Beleza / Wellness

Acordou a meio da noite? Estas técnicas vão ajudá-la a adormecer de novo

A ciência e os especialistas têm uma ou duas coisas a dizer sobre o assunto. Relaxe, não tem de ser um drama.

Jennifer Lawrence em 'X-Men: First Class', 2011
Jennifer Lawrence em 'X-Men: First Class', 2011 Foto: Getty Images
12 de outubro de 2021 | Marta Vieira

O sono é um dos três pilares na qual assentam a nossa saúde e bem-estar, juntamente com a alimentação e o exercício físico. Sabe-se que a higiene do sono é essencial, no entanto, existem muitas patologias associadas ao mesmo. Neste artigo indicámos-lhe formas de evitar uma insónia; agora, explicamos-lhe como voltar a adormecer se acordar a meio da noite. 

3 técnicas infalíveis para mergulhar no sono novamente:

Relógios fora

Por tudo, nunca olhe para as horas. Calcular o tempo que tem até ter de se levantar, ou mesmo ficar a contabilizar os minutos acordado, só acrescenta pressão extra à situação. Desta forma, afaste o smartphone da sua mira, bem como outros dispositivos que mostrem as horas. Esta é regra de ouro e não há especialista que não a recomende, já que pode influenciar os restantes esforços.

Leia também

Dar uma volta ao quarteirão

Não literalmente, claro. No entanto, levantar-se e dar uma volta pela casa pode ser muito benéfico, como referem alguns psicólogos. Em vez de ficar horas às voltas na cama a aumentar o nível de impaciência por não conseguir pregar olho, coloque-se de pé, vá até à cozinha, beba um copo de água. Abra a janela ou saia para a varanda por alguns minutos. O ar fresco vai arrefecer ligeiramente o corpo e aumentar a sua necessidade de voltar a sentir calor e conforto. Como o da sua cama. Tudo menos ligar os gadgets do costume ou mesmo a televisão. Ler um livro também pode ser uma opção.

Breathe in, breathe out

Parece básico, mas a forma como respiramos torna-se muito importante nas mais variadas situações, como quando fazemos exercício físico e até durante um ataque de pânico. A educação para a respiração deveria ser algo muito presente na nossa agenda de bem-estar. Por conseguinte, há várias fórmulas indicadas por médicos, terapeutas e até profissionais do desporto. O que lhe sugerimos de seguida é uma técnica de indução de sono criada por um médico da Universidade de Harvard, a 4-7-8. A ideia é que o relaxamento profundo aqui provocado dê lugar ao sono. Assim, deite para fora todo o ar dos pulmões. De seguida inspire lentamente pelo nariz enquanto conta até quatro. Mantenha o ar dentro de si durante sete segundos e depois expire-o lentamente pela boca enquanto conta até oito. Repita três vezes.

Leia também
Saiba mais wellness, saúde, bem-estar, sono, noite, adormecer, ciência, relaxar, respiração
Mais Lidas