Moda / Tendências

Com que frequência devemos lavar o soutien?

Uma, cinco ou dez vezes depois de o usar? A resposta poderá ser surpreendente...

Sophia Loren em 'Ontem, Hoje e Amanhã' (1963)
Sophia Loren em 'Ontem, Hoje e Amanhã' (1963) Foto: IMDB
22 de agosto de 2022 Ana Filipa Damião

Soutien. Uma peça de roupa interior que evoluiu com o passar do tempo, acompanhando as necessidades das mulheres (e de todas as pessoas que o usam) de século em século.  Podemos usá-lo todos os dias ou apenas de vez em quando, mas, ainda assim, a questão impõe-se: com que regularidade se deve lavar um soutien?

Num inquérito de 2015, 35% de mulheres britânicas admitiram que apenas trocavam de  soutien depois de o usarem cinco vezes, enquanto 11% disseram que lavavam esta peça após um dia de uso. A resposta certa irá sempre depender de alguns fatores, explicou Lois Sicciliano, especialista em lingerie, à Glamour inglesa, mas, no geral, deve ser lavado a cada dois ou três usos. Note que não se deve abusar nas lavagens, a fim de não danificar a elasticidade da peça, essencial para um bom suporte do peito. Contudo, se for um soutien de desporto com o qual se transpirou ou se se tratar de um dia particularmente quente, deve ir para o cesto da roupa suja logo após ser usado.

No momento de lavar, existem duas opções: à mão ou na máquina. Se optarmos pela primeira, é aconselhável encher um alguidar com água fria e bastam algumas gotas de um detergente suave. Com o fecho apertado, deve-se submergir a peça na água durante dez minutos, antes de se esfregar com cuidado a zona das axilas e a faixa das costas. No fim, é só passar por água limpa e deixar secar.

Quem não tiver disponibilidade para este processo, deve certificar-se que escolhe um modo de lavagem delicado, à mínima temperatura possível e sem centrifugação.  

Saiba mais
Tendências, Educação, Soutien, Roupa Interior, Lavar
Leia também
As Mais Lidas