Quantas vezes devemos usar a mesma roupa sem a lavar?
A resposta depende dos tecidos das peças, mas também do corpo de cada pessoa.

O processo da lavagem de roupa tem muito que se lhe diga. Quem nunca se questionou se já usou dita camisola demasiadas vezes? A verdade é que este tipo de regras varia entre culturas e, a um nível mais profundo, entre costumes familiares e estilos de vida. Além disso, usar a mesma peça de roupa consecutivamente permite-nos descansar a mente, pois não temos de decidir o que vestir, como explica Manal Mohammed, professor de microbiologia médica em Londres, à CNN Internacional.
Mas afinal, como sabemos o que (não) pôr na máquina de imediato? Roupa interior, meias, collants e roupa de ginásio, bem como peças com manchas, suor ou mau odor devem ser lavadas após cada utilização, clarificam os especialistas. Estão em contacto com partes do corpo onde vivem muitas bactérias naturais, como o microbioma, e ao transpirarmos no dia a dia, criamos um ambiente húmido e propício à proliferação destes microorganismos, que, por sua vez, podem levar ao desenvolvimento de fungos, infeções e outros problemas cutâneos.
A situação com as meias é semelhante. "Dentro dos nossos sapatos está o ambiente perfeito para a criação de fungos. É quente, húmido e escuro", explicou o dermatologista Jeremy Fenton à mesma publicação.
A grande incógnita prende-se com as calças de ganga, um tópico que divide opiniões, embora o consenso aponte para uma lavagem das jeans pouco frequente, desde que, lá está, não tenham odor ou manchas. Camisolas e pijamas podem também ser usados várias vezes sem precisarem de ir à máquina, seguindo os mesmo princípios. Os pijamas podem, inclusive, ser usados durante uma semana seguida, mas apenas se o indivíduo tomar banho antes de ir dormir e não transpirar durante a noite.
No que toca a casacos, devem ser lavados de duas em duas semanas, caso os usemos todos os dias. Se não, uma vez por mês é suficiente. Vale ainda a pena referir que ambos os extremos da questão podem ter consequências negativas, como maior desgate da peça ou até problemas de pele para quem a veste.
Lavar a roupa apenas quando é necessário contribui para a manutenção dos tecidos, mas também é bom para o planeta. Em caso de manchas locais, o ideal será tratá-las com um produto próprio, em vez de pensar logo em fazer uma máquina. Se não houver outra opção, o melhor é optar por água fria, pois reduz o consumo de energia e implica menos emissões de gases de efeito estufa.

Wellness, Educação, Lavar a Roupa, Máquina de Lavar, Transpiração, Calças de Ganga, Roupa de Ginásio, Roupa Interior, Pijamas
Há razões fortes para não beber água antes de dormir
Beber água é essencial, seja verão ou inverno, mas fazê-lo antes de dormir pode causar graves danos, de acordo com especialistas.
Com que frequência devemos lavar as toalhas de banho?
As toalhas de banho são provavelmente a coisa que nunca sai da nossa rotina de higiene. Entre o tempo que estão penduradas na casa de banho e as vezes que as usamos, qual deve ser a regularidade com que as lavamos?
Banho de manhã ou à noite? Uma dermatologista responde
Até agora pareciam não existir respostas certas, mas um dermatologista aponta para uma explicação lógica que nos pode tirar todas as dúvidas.
Afinal, com que frequência devemos tomar banho?
Existe um número aconselhável de duches diários? Com as temperaturas cada vez mais altas, uma médica elimina as dúvidas.