Será que nos lavamos corretamente no duche? Da duração à regularidade, ao método
A frequência, a duração e a temperatura são três coisas a ter em atenção. Existem conselhos que deveriam ser respeitados, mas a maioria nem os conhece.

Acontece que por norma, os nossos gestos no banho são meio mecânicos e praticamente automáticos. Aliás, nem pensamos muito neles. Só que existem certas regras que deveriam ser respeitadas para não prejudicar a nossa higiene corporal.
Daí que, ao tomar banho com muita frequência, danificamos essa microbiota e, portanto, ficamos menos protegidos contra ataques. "Quando toma banho, desequilibra um pouco a microbiota, mas ela recompõe-se sozinha depois de algumas horas. Ao tomarmos banho com muita frequência, ela [a microbiota] terá problemas para se autoregular isso pode causar borbulhas, vermelhidão, irritação", de acordo com Marie-Estelle Roux, dermatologista, num artigo da Madame Figaro.

No que toca à temperatura da água, esta deve ser morna. Para o bem da pele, independentemente de ser inverno ou verão, as temperaturas mornas ou mais baixas são as mais indicadas. "O calor afina os lipídios, a gordura que protege a pele. Se tomarmos um banho quente, vamos diluir todas as membranas e, portanto, promover a perda de bactérias que compunham a nossa microbiota", explicou Alain Géloën à revista francesa. E banhos frios também fazem bem à circulação sanguínea e ao metabolismo.
Atenção também deve ser dada ao tipo de produtos que usamos no banho. Quer se tenha a pele seca ou oleosa. A água já por si resseca, os sabonetes e géis de banho usados podem secar ainda mais. "Devemos privilegiar sabonetes que não contenham sabão, ou seja, que não tenham sofrido reação de saponificação", aconselha a dermofarmacologista Christine Lafforgue na mesma publicação.
A saída do chuveiro também não pode ser feita de qualquer maneira. Devemos primeiro secar suavemente com a toalha. Esfregar irrita a pele. E é altamente recomendável aplicar creme ou leite hidratante para reconstituir o nosso filme hidrolipídico mais rapidamente.

Beleza, Discussão, Bem-estar, Vida saudável, Wellness, Banho, Duche, Higiene, Limpeza
Um bom champô tem de fazer espuma? Este e outros mitos desvendados
Matt, hairstylist do cabeleireiro Lisbaeta, ajuda-nos a tirar a limpo, de uma vez por todas, os maiores mitos sobre os produtos capilares, dos seus ingredientes proibidos ao número de vezes que os devemos usar.
De meias frias a duches tépidos. Truques para conseguir dormir com o calor
A ciência é clara: precisamos de um ambiente fresco para conseguirmos ter um sono de beleza. O problema? A chegada do verão e das temperaturas altas. Ótimas para se ir à praia, menos boas se quisermos dormir.
Banho de manhã ou à noite? Uma dermatologista responde
Até agora pareciam não existir respostas certas, mas um dermatologista aponta para uma explicação lógica que nos pode tirar todas as dúvidas.
A razão por que não devemos usar ventoinha em noites quentes
À partida seria a coisa mais certa em plena onda de calor, mas não é bem assim. Os efeitos são negativos.
É preciso lavar a máquina da roupa? Optar por baixas temperaturas pode causar danos? Uma especialista responde
Conversámos com Ana Ferreira, relações públicas e communications manager na Miele, sobre curiosidades e os erros mais comuns que todos cometemos na limpeza da roupa, mesmo os mais improváveis.