Nova tendência nos casamentos? Estas noivas surpreenderam com chapéus de algodão pintados à mão
A marca espanhola Romualda está a ganhar um espacinho no coração das noivas do país vizinho. Cada peça é única, pintada à mão e com um certificado de autenticidade que garante: nunca vai encontrar nenhuma igual.

Há uma flor que, nos casamentos espanhóis, simboliza novos começos. A par da beleza que lhes é evidente, os lírios, sobretudo os brancos, são uma escolha costumeira entre as noivas do país vizinho, representam a pureza, a inocência e a nobreza. O respeito pela tradição levou Ana a puxar pela criatividade. "Um dia pus-me a pensar como podia incluir os lírios no meu look e, como tinha vontade de levar qualquer coisa na cabeça, ocorreu-me escrever a Cris, da Romualda, para que me desenhasse um chapéu", explicou ao site Casilda se Casa.
Mas quem é Cris? E, mais importante, o que é a Romualda? Fundada em 2020 por Mariana e Cristina (a tal Cris) Aguirre, Romualda é o nome de uma marca espanhola que faz de chapéus telas de pintura. Foi batizada em homenagem a uma pintora holandesa com o mesmo nome, que as irmãs conheceram durante a infância e cuja vivência boémia, livre, as marcou profundamente.
Adornado com lírios azuis, os seus favoritos, o chapéu de Ana foi pintado à mão por Cristina, inspirado no trabalho delicado do pintor japonês Ogata Korin (séculos XVII e XVIII).
Não aparenta ser a opção mais prática ou mais fresca — e não será, seguramente, a mais amiga do penteado —, mas as fundadoras da Romualda afirmam orgulhosamente na sua conta de Instagram que a noiva nunca tirou o seu volumoso chapéu da cabeça, "nem na pista de dança!"
Jimena, por outro lado, confessa-se fã de chapéus. "Como complemento [ao vestido de casamento] usei um chapéu da Romualda. Gosto muito de chapéus e de tocados e, quando vi a nova coleção da Romualda inspirada na primavera, corri a ligar-lhes", recorda à mesma publicação. Também Cris, que ocupa o cargo de diretora criativa da marca, lhe pintou um exemplar exclusivo, com girassóis detalhados. "Não podia ter gostado mais."
Devagar e, aparentemente, de forma orgânica, a Romualda tem vindo a conquistar o seu espaço no sempre agitado coração das it girls e entusiastas da indústria. Esta terça-feira, 8 de julho, a portuguese girlie por excelência, Vicky Montanari, apareceu nas redes sociais da marca espanhola a vestir o Frida Kaftan Butterfly. Em janeiro, Rita Montezuma usou um chapéu da Romualda e partilhou imagens do look com os seguidores.
Cada peça é única, equipada com um certificado de autenticidade que garante que não existem duas iguais. É moda artesanal, pintada à mão pelas irmãs, feita em Espanha. Os chapéus são reversíveis, criados com a intemporalidade na mira, a partir de algodão orgânico, seda, materiais 100% sustentáveis. Era assim que vivia a artista holandesa que tanto marcou as fundadoras. Dormia no carro, comia frutas, ou o que a natureza lhe dava, e desfrutava da luz do sol.

Odeia fazer a mala de viagem? Uma personal stylist ensina como tornar a tarefa menos dolorosa
Liliana Correia partilha com a Máxima algumas dicas para fazer frente a uma grande dor de cabeça que antecede as férias. Para a stylist, preparar uma mala "é sobre o que nos inspira a viver melhor os dias que escolhemos para descansar".
Vídeo. Matilde Reymão e Carminho Queiroga entre as portuguesas mais cool na festa da Twinset
A italiana Twinset trouxe um pouco do seu universo para Lisboa, num evento que reuniu figuras ilustres como Soraia Chaves e Matilde Reymão. A marca vive um capítulo de transição, marcado por aspirações ambiciosas no domínio da moda.
Chinelos, a nova tendência de calçado? Estas influenceres dizem que sim
Quem diria que o símbolo máximo de descontração balnear se tornaria na peça de calçado mais cool do momento? Do asfalto da cidade às passerelles digitais das influencers, os chinelos de dedo ganharam um upgrade de estilo e estão a dominar os looks mais desejados da estação.