Beleza / Wellness

Lava os dentes no duche? Há razões para não o fazer

Pode parecer uma boa ideia à partida, se pensarmos que estamos a poupar na água e em tempo, mas na realidade não é assim tão simples.

'O Diabo Veste Prada' (2006).
'O Diabo Veste Prada' (2006). Foto: D.R
28 de abril de 2023 Ana Filipa Damião

Será que escovar os dentes no duche (não confundir com banho de imersão) tem tantos benefícios como poderemos pensar? Há alguns anos, Jennifer Aniston confessou que recorria a este hábito como forma de poupar na água e de ser mais green para o planeta, além de gastar menos tempo na rotina diária, mas será mesmo assim? 

Os especialistas em medicina dentária apontam três razões para não o fazermos, sendo que uma delas está diretamente relacionada com o ambiente que se cria quando existe água quente a correr. "Expôr uma escova de dentes ao calor e à humidade enfraquece as cerdas e compromete a sua eficácia", explica Parul Dua Makkar, cirurgiã de medicina dentária, à Fox News, segundo o New York Post.

Além disso, usar a mesma fonte de água para lavar os dentes, o corpo e o cabelo pode levar à transferência de germes de outras partes do corpo para a boca, comprometendo o sistema imunitário do indivíduo. "A cabeça do chuveiro pode albergar bactérias e, quando fazemos a higiene oral debaixo do chuveiro, podemos estar a expôr a escova a essas bactérias, aumentando a probabilidade de contrair doenças", afirma Payal Bhalla, dentista, à Cosmopolitan britânica.

É também por este motivo que se deve guardá-la longe do chuveiro, pois é um dos locais ideais para o desenvolvimento destes microrganismos, uma vez que está constantemente húmido e é muitas vezes partilhado com outros membros da família. Estes "bichinhos" podem acumular-se na escova e levar a problemas de saúde oral, além de que fica exposta aos químicos do gel de banho ou do champô, prejudiciais se ingeridos. É por isso que a escova deve ser guardada num "lugar seco, limpo e longe de potenciais fontes de contaminação como a sanita ou o lavatório." 

Por fim, os especialistas alertam para o risco de quedas no banho, uma vez que "a pasta dos dentes e a água podem tornar o chão escorregadio". Vale ainda recordar que, em termos ambientais, nada estamos a fazer em prol do planeta se deixarmos a água a correr enquanto lavamos os dentes, seja no duche ou no lavatório. 

Saiba mais
Saúde, Educação, Diversão, Lavar dentes no duche, Humidade, Bactérias, Dentistas
Leia também
As Mais Lidas