Banho de manhã ou à noite? Uma dermatologista responde
Até agora pareciam não existir respostas certas, mas um dermatologista aponta para uma explicação lógica que nos pode tirar todas as dúvidas.

Há dois tipos de pessoas no mundo: quem acorda pela manhã e toma um revigorante duche para começar o dia em força, ou quem prefere deitar-se imaculado para não estregar os lençóis. Em todo o caso, este é sem dúvida um dos tópicos relacionados com a higiene e o bem-estar que mais divide os especialistas.
Do que percebemos dos nossos amigos e familiares deste lado da barricada, o nexo de quem privilegia o banho matinal prende-se com duas razões principais: para além de servir como um ótimo despertador natural para enfrentar o dia, permite que nos livremos do suor produzido pela pele durante a noite, mais evidente, por exemplo, em sonos agitados.
Do outro lado, há que acredite veemente que a higiene corporal deva ser levada à letra à noite, antes de dormir. A ideia aqui é que se lave o corpo a esta hora para aniquilar todas as impurezas com que nos deparámos ao longo do dia, como sujidade e suor, provocadas pelo próprio corpo, pela poluição e pelas atividades diárias. A cama pode também ser vista como um local que deva permanecer imaculado, numa ótica de promover este espaço de revigoração e intimidade.
Marie-Estelle Roux, dermatologista e venereologista francesa, parece ter uma opinião profissional sobre o assunto. À Madame Figaro, a especialista refere que o ideal é tomar banho à noite.

Porquê? Parece estar tudo relacionado com a microbiota cutânea, um ecossistema composto por uma comunidade de mais de um milhão de microrganismos vivos, como bactérias, fungos ou mesmo vírus e parasitas, que revestem a pele e a protegem, regulando o sistema imunitário. Um desequilíbrio neste sistema pode provocar uma série de doenças de pele, que já agora queremos evitar.
Neste sentido, ao nos livrarmos das bactérias que acumulamos durante o dia, estaremos a proteger a microbiota cutânea. Ao contrário das bactérias presentes neste ecossistema, aquelas que trazemos connosco do meio ambiente são nocivas e podem dificultar a ação de proteção desta barreira da pele, que está aqui para nos defender das agressões externas. Aqui tem a sua resposta.

A dermatologista avisa ainda que não é aconselhável tomar mais do que um banho por dia, sob pena de fustigar a pele. Um duche à noite, será suficiente, portanto.

Saúde, Educação, Banho, Dermatologia
Acordou a meio da noite? Estas técnicas vão ajudá-la a adormecer de novo
A ciência e os especialistas têm uma ou duas coisas a dizer sobre o assunto. Relaxe, não tem de ser um drama.
Afinal, com que regularidade devemos trocar a escova dos dentes?
É um objeto essencial na nossa rotina de higiene oral, mas que fica muitas vezes esquecido no copinho junto à pasta dos dentes.
Cotonetes. Inofensivos ou perigosos?
A manutenção de uma audição saudável é mais complexa que o simples uso de cotonetes, que podem ser extremamente prejudiciais. Saiba porquê.
Afinal, com que frequência devemos tomar banho?
Existe um número aconselhável de duches diários? Com as temperaturas cada vez mais altas, uma médica elimina as dúvidas.
Quanto mais frio melhor. Produtos de beleza para acordar a pele
Depois do vídeo de Irina Shayk para a Vogue britânica a utilizar gelo no rosto, o poder do frio na rotina de beleza voltou a ser “o” tópico. Mas não precisa de recorrer ao gelo propriamente dito (provavelmente nem deve). Explicamos tudo.
É possível eliminar o suor com botox? A tendência é real. Eis como funciona
É um procedimento cada vez mais popular e ganha mais adesão no verão. Conversámos com o cirurgião plástico Duarte Salema Garção para esclarecer como funciona.
Beber água às refeições engorda? Dois especialistas respondem
Um gastroenterologista e uma nutricionista avaliam a questão e explicam o que fazer e não fazer.
Quantas vezes devemos usar a mesma roupa sem a lavar?
A resposta depende dos tecidos das peças, mas também do corpo de cada pessoa.