Junte-se ao nosso canal de WhatsApp e aceda diretamente aos temas Máxima do momento. Seguir
Celebridades

Da princesa Lissie Sellassie a Elizabeth Webster. Quem são as debutantes do Le Bal e a que famílias pertencem?

Todos os anos, o calendário da alta sociedade ocupa este dia com este glamoroso evento, onde não vai quem quer, vai quem pode. Este ano, 21 jovens deslumbraram nos seus vestidos de alta-costura.

Foto: © Le Bal
27 de novembro de 2023 Safiya Ayoob / Com Rosário Mello e Castro

Em 1994, Ophélie Renouard reimaginou o tradicional baile da corte, e fundou aquele que é possivelmente um dos mais prestigiados eventos dentro da alta sociedade: o Le Bal des Débutantes. Anualmente, jovens mulheres de todo o mundo são elevadas neste baile, pelas suas caracteristicas aristocráticas ou descendentes dos mais poderosos do mundo. Desde atletas, empresárias e até a artistas, esta gala proporciona não só um espetáculo internacional, mas também arrecada fundos destinados a causas nobres. Este ano, foca-se na unidade de investigação em cardiologia ARCFA do Hospital Necker-Enfants Malades, que melhora a qualidade dos cuidados prestados às crianças com defeitos cardíacos em todo o mundo, e a World Central Kitchen, sediada em Washington, que fornece refeições aos mais vulneráveis na sequência de uma crise global.

Renouard proporciona um espetáculo internacional, culminando num requintado jantar de gala no icónico Hotel Shangri-La, em Paris. As debutantes vêm de famílias proeminentes, como é o caso da princesa real da Hungria Ildiko Habsburg-Lothringen, descendente do último príncipe herdeiro da Áustria-Hungria. Esteve também presente, da realeza americana, Olivia Ford Uzielli, da família de Henry Ford, fundador da conhecida marca de automóveis. A princesa Lissie Sellassie de Etiópia, descendente do Imperador Haile Selassie da Etiópia, foi uma das convidadas.

Representando uma reputada família austro-alemã, esteve também presente Lara Cosima Henckel von Donnersmarck, mais conhecida pela sua conta de TikTok, onde partilha episódios da sua vida, mas o que muitos dos seguidores não sabiam, é que esta estudante da Parsons e estagiária da Dior, é a filha do cineasta vencedor de um Óscar, Florian Henckle von Donnersmarck. A presença de Elizabeth Webster fez-se notar com o seu vestido, assinado por Guo Pei, mais conhecida pelo look para sempre icónico de Rihanna no Met Gala, vestida de amarelo. A debutante ganhou reconhecimento pela lei que lutou para ser aprovada, que visava a proteção das vítimas de violência.

Longe das restrições do passado, as debutantes não são mais obrigadas a usar vestidos brancos, que simbolizavam a virgindade, como acontecia no seu apogeu. Sendo que estes bailes tinham um objetivo: fazer desfilar as mulheres perante os membros da alta sociedade, com o objetivo de encontrar um parceiro adequado para o casamento. Mas a tradição que perdura é a da existência de um cavalheiro, podendo este ser um namorado, irmão, amigo ou familiar, que acompanha a debutante na gala.

É de destacar que as gerações anteriores de debutantes incluem a atriz Lily Collins, a neta do ex-presidente George H.W. Bush, Lauren Bush; Ava Phillippe, filha de Reese Witherspoon, e Annabel Zimmer, a filha do compositor Hans Zimmer.

