Beleza / Wellness

Diário de uma dieta: Como perdi 15kg em 12 semanas

Não foi fácil, mas também não foi difícil. A diferença está na mentalidade, e o último testemunho da Catarina é a derradeira prova de que mudar está ao alcance de todos. Basta querer!

15 de julho de 2021
Cheguei - ou chegámos porque vocês acompanharam esta minha "viagem" - ao fim da jornada. Em 12 semanas muitos foram os desafios que enfrentei nesta reeducação alimentar, que mais do que uma dieta foi uma lição de vida. Nunca me senti tão bem no meu próprio corpo, e tão orgulhosa de tudo o que atingi num curto espaço de tempo. Se consegui, todas conseguimos, e só me pergunto porque não me cruzei com a YES!diet mais cedo. Comecei esta caminhada com 99,5 kg, hoje a balança marca os 84.5 kg.

Fiz este caminho com a ajuda da Marta Esgalhado, a nutricionista que me acompanhou ao longo de todas estas semanas, e que foi adaptando a minha alimentação conforme os meus pedidos, necessidades e as exigências do meu corpo. Nunca senti fome excessiva, nunca me senti cansada - vamos falar de ingestão de líquidos, nomeadamente água? - e claro que houve momentos de maior fraqueza emocional. Acima de tudo, e por falar em emoções, superei a minha fome emocional e aprendi que comer bem pode fazer-me tão feliz como comer junk food. As férias foram, sem dúvida, um dos maiores desafios, bem como os jantares de família, mas nunca nada me soube tão bem como ir acordando todos os dias mais saudável, mais leve, mais feliz. O exercício também ajudou - by the way, experimentem a App! - e a minha decisão de voltar à natação tem-me sabido pela vida.
Catarina Rodrigues, antes.
Catarina Rodrigues, antes. Foto: Mariline Alves
Catarina Rodrigues, com menos 15kg.
Catarina Rodrigues, com menos 15kg.

Partilho estas fotografias convosco - atenção, nenhuma tem Photoshop -, onde tenho menos 15kg do que as que tirei no início desta jornada. Lembram-se? Quem diria que passaram 12 semanas apenas desde que me pesei no consultório da Well's com a nutricionista Marta Esgalhado. Aumentei a massa muscular e os níveis de gordura reduziram (tenho menos 8% de massa gorda no meu corpo), graças à dieta e ao exercício físico. O facto de ter começado a treinar tem ajudado a esta transformação. Onde noto efetivamente grandes diferenças é no perímetro abdominal, onde perdi 15,5cm, e na anca, onde perdi 12cm.

Voltei a caber no macacão que usei quando casei, as calças estão-me quase todas largas, meu marido, os amigos e a família não escondem o entusiamo por mim. É que esta viagem ainda agora começou! Espero que tenha inspirado quem me leu a mudar, tal como eu mudei. E acreditem: é muito mais fácil do que parece. Querer é sempre o mais importante.

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Testemunho Marta Esgalhado, Nutricionista
Marta Esgalhado, nutricionista.
Marta Esgalhado, nutricionista.

"A Catarina tinha plena noção que ao entrar neste desafio a sua alimentação ia sofrer grandes alterações, quer nos horários, como na qualidade e quantidade. Só não sabia é que não ia passar fome nem "sofrer" por não poder comer as coisas a que estava habituada. Sempre esteve muito focada e cumpriu o plano, que aceitou sempre bem. Além disso, a Catarina tinha como objetivo a perda de peso não por vaidade, porque mesmo com peso a mais nunca se sentiu constrangida, mas sim a pensar no seu futuro. Por isso mesmo, quando os resultados não eram os esperados ela nunca desanimou pois tinha noção que estávamos a trabalhar para o seu futuro e não para o amanhã, o que lhe dava mais força ainda para continuar.

Estimular a Catarina a fazer exercício (começámos por simples caminhadas) e ter o feedback de que ia começar a fazer natação por vontade própria, foi muito satisfatório, sobretudo por ver essa diferença na atitude.

As duas fases mais desafiantes por norma são a primeira semana da fase 1 e a ida de férias, enquanto estamos a meio do programa. No entanto, em ambas as Catarina esforçou-se ao máximo e em cada uma delas perdeu 3kg!

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O que podem chamar de segredo, eu chamo de bases para o nosso organismo funcionar corretamente. Assim sendo as minhas alterações maiores na Catarina foram: o aumento da ingestão de líquidos, a prática de exercício físico regular, o regularização do trânsito intestinal e a redução do intervalo de tempo entre as refeições, distribuindo proporcionalmente os alimentos ao longo do dia. 

Ao longo deste processo a Catarina alterou muitos dos seus hábitos alimentares, o que a fez reduzir o peso e ganhor qualidade de vida, além de prevenir futuras complicações associadas à obesidade. Além disso, logo nas primeiras semanas a Catarina sentiu mais energia e ainda menos inchaço o que a incomodava ao final do dia.

A nossa missão enquanto nutricionistas é ajudar as pessoas a recuperar a sua saúde através de uma alimentação saudável. Através do programa YES!diet conseguimos que os nossos clientes percam grandes quantidades de gordura e atinjam o seu peso ideal sem passar fome, a comer refeições comuns e ainda com opções de snacks doces, que é o que custa sempre mais quando fazemos dietas para perda de peso."

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