Como se apaixona cada signo?

Quando o assunto é amor, a astrologia pode ajudar a perceber de onde vem e para onde precisa de ir.

Foto: IMDB
21 de outubro de 2022 às 15:28 Andrea Pereira

O amor é complicado, já sabemos. Na relação entre o que precisamos de nós e o que precisamos do outro, muitas vezes, surge a crise: como não projetar em quem amamos a obrigação de saber à partida aquilo de que eu preciso? E como aprender a comunicar essas vontades? Este é muitas vezes o tema dominante do planeta Vénus, que rege as relações.

Na astrologia evolutiva, Touro representa a relação que temos connosco próprios e Balança representa a relação que temos com o outro. Touro é o lado interno de Vénus e Balança o lado externo.

PUB

É também através de Vénus que vamos perceber a tendência que temos a projetar no outro o que necessitamos ou a de dar o que gostamos de receber em vez de estarmos atentas ao que o outro precisa.

Assim, no mapa astral, será através da casa e do signo onde Vénus se encontra que vamos perceber como amamos.

Carneiro ou 1ª casa: Está a descobrir quem é e do que precisa e daí alguma imaturidade na arte do amor. Narcísicos, sentem que são muito especiais e tendem a ter dificuldade a comprometerem-se numa relação, tendendo a manter uma parte de si isolada. Podem ser extremamente apaixonadas, mas se sentem que estão a perder a sua liberdade e independência podem afastar-se e ficar mais reservadas. Conseguem dar ao outro a sensação de serem incríveis. Gostam de pessoas que tenham uma personalidade forte, detestam estagnação. Podem ser muito egoístas. Precisam de aprender a escutar as necessidades do outro.

PUB

Touro ou 2ª casa: Os seus valores são o que têm de mais importante e para eles uma relação representa estrutura e segurança. Podem ter uma incrível capacidade de autossuficiência e de saberem o que é que precisam, por isso às vezes não notam que o parceiro ou parceira também tem as suas necessidades. Costumam ser muito fixos e enraizados, daí a sua conhecida teimosia, o que pode ser incomodativo para quem está ao seu lado. Procuram alguém com os mesmos valores, mas costumam atrair alguém que lhes desperta para o mundo. Querem manter e possuir e podem também atrair isso para si. Possuidores de um instinto sexual fortíssimo, precisam de autossexualidade e de aceitar essas suas necessidades. Devem aprender a considerar os valores do outro e perceber que há toda uma realidade que suporta esses valores.

Gémeos ou 3ª Casa: Querem explorar uma diversidade de valores e pode ter a tendência de dizer aos outros o que é melhor para eles. Podem ser pessoas que se adaptam às necessidades dos outros e por isso há uma dualidade natural neste arquétipo. Têm muita necessidade de conhecimento e têm um ininterrupto diálogo interno. São muito reativos. Podem ir a todo o tipo de cursos e ler todo o tipo de livros e depois sentem-se exaustos com tanta informação e estímulo. São muito abertos aos outros e amigáveis, principalmente se sentem que o outro lhes pode trazer conhecimento. Relacionam-se muito ao nível mental e gostam de levar este lado mental para a sexualidade. Devem aprender a intuição e aprender a escutar de forma mais profunda.

Caranguejo ou 4ª casa: São muito sensíveis. Os seus valores e carências são baseados no seu mundo emocional. As suas emoções mudam constantemente como as marés. Precisam de se ancorar à terra. Podem ser demasiadamente emocionais e projetar as suas necessidades de criança no parceiro como se eles fossem o pai ou a mãe. Precisam de amadurecer na arte de amar. São muito inseguros devido à sua natureza emocional e por serem tão inconstantes. Têm o desejo fundamental de ser protegidos. No entanto são muito empáticos para o parceiro e podem carinhosos e protetores. Também querem ser abraçados, protegidos.

PUB

Leão ou 5ª casa: Lembra-se daquela música do filme Romeu e Julieta? "Love me Love me, say that you love me" assim é o arquétipo de Leão. São capazes de dar muito no amor, mas podem fazê-lo de acordo com a sua perspetiva e precisam de ganhar a objetividade de perguntar ao outro do que é que precisa. Podem ser monogâmicos, mas se não se sentirem especiais no relacionamento podem não conseguir sê-lo. Se se sentirem bloqueados pelo parceiro podem ser frios e ter desdém pelo outro, desligando-se totalmente. Precisam de estar constantemente no ambiente de amor romântico. Dão muita importância à beleza física e ao trabalho do corpo.

Virgem ou 6ª casa: Nas relações podem sentir-se menos que perfeitos, muito críticos e atrair relações que não são assim tão afirmativas da sua personalidade e modo de ser. Devem aprender a perdoar-se, a ter autoestima e a perceber que a prática é o caminho para a evolução e assim poderão relaxar mais na arte de amar. Gostam de relações que lhe permitem dedicar-se ao autoconhecimento. Têm de ter cuidado para não colocarem as necessidades do outro em primeiro lugar pois são pessoas que naturalmente dão: amar é dar. Devem aprender a dar a si próprios, mesmo na relação com o outro, e a desenvolver autocompaixão. Na sexualidade tendem a dar ou a querer que o outro dê e também podem ser muito mentais.