A jovem de 19 anos, deslumbrou com um vestido ornamentado em tons de champanhe de Oscar de la Renta. O estatuto de debutante de Olivia é definido pela sua querida avó Anne Ford, uma descendente direta do inventor e empresário americano Henry Ford, cujas conquistas são vistas como o epítome do "sonho americano".
Foto: © Le Bal / Borde / Moreau / Bestimage
1 de 21 / Olivia Ford Uzielli A jovem de 19 anos, deslumbrou com um vestido ornamentado em tons de champanhe de Oscar de la Renta. O estatuto de debutante de Olivia é definido pela sua querida avó Anne Ford, uma descendente direta do inventor e empresário americano Henry Ford, cujas conquistas são vistas como o epítome do "sonho americano".
A debutante britânica provém de antepassados que remontam a banqueiros comerciantes do século XVII em Frankfurt e foram fundadores e accionistas de bancos importantes. A jovem de 17 anos apareceu com um vestido personalizado de Christian Dior. é de destacar que a debutante é uma ávida corredora de esqui. O seu maior orgulho até à data foi ter sido nomeada vencedora das provas de Slalom Gigante e Slalom Sub-18 Anglo-Escocês em 2023 e ter ficado entre os 20 primeiros no Campeonato Nacional de Esqui de França.
Foto: © Le Bal / Olivier Borde / Bestimage
2 de 21 / Talitha Stern A debutante britânica provém de antepassados que remontam a banqueiros comerciantes do século XVII em Frankfurt e foram fundadores e accionistas de bancos importantes. A jovem de 17 anos apareceu com um vestido personalizado de Christian Dior. é de destacar que a debutante é uma ávida corredora de esqui. O seu maior orgulho até à data foi ter sido nomeada vencedora das provas de Slalom Gigante e Slalom Sub-18 Anglo-Escocês em 2023 e ter ficado entre os 20 primeiros no Campeonato Nacional de Esqui de França.
A debutante paquistanesa apresentou-se com um vestido sem alças, adornado com flores, de Elie Saab. Hannah é a bisneta de Sir Fazle Husain, advogado de Cambridge, Ministro da Educação e fundador do partido Unionista na Índia.
Foto: © Le Bal / Borde / Moreau / Bestimage
3 de 21 / Hannah Husain A debutante paquistanesa apresentou-se com um vestido sem alças, adornado com flores, de Elie Saab. Hannah é a bisneta de Sir Fazle Husain, advogado de Cambridge, Ministro da Educação e fundador do partido Unionista na Índia.
Com um vestido azul-marinho, a americana escolheu um vestido da Ralph Lauren. A debutante não é só modelo, mas também estudante de design gráfico na Universidade George Washington, em Washington DC. Louisa é apaixonada por filmes e escolheu Ethan Zhang, o filho do realizador Zhang Yimoi, como o seu cavaleiro.
Foto: © Le Bal / Borde / Moreau / Bestimage
4 de 21 / Louisa Dub Com um vestido azul-marinho, a americana escolheu um vestido da Ralph Lauren. A debutante não é só modelo, mas também estudante de design gráfico na Universidade George Washington, em Washington DC. Louisa é apaixonada por filmes e escolheu Ethan Zhang, o filho do realizador Zhang Yimoi, como o seu cavaleiro.
Vestida com uma silheuta etérea, desenhada por Jean Paul Gaultier, a alemã é a filha do realizador Florian Henckel von Donnersmarck, mais conhecido por ter escrito e realizado A Vida dos Outros, que ganhou um Óscar em 2007. Lara, com apenas 20 anos, construiu o seu próprio império no TikTok, enquanto estagiava para uma das grandes casas de moda francesas.
Foto: © Le Bal / Olivier Borde / Bestimage
5 de 21 / Condessa Lara-Cosima Henckel von Donnersmarck Vestida com uma silheuta etérea, desenhada por Jean Paul Gaultier, a alemã é a filha do realizador Florian Henckel von Donnersmarck, mais conhecido por ter escrito e realizado A Vida dos Outros, que ganhou um Óscar em 2007. Lara, com apenas 20 anos, construiu o seu próprio império no TikTok, enquanto estagiava para uma das grandes casas de moda francesas.
