Celebridades

FKA Twigs processou Shia LaBeouf por abuso. E o mundo reagiu assim

A cantora e compositora britânica FKA Twigs acusou o ator norte-americano de abusos físicos e psicológicos. As reações, sobretudo no Twitter, mostram a solidariedade de outras mulheres que também passaram por experiências traumáticas.

Foto: Getty Images
14 de dezembro de 2020 | Rita Silva Avelar
Depois de o The New York Times ter publicado um relatório que detalha um processo judicial que FKA Twigs levantou contra Shia LaBeouf, acusando-o de abusos físicos, psicológicos e sexuais - e de lhe ter também transmitido, conscientemente, uma doença sexualmente transmissível - surgiram rapidamente mensagens de apoio à cantora, compositora e atriz. O tópico, que se tornou uma tendência no Twitter, tornou-se tema de conversa entre mulheres que disseram ter sido também abusadas por um parceiro, e partilharam as suas histórias de abuso num relacionamento. 

FKA Twigs revela que decidiu contar a sua história para mostrar como alguém tão conhecido, com dinheiro e uma forte rede de apoio, pode ser apanhado num ciclo de abusos, tal como qualquer outra pessoa. "Espero que ao partilhar a minha experiência possa verdadeiramente ajudar os outros a sentirem que não estão sozinhos" escreveu, num Tweet.

Entre as acusações está a de que LaBeouf a sufocou, empurrou contra um carro e trancou-a num quarto quando tentou fugir de casa, entre outras agressões. "Em pormenor, o processo expõe os muitos atos violentos do Sr. LaBeouf contra a Sra. Barnett, alegando que ele lhe transmitiu conscientemente uma doença sexualmente transmissível (...) e, num incidente, empurrou a Sra. Barnett contra o seu carro e estrangulou-a", revela o diário norte-americano.

A maioria das acusações remontam a 2019, quando a atriz e cantora de 32 anos lançou o disco Magdalene. Karolyn Pho, que também namorou com LaBeouf e de quem chegou a estar noiva, disse ao The New York Times que LaBeouf também se comportou de maneira semelhante com ela. Sia também veio juntar-se ao coro de acusações ao dizer que, durante a sua relação com o ator, percebeu que este era mentiroso patológico.

Leia também
Num e-mail endereçado ao diário norte-americano, LaBeouf escreveu que muitas das alegações não eram verdadeiras. "Não tenho desculpas para o meu alcoolismo ou agressão. Tenho sido abusivo para comigo próprio e para todos à minha volta durante anos" admitiu, ainda que sem confirmar as acusações de Fka Twigs.

Num outro Tweet, FKA Twigs afirma que, também para si, foi difícil compreender como é que algo desta natureza lhe possa ter acontecido, num relacionamento, deixando um alerta para todas as mulheres que se encontram numa situação igual ou semelhante.
Leia também
Saiba mais The New York Times, Fka Twigs, Shia LaBeouf, Shia, Twitter, Tweet, crime, lei e justiça, Abusos, Relacionamentos
Mais Lidas