Celebridades

De Marta Ortega a Alessandra Gucci. As herdeiras multimilionárias da Moda

Que património têm, o que fazem e como vivem as mulheres mais ricas da indústria da moda.

Foto: Getty Images
02 de dezembro de 2021 Rita Silva Avelar

Herdaram milhões dos negócios de família, mas nem todas tiveram finais felizes: algumas seguiram as pisadas dos pais, outras viveram histórias trágicas, reservaram-se ou afastaram-se da vida pública.

Após a estreia do filme House of Gucci, com Lady Gaga no papel de Patrizia Reggiani, que no final dos anos 90 mandou assassinar o seu marido, Maurizio Gucci, um dos herdeiros da marca italiana, muito se fala sobre as multimilionárias filhas destas celebridades cujas vidas foram uma tragédia. Logo a começar por Alessandra Gucci, a filha mais velha de Maurizio Gucci.  

Alessandra, 44 anos, e a sua irmã Allegra, 40, herdaram dois iates - Avel e Crioulo - e propriedades de luxo na Suíça, Itália e EUA. As irmãs Gucci cortaram o apoio financeiro à sua mãe Patrizia Reggiani, e aparentemente não lhe falam. A herança das filhas de Maurizio está estimada em 400 milhões de dólares.

Embora nunca tenha trabalhado para a marca que leva o seu nome, Alessandra costumava desenhar carteiras para a sua própria etiqueta, a AG. Em 2008, lançou uma coleção de edição limitada, The First, com 99 carteiras, 11 de cada modelo. Alessandra prestou homenagem à família dando aos modelos o nome do seu pai Maurizio e do avô Rodolfo. Ambas as irmãs se têm mantido reservadas quantos às suas vidas.

De assistente de vendas numa das lojas da Zara em Londres a diretora do grupo Inditex (toma posse em abril de 2022), Marta Ortega também faz parte da lista das herdeiras multimilionárias da Moda. A filha de Amâncio Ortega sempre esteve ligada ao negócio do pai e no últimos anos dedicou-se maioritariamente à introdução de coleções premium e à gestão de imagem da Zara. Ao contrário de Alessandra e Allegra, tornou-a uma das mulheres referência de estilo e sucesso em Espanha e não só. O seu vestido de noiva, da Valentino, ficou para a história, embora a cerimónia tenha sido discreta.

Marta Ortega
Marta Ortega Foto: Getty Images

Nicky Hilton Rothschild, irmã de Paris Hilton, como se não bastasse ser herdeira do império Hilton, é ainda casada com um membro da família Rothschild, com quem tem dois filhos.

A socialite, modelo, designer e herdeira de 38 anos parece ter uma vida de sonho. Afinal, ela é uma das bisnetas do fundador dos hotéis Hilton Conrad Hilton Sr., e a filha de um dos mais bem sucedidos promotores imobiliários de Los Angeles, Rick Hilton.

Nicky Rothschild
Nicky Rothschild Foto: Getty Images

Aos 21 anos, lançou a sua primeira linha de roupa, e mais tarde desenhou uma linha de carteiras para a japonesa Samantha Thavasa. Em 2005 tornou-se rosto da marca australiana de lingerie Antz Pantz. Nos últimos dez anos, desenhou joias de luxo, mais coleções cápsula de carteiras (com a Linea Pelle ou a Tolani) e a sua primeira coleção de calçado, em parceria com a francesa Sole, foi lançada em 2019. 

Na lista está também Delphine Arnaut, empresária francesa, que atualmente preside a Louis Vuitton. É filha de Bernard Arnault, detentor do grupo de luxo LVMH. Com 28 anos já fazia parte do conselho de administração, e hoje, aos 46, é uma figura forte na empresa do pai. Foi ela a percursora do Prémio LVMH, um concurso internacional para jovens designers de Moda, trazendo frescura e novidade à empresa.

Delphine Arnault
Delphine Arnault Foto: Getty Images

Assim o fez também Nadja Swarovski, que criou a Fundação Swarovski em 2013, uma viragem na história da marca fundada pelo seu trisavô, Daniel Swarovski. Foi a primeira mulher no cargo de diretora executiva, e foi ela que sintonizou a marca com outras indústrias, como a arquitetura, a iluminação ou a decoração de interiores, e também implementou políticas de sustentabilidade. Tem 51 anos.

Destaque especial para Carolina Adriana Herrera, que está ligada à marca com o nome da mãe desde 1999. É diretora de beleza da empresa da marca há duas décadas e responsável, em particular, pelos perfumes. Entre as suas fragrâncias mais famosas estão os perfumes 212, CH e 212 VIP.

Carolina Adriana Herrera
Carolina Adriana Herrera Foto: Getty Images

Também foi impulsionadora da primeira linha de maquilhagem da marca - o batom vermelho sempre foi uma imagem de marca de Carolina Herrera. Tem 52 anos, e foi casada com Miguel Báez, de quem se divorciou em 2017 depois de 17 anos de casamento.

Saiba mais
Moda, Herdeiras, Multimilionárias, Moda, Alessandra Gucci, Marta Ortega, Dinheiro, Heranças, Patrizia Reggiani, Lady Gaga, Maurizio Gucci, artes, cultura e entretenimento, Allegra, economia, negócios e finanças
Leia também
As Mais Lidas