Com um vestido rosa pastel de Antonio Grimaldi, o bisavô da socialite fundou a empresa "Pepsi Cola" na Venezuela em 1940. A sua avó é uma colecionadora internacional de arte que supervisiona a fundação CIFO. O pai foi nadador nacional e representou a Venezuela em competições internacionais e o seu tio também participou nos Jogos Olímpicos. Ambos os seus primos fazem parte da equipa nacional venezuelana e vão competir nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Foto: © Le Bal / Olivier Borde / Bestimage
6 de 21 / Victoria Mestre-Cisneros Com um vestido rosa pastel de Antonio Grimaldi, o bisavô da socialite fundou a empresa "Pepsi Cola" na Venezuela em 1940. A sua avó é uma colecionadora internacional de arte que supervisiona a fundação CIFO. O pai foi nadador nacional e representou a Venezuela em competições internacionais e o seu tio também participou nos Jogos Olímpicos. Ambos os seus primos fazem parte da equipa nacional venezuelana e vão competir nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
A debutante de 19 anos, foi uma Cinderela moderna num vestido azul da Fovari. A jovem norte-americana afirmou que o seu maior orgulho foi ter ganho o "Grande Prémio de Carros de Corrida" para menores de 25 anos no Canadá. O seu cavaleiro era o escocês, Marquês de Lorne.
Foto: © Le Bal / Borde / Moreau / Bestimage
7 de 21 / Ella H. McCaw A debutante de 19 anos, foi uma Cinderela moderna num vestido azul da Fovari. A jovem norte-americana afirmou que o seu maior orgulho foi ter ganho o "Grande Prémio de Carros de Corrida" para menores de 25 anos no Canadá. O seu cavaleiro era o escocês, Marquês de Lorne.
A estudante de Cambridge escolheu um vestido da icónica designer Vivenne Westwood. Os bisavós de Skye, tanto do lado paterno como do materno, foram co-fundadores de bancos em Hong Kong: o Bank of East Asia e o Hang Seng Bank - os maiores e mais antigos bancos locais de Hong Kong.
Foto: © Le Bal / Borde / Moreau / Bestimage
8 de 21 / Skye Wong A estudante de Cambridge escolheu um vestido da icónica designer Vivenne Westwood. Os bisavós de Skye, tanto do lado paterno como do materno, foram co-fundadores de bancos em Hong Kong: o Bank of East Asia e o Hang Seng Bank - os maiores e mais antigos bancos locais de Hong Kong.
A debutante chamou a atenção com um vestido em tons de esmeralda desenhado por Celia Kritharioti. A linhagem familiar da jovem de 19 anos, do lado do pai, é uma das mais antigas famílias gregas de navegadores. O seu bisavô foi um dos fundadores da navegação grega moderna.
Foto: © Le Bal / Borde / Moreau / Bestimage
9 de 21 / Anya Embiricos A debutante chamou a atenção com um vestido em tons de esmeralda desenhado por Celia Kritharioti. A linhagem familiar da jovem de 19 anos, do lado do pai, é uma das mais antigas famílias gregas de navegadores. O seu bisavô foi um dos fundadores da navegação grega moderna.
Com um vestido que se assemelha a um bouquet, a debutante escolheu um vestido sem alças da Armani Privé. A avó de Yvette, Alice King, fundou uma das primeiras galerias de arte contemporânea em Hong Kong em 1981 e é uma importante patrona das artes. Yvette estuda arquitetura e design na Universidade da Pensilvânia, em Filadélfia. É uma estudante inspiradora, envolvida numa associação que angaria fundos para a investigação da doença de Alzheimer.
Foto: © Le Bal / Borde / Moreau / Bestimage
