Catarina Furtado denuncia assédio sexual. "Uns fizeram-me convites insinuantes, outros eram mais rebuscados"
Depois de Sofia Arruda, Jessica Athayde e Cláudia Lucas Chéu, é a vez de Catarina Furtado falar. Será esta a vez de Portugal reagir ao #MeToo?

Ao semanário, revela ainda que fez como muitas mulheres: assumiu que não era nada com ela. "Apesar da minha tenra idade, recorri à minha inteligência emocional, ao jogo de cintura, não caí na armadilha, e consegui evitar uma relação de hostilidade, de conflito. Mas é preciso analisar porque é que consegui não cair na armadilha. Apesar de sentir medo de perder alguma coisa que estava a conquistar por mérito próprio, tinha uma retaguarda familiar, sabia perfeitamente que tinha um porto seguro" afirmou, tendo saído de todas as situações sozinha.
Há cada vez mais mulheres a falar sobre assédio e abuso sexual em contextos laborais, e não só. Em 2017, várias atrizes e apresentadoras levantaram as suas vozes para revelar que tinham sido vítimas de assédio sexual, o que levou à demissão e condenação do produtor de Hollywood Harvey Weinstein, e ao movimento # MeToo. Em Portugal não teve expressão, mas recentemente Sofia Arruda, Cláudia Lucas Chéu e Jessica Athayde vieram a público denunciar situações que viveram dentro deste contexto: as primeiras, na televisão e no teatro, a segunda nas redes sociais.

Assédio Sexual, Catarina Furtado, Expresso, Rádio Comercial, Assédio, Acusações
Jornalista Joana Emídio Marques acusa Manuel Alberto Valente de assédio sexual
"Tudo corria tranquilo, até que ele tirou do bolso uma caixinha de comprimidos que despejou na palma da mão. "Vês?", perguntou, enquanto me punha a mão debaixo do nariz, "não está aqui nenhum comprido azul", relata Joana Emídio Marques sobre o jantar com Manuel Alberto Valente que aconteceu há 10 anos. O editor já negou as acusações.
Vanessa Springora: “Em jantares perguntava: 'quem nesta mesa foi abusada, agredida ou violada?'. Todas as mulheres levantavam a mão.”
Foi recebido com uma onda de choque em França. 'Consentimento', o testemunho literário de Vanessa Springora relata a relação que teve aos 14 anos, com o escritor Gabriel Matzneff, 36 anos mais velho. Vanessa descreve a manipulação de que foi vítima e denuncia uma sociedade conivente com o poder. A autora contou-nos a agitação que tem vivido e analisou o movimento #MeToo.
Assédio sexual no trabalho: o que é e como reagir se for vítima
Em que consiste o assédio sexual em contexto profissional? O sociólogo Bernardo Coelho, que fez parte da equipa que investigou o tema para um estudo do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, do ISCSP, reúne respostas e soluções para quem passa pela situação e não só.
Da vida real à sétima arte. Os escândalos de abuso sexual que deram filmes
A propósito da estreia próxima do filme Bombshell – O Escândalo, baseado na história de assédio sexual que envolveu o CEO da Fox News Roger Ailes, revisitamos esta e outras polémicas que deram origem a argumentos de cinema e televisão.
Sofia Aparício, Débora Monteiro e Joana Solnado relatam situações de assédio
As atrizes uniram-se para contar as suas histórias de assédio sexual. Se elas têm, todas temos. Em entrevista ao Expresso, falam do medo, da ausência de denúncias e do terror e tormenta que viveram.
Com um simples vestido preto sou 'boring as shit', prometo
“Considero uma grande chatice cumprir as regras da indumentária. O vestido pode ser azul, verde, amarelo, às riscas ou com bolinhas.”