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Moda / Casamentos

Nova tendência nos casamentos? Estas noivas surpreenderam com chapéus de algodão pintados à mão

A marca espanhola Romualda está a ganhar um espacinho no coração das noivas do país vizinho. Cada peça é única, pintada à mão e com um certificado de autenticidade que garante: nunca vai encontrar nenhuma igual.

Da esquerda para a direita: Jimena e Ana
Da esquerda para a direita: Jimena e Ana Foto: Plata.forma/Velban Photo
08 de julho de 2025 às 16:39 Maria Salgueiro

Há uma flor que, nos casamentos espanhóis, simboliza novos começos. A par da beleza que lhes é evidente, os lírios, sobretudo os brancos, são uma escolha costumeira entre as noivas do país vizinho, representam a pureza, a inocência e a nobreza. O respeito pela tradição levou Ana a . "Um dia pus-me a pensar como podia incluir os lírios no meu look e, como tinha vontade de levar qualquer coisa na cabeça, ocorreu-me escrever a Cris, da Romualda, para que me desenhasse um chapéu", explicou ao site Casilda se Casa.

Ana com o noivo, Julián
Foto: Velban Photo
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Casaram ao fim de seis anos de namoro
Foto: Velban Photo
2 de 2 / Casaram ao fim de seis anos de namoro

Mas quem é Cris? E, mais importante, o que é a Romualda? Fundada em 2020 por Mariana e Cristina (a tal Cris) Aguirre, Romualda é o nome de uma marca espanhola que faz de chapéus telas de pintura. Foi batizada em homenagem a uma pintora holandesa com o mesmo nome, que as irmãs conheceram durante a infância e cuja vivência boémia, livre, as marcou profundamente.

Adornado com lírios azuis, os seus favoritos, o chapéu de Ana foi pintado à mão por Cristina, inspirado no trabalho delicado do pintor japonês Ogata Korin (séculos XVII e XVIII).

Não aparenta ser a opção mais prática ou mais fresca — e não será, seguramente, a mais amiga do penteado —, mas as fundadoras da Romualda afirmam orgulhosamente na sua conta de Instagram que a noiva nunca tirou o seu volumoso chapéu da cabeça, "nem na pista de dança!"

Jimena com as madrinhas
Foto: Plata.forma
1 de 2 / Jimena com as madrinhas
Na pista de dança, com o pai
Foto: Plata.forma
2 de 2 / Na pista de dança, com o pai

Jimena, por outro lado, confessa-se fã de chapéus. "Como complemento [ao vestido de casamento] usei um chapéu da Romualda. Gosto muito de chapéus e de tocados e, quando vi a nova coleção da Romualda inspirada na primavera, corri a ligar-lhes", recorda à mesma publicação. Também Cris, que ocupa o cargo de diretora criativa da marca, lhe pintou um exemplar exclusivo, com girassóis detalhados. "Não podia ter gostado mais."

Devagar e, aparentemente, de forma orgânica, a Romualda tem vindo a conquistar o seu espaço no sempre agitado coração das it girls e entusiastas da indústria. Esta terça-feira, 8 de julho, a , apareceu nas redes sociais da marca espanhola a vestir o Frida Kaftan Butterfly. Em janeiro, Rita Montezuma usou um chapéu da Romualda e partilhou imagens do look com os seguidores.

Rita Montezuma com um chapéu da marca
Foto: @romu.alda
1 de 2 / Rita Montezuma com um chapéu da marca
Vicky Montanari com o Frida Kaftan Butterfly
Foto: @romu.alda
2 de 2 / Vicky Montanari com o Frida Kaftan Butterfly

Cada peça é única, equipada com um certificado de autenticidade que garante que não existem duas iguais. É moda artesanal, pintada à mão pelas irmãs, feita em Espanha. Os chapéus são reversíveis, criados com a intemporalidade na mira, a partir de algodão orgânico, seda, materiais 100% sustentáveis. Era assim que vivia a artista holandesa que tanto marcou as fundadoras. Dormia no carro, comia frutas, ou o que a natureza lhe dava, e desfrutava da luz do sol.

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