Beleza

Isto é o que acontece à nossa saúde se não limparmos o micro-ondas

Verdadeiro epicentro de gordura e salpicos de comida, este pequeno eletrodoméstico é muitas vezes descurado na limpeza da cozinha.

Demonstração de com funciona um micro-ondas nos anos 60.
Demonstração de com funciona um micro-ondas nos anos 60. Foto: Getty Images
30 de março de 2023 Ana Filipa Damião
Em dias de grandes limpezas, será que estamos a desinfetar a cozinha tão a fundo como pensamos? Se não limparmos o micro-ondas com alguma regularidade, caros leitores, informamos que a resposta é um claro não. Passar por cima da higienização deste pequeno eletrodoméstico inventado nos anos 40 é, aliás, um dos maiores erros cometidos ingenuamente, uma vez que os inevitáveis salpicos que acontecem depois de aquecermos qualquer prato recheado de molho transformam-no no ambiente ideal para a proliferação de bactérias
 
O truque para eliminar como por magia estas "explosões de comida" (e principalmente de sopa) está em três ingredientes-chave: vinagre, limão ou bicarbonato de sódio, especialistas em desengordurar e desinfetar. Basta misturar duas colheres de sopa de vinagre e duas chávenas de água numa tigela, e colocá-la no micro-ondas por cinco minutos. O segundo passo é deixar a combinação condensar durante quinze minutos antes de tirarmos a tigela de lá de dentro, bem como o prato giratório. Para terminar, passa-se um pano de microfibra no seu interior e exterior.

Para as nódoas mais difíceis, os especialistas em limpeza aconselham a esfregar o local com uma esponja humedecida na solução líquida, que também pode ser replicada com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e uma chávena de água (cerca de 250ml) ou ainda com sumo de um limão numa chávena de água. Mas afinal, com que frequência tenho de o lavar? Pelo menos uma vez por semana, aconselham os especialistas.
Saiba mais
Tendências, Diversão, Micro-ondas, Limpeza, Lavagem, Cozinha, Bactérias, Comida, Gordura, Vinagre, Limão, Bicabornato de sódio
Leia também
As Mais Lidas