10 de 21 / Yvette Yao Com um vestido que se assemelha a um bouquet, a debutante escolheu um vestido sem alças da Armani Privé. A avó de Yvette, Alice King, fundou uma das primeiras galerias de arte contemporânea em Hong Kong em 1981 e é uma importante patrona das artes. Yvette estuda arquitetura e design na Universidade da Pensilvânia, em Filadélfia. É uma estudante inspiradora, envolvida numa associação que angaria fundos para a investigação da doença de Alzheimer.
Vestida com tons metálicos de Stephane Rolland Haute Couture, a debutante parisiense usou brincos de diamantes da V MUSE. O seu irmão Darius foi o seu cavaleiro.
Foto: © Le Bal / Olivier Borde / Bestimage
11 de 21 / Honor d’Andlau-Hombourg Vestida com tons metálicos de Stephane Rolland Haute Couture, a debutante parisiense usou brincos de diamantes da V MUSE. O seu irmão Darius foi o seu cavaleiro.
A escolha do vestido recai na casa de moda, Carolina Herrera. Com 19 anos, está atualmente a tirar uma licenciatura em Governo na Universidade de Georgetown, em Washington DC. O melhor amigo, Patrick Bennett, é o seu cavalheiro.
Foto: © Le Bal / Olivier Borde / Bestimage
12 de 21 / Lara Connor A escolha do vestido recai na casa de moda, Carolina Herrera. Com 19 anos, está atualmente a tirar uma licenciatura em Governo na Universidade de Georgetown, em Washington DC. O melhor amigo, Patrick Bennett, é o seu cavalheiro.
Mais conhecida como "Bibi", a debutante é de Veneza e estreou-se com um vestido de folhos de Giambattista Valli. Atualmente, está a tirar uma licenciatura em Gestão e Administração na Universidade IE. O seu irmão Alberto foi o seu cavaleiro.
Foto: © Le Bal / Olivier Borde / Bestimage
13 de 21 / Marchesa Barbara Berlingieri Mais conhecida como "Bibi", a debutante é de Veneza e estreou-se com um vestido de folhos de Giambattista Valli. Atualmente, está a tirar uma licenciatura em Gestão e Administração na Universidade IE. O seu irmão Alberto foi o seu cavaleiro.
Revista por uma silhueta desenhado por Natan, a debutante é filha de cavaleiros profissionais franceses. Eden não fugiu da carreira de família, tornando-se campeã francesa ao lado da mãe em 2022. O seu cavaleiro foi o Theo Ogorzali.
Foto: © Le Bal / Olivier Borde / Bestimage
14 de 21 / Eden Leprevost Blin-Lepreton Revista por uma silhueta desenhado por Natan, a debutante é filha de cavaleiros profissionais franceses. Eden não fugiu da carreira de família, tornando-se campeã francesa ao lado da mãe em 2022. O seu cavaleiro foi o Theo Ogorzali.
Com um vestido de Sabyasachi, a jovem pertence à família Birla, uma das mais antigas famílias de empresários da Índia, cujas raízes remontam ao século XIX. O seu bisavô, o Sr. G.D Birla, foi o fundador do Grupo Aditya Birla. A debutante está atualmente a tirar uma licenciatura em Psicologia com estudos de Educação na Universidade College of London.
Foto: © Le Bal / Borde / Moreau / Bestimage
15 de 21 / Advaitesha Birla Com um vestido de Sabyasachi, a jovem pertence à família Birla, uma das mais antigas famílias de empresários da Índia, cujas raízes remontam ao século XIX. O seu bisavô, o Sr. G.D Birla, foi o fundador do Grupo Aditya Birla. A debutante está atualmente a tirar uma licenciatura em Psicologia com estudos de Educação na Universidade College of London.
Deslumbrante com o seu vestido de marca Lanvin, o pai é o bisneto do Imperador Haile Selassie da Etiópia. Lissie acaba de se formar em Biologia Molecular, Celular e do Desenvolvimento e tem como o seu cavaleiro Harper, o neto de Gregory Peck.
Foto: © Le Bal / Olivier Borde / Bestimage
16 de 21 / Princesa Lissie Sellassie Deslumbrante com o seu vestido de marca Lanvin, o pai é o bisneto do Imperador Haile Selassie da Etiópia. Lissie acaba de se formar em Biologia Molecular, Celular e do Desenvolvimento e tem como o seu cavaleiro Harper, o neto de Gregory Peck.
