimentos de negatividade em relação a si própria. America disse mesmo que não sabia que era feia ou gorda até entrar na série Betty Feia, em 2006.
America Ferrera.
Foto: Getty Images
Ashley Graham
A modelo plus size é uma das mais bem-sucedidas no mundo e partilha várias vezes a hashtag #BeautyBeyondSize, escrevendo mensagens sobre positividade corporal. Mais recentemente, tem partilhado nas redes sociais a sua experiência no que toca à maternidade e à forma como o fenómeno muda o corpo da mulher.
A cantora norte-americana foi nomeada aos Grammys 2019 nas categorias de Artista Revelação e Melhor Performance Country de Duo e admitiu, no Instagram, que todos os designers com quem falou recusaram-se a criar-lhe um look por ela ser "grande demais". "Basicamente estão a dizer que todas as mulheres que vestem um 38 ou mais não são bonitas nem podem usar os vestidos deles", falou no vídeo.
A mulher de John Legend foi envergonhada pelo seu corpo após aparecer nos prémios Emmy 2018, recebendo críticas negativas sobre o seu peso quatros meses após dar a luz ao seu segundo filho. Teigen, que é um fenómeno no Twitter, respondeu sarcasticamente no seu tom hilariante habitual. "Acabei de ter um bebé, mas obrigada pela consideração."
A estrela da Disney cresceu em frente ao público e ainda enfrenta comentários indesejados sobre a sua aparência. Há uns anos, depois da cantora ganhar peso após um período de reabilitação, foram publicadas fotos de Demi antes e depois. Felizmente, a cantora aprendeu a defender-se contra os comentários negativos.
Demi Lovato.
Foto: Getty Images
Drew Barrymore
Nos anos 90, a atriz sofreu várias pressões em relação ao seu corpo e afirmou, numa entrevista em 2010, que muitas vezes foi intimidada pelo seu peso quando era mais jovem. Em 2019 teve inclusive que refutar rumores de gravidez por causa da aparência da sua barriga.
O corpo da modelo é várias vezes comentado pelo público. Algumas pessoas acusaram-na de ser magra demais, ao mesmo tempo que outras disseram que Gigi era muito curvilínea para a passerelle. Apesar dos comentários, a modelo enfatiza que adora o seu corpo e que cada um deveria tomar conta da sua própria vida.
A atriz escreveu um artigo para o Huffington Post em 2016 com uma mensagem poderosa, afirmando estar cansada de rumores ridículos e comentários injustificados sobre o seu corpo. Durante o mesmo período, algumas revistas especularam que Jennifer estava grávida porque o seu estômago parecia inchado em algumas fotos. No texto, Anniston deixa claro que o corpo das pessoas é algo que não deveria ser criticado.
A atriz disse que quando estava a começar a sua carreira, as pessoas na indústria cinematográfica a envergonhavam por "estar gorda". Jennifer terá sido informada que seria despedida se não perdesse peso. Contudo, a atriz mantém sempre o bom humor e já brincou vezes sem conta sobre o facto de adorar comer.
Jennifer Lawrence.
Foto: Getty Images
Jessica Athayde
A convite da marca de beachwear Cia.Marítima, a atriz, então com 28 anos, desfilou na ModaLisboa primavera/verão 2014. Depois de aparecer em biquíni na passerelle, foi alvo de comparações injustas com as manequins. A polémica começou nas redes sociais e estendeu-se à imprensa. Jessica respondeu aos comentários no seu blogue, Jessy James: "Era mais fácil não dar importância ao assunto e deixar morrer a coisa. Era mais fácil... mas não é o que vou fazer, porque as palavras que vos escrevo não são só sobre mim: são sobre as mulheres e a forma como são permanentemente olhadas, julgadas e atacadas. São sobre uma ditadura de imagem imposta, uma tendência redutora de nos verem e de nós próprias olharmos umas para as outras. Isto tem de ser denunciado. Este bullying permanente tem de acabar e pretendo ser uma voz ativa neste caminho que tem de ser percorrido por todas nós. (...) Desfilei com o corpo que tenho que é o meu e no qual me sinto muito bem. (...) Estes comentários foram feitos na maioria por mulheres. Mulheres, vou repetir. Mulheres que são filhas, mulheres que são mães, mulheres que ainda não perceberam que cada vez que cedem à tentação de atacar outra mulher com base nas suas características físicas, estão a enfraquecer a condição feminina, em vez de lhe dar força. Estão a cultivar as inseguranças, as desordens alimentares, a escravidão da imagem." A resposta para tudo isso? A publicação do seu livro Não Queiras Ser Perfeita, lançado em março de 2015, no qual relata que "depois de ter chegado ao meu limite e ter acabado num hospital, decidi fazer as pazes com o meu corpo e reaprender tudo o que sabia sobre alimentação, exercício físico e saúde emocional."
