Junte-se ao nosso canal de WhatsApp e aceda diretamente aos temas Máxima do momento. Seguir
Beleza / Wellness

Emagrecer com vinagre. Como funciona o inesperado método comprovado pela ciência

Jessie Inchauspé, formada em bioquímica, é a especialista por detrás da conta de Instagram Glucose Goddess, que questiona mitos em relação ao açúcar e à perda de peso. Este é um dos seus segredos para uma vida melhor.

Foto: Pexels
11 de janeiro de 2024 Máxima

A sua missão é simples e fácil de compreender: controlar os níveis de açúcar no sangue para, assim, melhorar o bem-estar de cada um. Depois de descobrir o impacto que o açúcar (ou glicose) tem no organismo, tanto a nível físico como emocional, e de reunir os principais estudos científicos que abordam o tema, Jessie Inchauspé compilou truques para controlar os picos da glicose e os seus efeitos. Efeitos esses que vão da quebra de energia aos desejos, da fadiga crónica às perturbações do sono. O resultado é um livro, A Revolução da Glicose (Lua de Papel), ponto de partida para se tornar uma autora best-seller do The New York Times, para além das suas formações em matemática e bioquímica.

View this post on Instagram

A post shared by Marie Forleo • Entrepreneur (@marieforleo)

O ano passado, Jessie Inchauspé decidiu ir mais longe e lançar um livro que, para além dos truques mais simples, oferece um passo a passo sobre o método que criou, incluindo receitas de pratos e bebidas que ajudam a controlar a glicose. Entre os muitos segredos que revela em O Método (Lua de Papel) está o consumo de uma colher de sopa de vinagre diluído num copo de água ou juntando-o a uma série de receitas pensadas pela autora. A ideia será cada pessoa perceber qual a melhor hora do dia para o fazer, seja logo de manhã, ao longo do dia ou dez minutos antes da refeição mais rica em amido (pão, massa, arroz) ou mais doce.

O livro mais recente da autora.
O livro mais recente da autora.

A explicação que a autora oferece é simples: o vinagre contém ácido acético, que é capaz de vários pequenos milagres, como atrasar a transformação dos açúcares e dos amidos em glicose, levando a um pico menor, e permitindo aos músculos absorver essa glicose mais depressa. Assim, "uma colher de sopa de vinagre antes de uma refeição pode reduzir o pico de glicose dessa refeição em até 30%, e o de insulina em 20%," escreve Jessie Inchauspé. Quanto ao tipo de vinagre a escolha é de cada um, devendo evitar-se o balsâmico por ser mais rico em açúcares.

Saiba mais
Wellness, Educação, Jessie Inchauspé, Glucose Goddess, gliconse, açúcar, vinagre
Leia também

O que acontece à pele quando deixamos de beber álcool?

A propósito do Dry January, iniciativa que promove um início do ano sem bebidas alcoólicas, perguntámos a uma dermatologista e a uma nutricionista que efeitos positivos tem a pausa neste consumo para o organismo. E que consequências tem a continuidade.

Debate. O que é que o nosso cabelo diz sobre nós?

Símbolo de poder, beleza e crenças religiosas, eco da nossa identidade pública e privada, desde sempre que o cabelo é tanto uma forma de expressão quanto de julgamento. Duas mulheres refletem sobre a sua relação com o seu.

Fomos ver como é feito o famoso Chanel Nº5

Nos idílicos campos de jasmim e de rosas da família Mul, no Sul de França, desvendamos o processo que leva à produção daquele que é, possivelmente, o perfume feminino mais desejado de sempre: o Chanel Nº 5.

As Mais Lidas