A Arquiduquesa da Áustria, Princesa Real da Hungria, encarnou a beleza régia com um vestido azul petróleo de Alexis Mabille.
A jovem de 21 anos, apresentou-se com uma tiara Orléans. O seu cavaleiro foi o príncipe Constantino de Orleães.
Foto: © Le Bal / Olivier Borde / Bestimage
17 de 21 / Ildiko Habsburg-Lothringen A Arquiduquesa da Áustria, Princesa Real da Hungria, encarnou a beleza régia com um vestido azul petróleo de Alexis Mabille. A jovem de 21 anos, apresentou-se com uma tiara Orléans. O seu cavaleiro foi o príncipe Constantino de Orleães.
Com apenas 18 anos, a debutante estreou-se com um vestido de renda de Guo Pei. Elizabeth vive na Carolina do Sul, onde os seus pais são conhecidos pela sua generosidade e filantropia na comunidade. A jovem ganhou um prémio numa Conferência Legislativa Simulada do Estado, onde ajudou aprovar um projeto de lei para proteger as vítimas de violação.
Foto: © Le Bal / Olivier Borde / Bestimage
18 de 21 / Elizabeth Webster Com apenas 18 anos, a debutante estreou-se com um vestido de renda de Guo Pei. Elizabeth vive na Carolina do Sul, onde os seus pais são conhecidos pela sua generosidade e filantropia na comunidade. A jovem ganhou um prémio numa Conferência Legislativa Simulada do Estado, onde ajudou aprovar um projeto de lei para proteger as vítimas de violação.
A debutante parecia ter saído de um conto de fadas num vestido da G Hobeika Haute Couture, coberto de rendas florais. A musicista estudou no Berklee College of Music em Boston, tendo recebido uma bolsa de estudos parcial. Recentemente, estreou o seu single "idk" e o seu álbum de estreia foi lançado em setembro.
Foto: © Le Bal / Olivier Borde / Bestimage
19 de 21 / Jasmine Yen A debutante parecia ter saído de um conto de fadas num vestido da G Hobeika Haute Couture, coberto de rendas florais. A musicista estudou no Berklee College of Music em Boston, tendo recebido uma bolsa de estudos parcial. Recentemente, estreou o seu single "idk" e o seu álbum de estreia foi lançado em setembro.
Com um vestido de Franck Sorbier Haute Couture, a jovem de 18 anos foi reconhecida como uma débutante depois de ter iniciado o seu próprio negócio aos 16 anos. Criou uma pista de karting, para envolver mais jovens neste desporto que ela adora.
Foto: © Le Bal / Olivier Borde / Bestimage
20 de 21 / Roxie Zhao Com um vestido de Franck Sorbier Haute Couture, a jovem de 18 anos foi reconhecida como uma débutante depois de ter iniciado o seu próprio negócio aos 16 anos. Criou uma pista de karting, para envolver mais jovens neste desporto que ela adora.
A debutante de 17 anos, vestiu um vestido azul-turquesa da Dolce & Gabbana e uma coroa em forma de sereia fornecida pela joalharia V MUSE. Angelina é mais conhecida pela audição que mudou a sua vida no programa Got Talent da Noruega, que lhe trouxe reconhecimento mundial aos 7 anos de idade.
Foto: © Le Bal / Olivier Borde / Bestimage
21 de 21 / Angelina Jordan A debutante de 17 anos, vestiu um vestido azul-turquesa da Dolce & Gabbana e uma coroa em forma de sereia fornecida pela joalharia V MUSE. Angelina é mais conhecida pela audição que mudou a sua vida no programa Got Talent da Noruega, que lhe trouxe reconhecimento mundial aos 7 anos de idade.
Saiba mais
Celebridades, Moda, Le Bal des Débutantes, Ophélie Renouard, Paris
Leia também

As mais elegantes dos Fashion Awards 2023

É a resposta britânica à gala do Met. A noite deslumbrante de Londres recebeu uma constelação de estrelas da Moda, entre elas a portuguesa Sara Sampaio, para distinguir as personalidades que marcam a indústria.

Os melhores looks de Amal Clooney

Com um estilo irrepreensível, Amal Clooney é a melhor inspiração para vestir com elegância. Veja aqui alguns dos seus melhores looks.

As Mais Lidas