Beber água às refeições engorda? Dois especialistas respondem
Um gastroenterologista e uma nutricionista avaliam a questão e explicam o que fazer e não fazer.

Para além de assegurar a manutenção das funções físicas e cognitivas normais, os benefícios colaterais da ingestão regular de água são imensos: acelera o metabolismo, ajudando na perda de peso; mantém a pele saudável; melhora a concentração; diminui a ansiedade e até a probabilidade de uma ressaca; para mais é indispensável ao sistema digestivo. Por outras palavras, uma boa hidratação é essencial, ao corpo e ao dia a dia. Disso estamos todos de acordo, felizmente. Até porque temos resoluções de ano novo a cumprir e, mais uma vez "beber entre 1,5l a 2l de água por dia" é uma delas.
Ora, é neste último ponto que surgem algumas dúvidas. De facto, há quem acredite que beber água durante as refeições aumenta o risco de complicações na digestão. Há mesmo quem hesite veemente encher em demasia o copo sob pena de problemas digestivos (pela diluição das secreções digestivas), inchaço abdominal ou até dificuldade em emagrecer. Será mesmo assim?
À Madame Figaro, e ainda antes de 2020 terminar, o gastroenterologista Oliver Spatzierer afirmou que não há nenhum artigo científico que corrobore esta tese, até porque "o corpo está bem feito e adapta-se ao que ingerimos, não sendo um copo ou mesmo três copos de água que vão mudar tudo".
Na mesma publicação, junta-se a nutricionista Alexandra Dalu que vai mais além, insistindo inclusivamente que uma boa hidratação às refeições pode ser até benéfica. Como? Amolecendo o bolo alimentar, regulando a acidez própria do estômago e, cima de tudo, tornando obrigatórias pausas durante a refeição, que nos ajudam a comer mais devagar e a mastigar melhor.

Já percebeu onde queremos chegar? Beber água durante a refeição envia um sinal de saciedade ao cérebro, que faz com que automaticamente comamos menos – e por esse ponto de vista, sim ajuda a emagrecer. Dalu dá um conselho ainda melhor "Dois copos grandes de água ingeridos 30 minutos antes de cada refeição atuam como um inibidor natural do apetite".
Esperemos ter-lhe tirado todas as dúvidas – por agora, pelo menos. Quanto ao tipo de água, tanto o gastroenterologista como a nutricionista estão de acordo e esclarecem: prefira água sem gás (pelo menos se tem tendência ao inchaço) e servida à temperatura ambiente (evitando uma grande discrepância entre a temperatura da bebida e do corpo). Já quanto à questão de se dever ou não beber água engarrafada opte por água mineral enriquecida com cálcio, bicabornato e magnésio.

Saúde, Discussão, beber água, refeições, digestão, emagrecer, mito, realidade, gastroenterologista, nutricionista
Isto é o que acontece à pele quando não saímos de casa
E não, não é coincidência que todas as nossas amigas em teletrabalho se queixem que estão com problemas de pele, sejam irritações cutâneas, mais borbulhas ou outro tipo de condições provocadas pelo isolamento.
Dorme com meias? Esta é a razão pela qual não deve
Esta é a razão pela qual, mesmo em dias mais frios, não devemos dormir com as tão desejadas meias, tantas vezes calçadas até por cima das calças do pijama.
Tâmara Castelo: "Sabe a sensação de chegar ao fim do dia e sentir-se apertada nas calças? Eis o que deve fazer"
Especialista em medicina tradicional chinesa, Tâmara Castelo explica quais são os passos que deve tomar para diminuir o efeito de dilatação abdmonial. Diminuir o consumo de laticínios e alimentos crus, e não abusar da quantidade de água diária, são algumas das medidas.
Qual é o pequeno-almoço ideal? Aprenda a fazê-lo com Tâmara Castelo
Um smoothie de banana, morangos e beterraba, uma tosta de abacate com pão escuro e um iogurte com mirtilos, banana e sementes — parece-lhe bem? É saudável, nutritivo, e não lhe rouba mais que 10 minutos.
O que acontece ao nosso corpo se bebermos 3,5 litros de água por dia?
Os benefícios de uma boa ingestão de água, todos os dias sem exceções, não se ficam pela hidratação: melhora a digestão, a saúde cardíaca, mantém a temperatura corporal dentro da média e otimiza o desempenho do cérebro.
A água com gás ajuda a emagrecer ou engorda? Os mitos associados a esta bebida
Melhora a digestão, pode ajudar a perder peso, e é mais interessante do que a água pura do ponto de vista nutricional. Será mesmo verdade que a água com gás tem todas estas virtudes?
Banho de manhã ou à noite? Uma dermatologista responde
Até agora pareciam não existir respostas certas, mas um dermatologista aponta para uma explicação lógica que nos pode tirar todas as dúvidas.
Afinal, quantos dias é preciso treinar para ficar em boa forma?
Não é certamente uma semana, mas também não é um tempo indeterminado. Saiba quanto tempo tem que se dedicar ao treino para começar a ver resultados reais.
As regras de ouro para curar uma ressaca, segundo os especialistas
Dezembro é, por definição, um mês de excessos. Se exagerou no álcool numa noite de festa ou num jantar de amigos eis o que deve fazer na manhã seguinte.
Fica com fome depois de comer? Há mais do que uma explicação
De almoços em "modo automático" à falta de água, são vários os motivos que nos impedem de ficarmos saciados até à última garfada.