Antes de conseguir o papel principal no filme Titanic, Kate Winslet sofreu com as crianças na sua escola, que a intimidavam por causa da sua aparência. A atriz vencedora de um Óscar contou que a chamavam de blubber (gordura) e que "ela era muito feia para ser atriz". No entanto, Kate ignorou os comentários maldosos e não desistiu dos seus sonhos. Winslet, que tem mantido uma excelente forma física ao longo dos anos, ao participar do programa de talk show de Jimmy Fallon, que não se pesa há 12 anos. "Melhor dica, é um grande truque!", partilhou.
Em 2017, um troll no Twitter escreveu que a vencedora do American Idol era gorda, para o que ela respondeu: "...and still fucking awesome", a provar que não se importa com nenhum tipo de comentário sobre o seu corpo. E este episódio não foi o primeiro. Dois anos antes, a jornalista britânica Katie Hopkins comentou que Clarkson havia ganho peso, ao que ela respondeu dizendo que não era a primeira vez que era atacada por sua aparência. A cantora acabou com o assunto ao dizer que prefere beber vinho a perder tempo pensando em pessoas que humilham os outros.
Depois da sua apresentação de tirar o fôlego no intervalo do Super Bowl 2017, alguns usuários das redes sociais decidiram fazer comentários sobre o corpo de Gaga e não sobre a sua atuação no palco. Claro que a superstar respondeu rapidamente que tem orgulho do seu corpo e que as pessoas deveriam orgulhar-se dos seus também.
Lady Gaga.
Foto: Getty Images
Melissa McCarthy
Numaentrevistaà revista norte-americana InStyle, Melissa McCarthy admitiu tersofridodebody shamingno início da sua carreira. Alguns jornalistas chegaram a lhe perguntar se a atriz tinha "noção que era uma sortuda" por estar a trabalhar no meio do cinemadevido ao seu tamanho"tremendamente gigante". "Há uns anos atrás, eu estava na conferência de imprensa para promover oThe Heat ou o Tammy e um representante de uma grande organização perguntou-me por que é que eu sentia sempre a necessidade de ser tãogrotesca", revelou a atriz à revista.
Desde que ganhou peso para o seu papel na sequela O Diário de Bridget Jones, que teve o primeiro filme lançado em 2001, o corpo de Renée tem sido objeto de comentários na imprensa e na Internet: ou ela está magra demais ou está gorda demais. Cansada das críticas ao seu corpo, a premiada atriz escreveu um artigo para o Huffington Post em 2016 após surgirem vários comentários sobre a sua suposta cirurgia estética. A atriz quis deixar claro que o seu corpo não é público nem foi feito para a crítica.
Depois da atuação da cantora nos Grammy 2018, a Internet chegou a "ter certeza" de que Rihanna estava grávida. Mas os comentários não foram apenas nesse ano. Já em 2017, a fundadora da Fenty Beauty publicou um meme com as imagens do rapper Gucci Mane (uma de 2007 e uma de 2017), com a legenda: "Se não pode lidar comigo na minha Gucci Mane 2007, não me merece na minha Gucci Mane 2017"), com um emoji com uma lágrima.
Uma publicação partilhada por badgalriri (@badgalriri) a
Sara Sampaio
A supermodelo portuguesa e Anjo da Victoria’s Secret usou as redes sociais para mostrar a sua irritação com os rumores de gravidez. "Não estou grávida, nem estarei nos próximos tempos! Começa mesmo a tornar-se irritante [os rumores constantes] e estou a começar a ficar com complexos em relação ao meu corpo, uma vez que parece que não posso ter dias em que estou inchada, ou parece que tenho que estar sempre a encolher a barriga", escreveu no Twitter a 20 de novembro de 2017. O texto depois foi apagado.
Sara Sampaio.
Foto: Michael Kors
Selena Gomez
Em 2015, a jovem cantora e atriz contou que precisou de tratamento depois de ter sigo envergonhada pelo seu corpo em público. Mais recentemente, Gomez tornou-se a mulher mais seguida no Instagram no mundo, com apenas 30 anos, e partilhou uma foto em biquíni que foi bastante elogiada pelos internautas.
Selena Gomez.
Foto: @selenagomez
Serena Williams
Uma das maiores tenistas de todos os tempos, vencedora 23 vezes do Grand Slam, Serena teve o seu corpo examinado inúmeras vezes por ser "muito grande" ou "muito musculoso". Embora a campeã tenha afirmado que tais comentários a afetam, também afirmou que agora está mais do que confiante no seu corpo.
Serena Williams.
Foto: Getty Images
Tyra Banks
"Kiss my fat ass." Essa foi a resposta inesquecível que a supermodelo deu aos tablóides que a envergonharam em 2007, quando publicaram a sua foto em fato de banho ao lado de frases cruéis.