PUB

Balança ou 7ª casa: Adoram relacionar-se e têm essa capacidade, mas perdem-se na sua maleabilidade e têm tendência a confundir-se com o parceiro, pois adaptam-se tanto que às tantas não sabe quem é. No amor, precisa de aprender a encontrar o seu centro. Gosta de dar e de escutar o outro e por isso os parceiros sentem-se mesmo escutados e amados. Precisam de perceber se a relação tem equilíbrio: estão a dar e a receber ou só a dar? Devem aprender a pedir aquilo que precisam e a comunicar a sua realidade. Devem ter cuidado para não se tornarem numa extensão do outro ou vice-versa, firmando o pé naquilo que são diferentes e sabendo que podem ser amados pela sua individualidade.

Escorpião ou 8ª casa: É o signo mais intenso no amor e pode até tornar-se obsessivo e compulsivo, está a aprender a ter segurança emocional e a não ser tão dependente do outro, de forma a não ficar encurralado nas suas emoções. Têm uma capacidade enorme de compreender o parceiro, de o observar até ao fundo da sua alma. Vão conhecer nas suas relações amorosas os seus medos e desejos mais profundos. Têm uma aura de mistério à sua volta e por isso podem causar desconforto no outro. Precisam de curar a sua falta de confiança no amor pois, têm muito medo da traição. Demoram até ganhar confiança, mas quando a ganham esta é inabalável. Se traídos na sua confiança podem ser muito frios e cortarem de uma forma cirúrgica a relação. Sexualmente oferecem intensidade e metamorfose.

Sagitário ou 9ª casa: Querem muito evoluir no seu autoconhecimento e procuram relações que os possam ajudar nessa descoberta. Tal como os outros signos de fogo precisa de muita liberdade para seguirem qualquer experiência que os ajude a descobrir quem são. Nas relações estão sempre a tentar equilibrar o sentido de compromisso com o de liberdade. Precisam de alguém que respeite e admire o seu espírito de aventura e gosto por viagens. Têm uma enorme capacidade de sentido de humor e adoram rir-se de si próprios com o parceiro. São espontâneos e aventureiros. Podem exagerar nas suas histórias e estão a aprender a ser verdadeiros sem necessidade de compensarem a sua verdade na relação com o outro.

PUB

Capricórnio ou 10ª casa: Amar é tomar responsabilidade e proteger. Precisam de aprender a descomprimir através do toque para reaprender a sentir o que necessitam. Podem suprimir as suas necessidades. Às vezes atraem relações amorosas com choque para conseguirem reaprender a entrar em contacto com o seu lado emocional. Através das relações estão a aprender a regressar aquilo que naturalmente são. Até lá podem-se perder ao querer ter controlo na relação e assegurar as necessidades do outro. O parceiro ou parceira pode sentir que o capricorniano é frio e distante. Para desbloquear: devem usar o toque não sexual.

Aquário ou 11ª casa: Procuram relações onde podem ter liberdade e onde podem explorar uma diversidade de valores e ideias, mas quando sentem que as suas necessidades não estão a ser respondidas, afinal podem não querer tanta liberdade assim. No entanto precisam de ter relações onde os seus valores são orientadores e onde há espaço para uma variedade de ideias e exploração da identidade. Porque têm uma enorme capacidade de objetividade conseguem mesmo perceber aquilo de que o parceiro precisa. Às vezes têm traumas profundos e precisam de espaço para a cura. Podem ser muito rebeldes e mentais.

Peixes ou 12ª casa: Estão à procura de Deus num parceiro e por isso acabam por ter o choque com a realidade. Têm uma enorme capacidade de se adaptar ao outro para que o outro o ache perfeito e por isso pode ter um medo secreto de que o outro veja a verdade. Precisa de aprender a ser mais realista, nenhum dos dois é perfeito, e assim aprender a lidar com a realidade. Devem aprender a mostrar quem são de forma autêntica, sem sentimento de culpa. Têm empatia com tudo e com todos. São muito românticos e gostam de criar ambientes para o amor, o copo de vinho e a refeição afrodisíaca. Adoram a poesia e os pormenores.

PUB
leia também

Os 3 signos mais picuinhas do Zodíaco

Queixam-se por tudo e por nada, são atentos ao mais mínimo detalhe e são capazes de falar minutos a fio sobre algo que devia ser diferente do que é. Todos acordamos com os pés fora da cama, mas quais os signos mais picuinhas? Andrea Pereira, especialista em astrologia evolutiva, foi investigar.

Horóscopo dezembro: Touro, Virgem e Capricórnio

Os acontecimentos que irão marcar o mês dos signos do elemento terra nas áreas mais importantes da vida: amor, saúde, dinheiro, família e trabalho. Estas são as previsões de Andrea Pereira, especialista em astrologia.

PUB
PUB