Atual

Quem é Maria Fernanda Amorim, a única portuguesa na lista dos multimilionários da Forbes?

Trata-se da viúva do empresário Américo Amorim, que dedicou a sua vida à empresa de família, líder no setor da cortiça.

Foto: Pedro Ferrari / Sábado
07 de abril de 2022 Ana Filipa Damião

A guerra, a pandemia e os mercados a meio gás atingiram os homens e mulheres mais ricos do mundo. Assim o diz a lista da revista Forbes deste ano, na qual estão listadas 26668 pessoas, menos 97 do que em 2021. Todos juntos, valem 12,7 "triliões" de dólares. O destaque português é Maria Fernanda Amorim, a única portuguesa a perfazer a lista, ocupando a 601ª posição.

Maria é viúva de Américo Amorim, grande empresário da cortiça, e em conjunto com as três filhas Marta, Luísa e Paula Amorim herdou a fortuna do marido, avaliada em 4,26 mil milhões de euros. De acordo com a Forbes, o património da mulher de 87 anos permaneceu em constante declínio até à atualidade. Diminui de 5,1 mil milhões de dólares em 2018 para 4,8 em 2019 e para 3,8 mil milhões em 2020, tendo recuperado em 2021, atingindo os 4,7 mil milhões.

Américo Amorim, que morreu em julho de 2017, dedicou a sua vida à empresa da família, a Corticeira Amorim - fundada em 1870 e líder mundial no setor – tendo também investindo na Galp Energia e na banca. Por isto, a sua viúva detém uma participação de 18,337% na Galp, cuja empresa é presidida desde 2016 pela filha mais velha, do casal. Paula, de 51 anos, tem dois filhos fruto da relação com Rui Alegre: Rui (23) e Francisca (19). Em 2020, a empresária, dona das lojas Fashion Clinic e fundadora da Amorim Luxury, e o atual marido, Miguel Guedes de Sousa, CEO da cadeia de restaurantes JNcQUOI, recorreram a uma barriga de aluguer nos Estados Unidos da América. O filho chama-se Manuel Américo.

A irmã "do meio", Marta, é a mais reservada de todas. Segundo este artigo de 2017, licenciou-se em gestão de empresas, estudou nos EUA e trabalhou no banco Santander em Nova Iorque. Substituiu Paula na presidência da Corticeira em 2020 e tem pelo menos dois filhos com Nuno Barroca. Já Luísa, quase na casa dos 50, licenciou-se em marketing e trabalha no setor da viticultura. Com duas filhas, que teve com Francisco Teixeira Rêgo, gere a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo no Douro. Em 2017, avançou com a comercialização da marca de vestuário de criança Andorine.

Atualmente, a viúva de Américo reside em Grijó, Portugal, onde fundou um museu dedicado à arte e ofícios, tendo ainda fundado um outro no Porto, dedicado aos vinhos da região.

Maria Fernanda Amorim
Foto: Pedro Ferreira
1 de 1 Maria Fernanda Amorim
Saiba mais
mundo, atualidade, Maria Fernanda Amorim, Forbes, multimilionários
Leia também

As vidas opulentas das mulheres da oligarquia russa

Enchem as suas contas de instagram com imagens de uma vida de luxo inacessível ao comum dos mortais. No momento em que tanto se fala dos oligarcas russos e das suas fortunas colossais, fomos saber quem são e o que querem as mulheres destes clãs em que o poder ainda é assunto de homens.

As Mais Lidas