Beleza / Wellness

Cotonetes. Inofensivos ou perigosos?

A manutenção de uma audição saudável é mais complexa que o simples uso de cotonetes, que podem ser extremamente prejudiciais. Saiba porquê.

Foto: Pexels
15 de junho de 2022 Ana Francisca Oliveira

Antes de se debater a importância de manter os ouvidos longe de pequenos objetos de limpeza, é necessário uma pequena lição de anatomia. Os ouvidos podem ser o lugar de exposição dos seus brincos preferidos, ou até hospedeiros da ocasional borbulha dolorosa, mas isto é apenas o exterior da orelha. O interior do ouvido é bastante complexo, sendo que é constituído pela orelha externa, média e interna. Simplificando, na primeira pode encontrar o lóbulo auricular e o canal auditivo externo, ambos visíveis a olho nu. O ouvido médio é constituído por três ossos que, ao transmitirem ondas sonoras, nos permitem ouvir, e pelo tímpano, uma fina membrana que protege o ouvido interno. Este contém nervos e pequenos canais que nos ajudam a manter o equilíbrio e a ouvir melhor.   

Foto: Pexels

Apesar de poder causar algum desconforto e vergonha, a cera que os ouvidos produzem é essencial para manter uma audição saudável e normal. Glândulas presentes na pele do ouvido segregam esta cera, que em conjunto com pequenos pêlos protegem a orelha interna de agressões externas, como pó e sujidade.

O médico Christopher Chang, otorrinolaringologista no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, disse à revista SELF que, de maneira geral, "o canal auditivo faz uma auto limpeza". Para grande surpresa, pequenas atividades como abrir e fechar a boca, falar e mastigar pastilha elástica ajudam a empurrar a cera para o ouvido externo, afirma por sua vez Erich Voigt, otorrinolaringologista no NYU Langone Health, à mesma publicação. Não é, por isso, necessário muito esforço para manter os ouvidos limpos e saudáveis, e o uso de cotonetes ou outros pequenos objetos de limpeza podem causar danos no canal auditivo, como pequenos cortes ou inflamação. Se sente que os seus ouvidos não estão a fazer o seu trabalho de auto limpeza, descubra como pode, com segurança, remover sujidade dos mesmos.

Foto: Pexels

A forma mais simples e eficaz de limpar os ouvidos sem causar qualquer desequílibrio é com uma pequena toalha de rosto no banho. Erich Voigt aconselha a limpeza apenas da orelha exterior, para evitar empurrar sujidade para o interior do canal auditivo. O uso de cotonetes ou outros objetos pode não só causar este bloqueio de cera como perfurar o tímpano, causando graves problemas de audição. "Digo às pessoas para porem o dedo na toalha e marcar apenas a abertura da orelha. Desta forma, é removida qualquer cera desagradável e qualquer material que seja visível, mas não entrará no canal, o que perturbaria o processo natural de limpeza", acrescenta o otorrinolaringologista

Foto: Pexels

É importante saber que algumas pessoas produzem mais cera do que outras, o que requer uma limpeza mais acetuada, e que uma certa quantidade de sujidade nos ouvidos é necessária para proteger contra pó e água. Sim, cera ajuda a proteger o ouvido contra infeções causadas por excesso de água no canal auditivo. Cotonetes devem ser utilizados para limpar apenas a orelha externa, nunca o canal auditivo, e líquidos de limpeza devem também ser evitados. Se tem sintomas como pressão nos ouvidos, dores e falta de audição, é altura de marcar uma consulta no médico. Pode ser uma infeção, um tímpano perfurado ou apena um bloqueio, mas não deve correr nenhum risco, pois os danos podem ser irreversíveis.

Saiba mais
Saúde, Educação, Ouvidos, Cotonetes
Leia também
As Mais Lidas