Beleza / Wellness

Afinal, quantos dias é preciso treinar para ficar em boa forma?

Não é certamente uma semana, mas também não é um tempo indeterminado. Saiba quanto tempo tem que se dedicar ao treino para começar a ver resultados reais.

Foto: Andrea Piacquadio / Pexels
12 de novembro de 2021 Rita Silva Avelar
Este texto começa com um disclaimer: o conceito de boa forma física não só é utópico como subjetivo. Todos sabemos (ou devíamos) que, independentemente do peso, podemos ou não ser saudáveis, e essa já é outra conversa. Podemos indicar, isso sim, um tempo médio para atingir objetivos reais, de acordo com tipos de treino e objetivos específicos, sempre em linha com um plano alimentar saudável e adequado.

Esta é uma das primeiras perguntas que se fazem ao começar um plano de treino: quanto tempo demora até vermos resultados? Os especialistas dizem que o tempo mínimo para começar a ver algumas diferenças são 12 semanas. Embora o método PLANK, por exemplo, garanta 28 dias para tonificar o abdómen, um dos objetivos mais comuns entre os atletas, a realidade é que estar em forma requer, pelo menos, três meses de dedicação. Só para começar. Se parar por aqui, provavelmente regressa à estaca zero. Não é ao acaso que os programas de fitness mais populares e bem sucedidos tenham uma duração de 90 dias, tais como o Bikini Body Guide, da australiana Kayla Itsines. 

Este tempo - 3 meses - foi comprovado por alguns estudos, como aquele que o The American Journal of Physilogy publicou aqui. Durante 13 semanas, os participantes, divididos em dois grupos, praticaram exercícios aeróbicos diariamente. Um dos grupos treinava 30 minutos por dia, o outro, 60 minutos. Após três meses, a condição física foi comparada com o estado inicial e constatou-se que ambos haviam perdido peso e reduzido o percentual de gordura corporal. 

A combinação de uma dieta variada e saudável com exercício físico regular é essencial. Se o seu objetivo é muito ambicioso e requer perda de peso, é essencial ter um personal trainer e um nutricionista que desenhe um plano alimentar e desportivo por medida. 


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