Celebridades

Da vida real à sétima arte. Os escândalos de abuso sexual que deram filmes

A propósito da estreia próxima do filme Bombshell – O Escândalo, baseado na história de assédio sexual que envolveu o CEO da Fox News Roger Ailes, revisitamos esta e outras polémicas que deram origem a argumentos de cinema.
Por Rita Silva Avelar, 28.11.2019

Um dos filmes mais antecipados da temporada, Bombshell – O Escândalo (estreia a 23 de janeiro de 2020), protagonizado por Charlize Theron, Margot Robbie e Nicole Kidman, e realizado por Jay Roach, recria o ambiente tenso que antecipou a revelação de que Roger Ailes, antigo CEO da Fox News e ideólogo do canal de notícias que terá ajudado Donald Trump a chegar à presidência dos EUA, assediou sexualmente várias mulheres durante décadas (o papel é aqui atribuído a John Lithgow). As acusações de assédio, que foram reveladas por Gretchen Carlson e reforçadas por Megyn Kelly, dois rostos fortes da Fox News, atribuíam a Ailes uma série de episódios chocantes, repressivos e abusadores.

No filme, surge uma personagem adicional, fictícia, neste caso interpretada por Robbie, uma jovem mulher que é apanhada nesta "teia" de assédio e que será a peça chave para desencadear a verdade sobre Ailes (neste filme). Baseada no mesmo caso, a série da HBO The Loudest Voice, de sete episódios, conta, embora de outra perspetiva, esta história de manipulação e abuso de poder numa das centrais de notícias mais importantes do mundo. Aqui, Naomi Watts é Gretchen e Russell Crowe é Ailes, e o elenco conta com outras atrizes como Sienna Miller ou Annabelle Wallis. O primeiro episódio estreou em junho deste ano. Mas nenhum destes é caso único na liga de filmes e séries sobre abuso baseados em factos reais.

Num outro registo, a série da Netflix Unbelievable, protagonizada por Toni Collette, Merritt Wever e Kaitlyn Dever, narra a sequência de violações que ocorreram em Washington e Colorado, entre 2008 e 2011. O argumento baseou-se na reportagem An Unbelievable Story of Rape, publicada em 2015 por Ken Armstrong e T. Christian Miller, jornalistas de investigação da ProPublica (corporação de investigação jornalística sediada em Nova Iorque) e premiada com o Prémio Pulitzer de Reportagem Explicativa. A série de oito episódios, co-criada por Susannah Grant, Ayelet Waldman e Michael Chabon estreou em setembro deste ano. Ao longo dos episódios, ficamos a saber como são tratadas as vítimas de violação ao longo de todo o processo de investigação e como a falta de preparação das autoridades pode dar origem a abusos de poder sobre estas mesmas vítimas.  

Quando, no dia 6 de outubro de 2017, os jornalistas do The New York Times Jodi Kantor e Megan Twohey publicaram o famoso artigo que revelava a aterradora verdade sobre Harvey Weinstein, estávamos ainda longe de adivinhar que o famoso produtor de Hollywood seria – nos meses que se seguiriam - acusado de assédio sexual por dezenas de mulheres que reforçavam aquela verdade. Recentemente, e dois anos depois, anuncia-se um filme sobre o escândalo que chocou Hollywood e o mundo. Para já, ainda só sabemos que será um projeto partilhado entre produtoras Plan B (que produziu filmes como Moonlight, 2016, ou 12 Anos Escravo, 2013, e co-fundada em 2001 por Brad Grey, Jennifer Aniston e Brad Pitt) e a Annapurna Pictures. Sabe-se ainda, que a argumentista será Rebecca Lenkiewicz, e que vai estrear no próximo ano. Ainda sem nome oficial, as expectativas para este filme são altíssimas, não tivesse sido um dos casos (se não o caso) mais polémico da última década – e que se passa precisamente em Hollywood. Até agora, contam-se os testemunhos – entre os mais e os menos graves – de mais de cem mulheres, entre atrizes, modelos, assistentes, produtoras ou realizadoras.

Tags: escândalo sexual abusos cinema filme bombshell roger ailes escândalo charlize theron margot robbie margot robbie fox news nicole kidman john lithgow jay roach gretchen carlson donald trump eua megyn kelly hollywood
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!