6 exercícios de treino que não funcionam nem mostram resultados
Praticar atividade física regular é ser sempre melhor do que um estilo de vida sedentário, mas certas rotinas devem ser eliminadas ou substituídas pela falta de eficácia. Descubra os seis exercícios que não melhoram o seu corpo, e as alternativas aos mesmos.

Encontrar o treino certo nem sempre é fácil, mas é certamente vantajoso, sobretudo para quem procura resultados concretos. Ainda que pareça tentador seguir qualquer rotina encontrada online, com exercícios mal elaborados e sem supervisão, pode levar a lesões, e a longo prazo os resultados simplesmente não aparecerem.
De acordo com o personal trainer Iván Perujo, em entrevista à Glamour espanhola, estes são os exercícios

Pesos muito leves
Abdominais
Sim, fazer centenas de abdominais não é o ideal para perder cintura. O mais indicado para perder barriga é manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios aeróbicos, como saltar à corda ou subir escadas.
Torção de cintura
O mesmo acontece com este exercício, que coloca a coluna em stress desnecessário. Os discos entre as vértebras são sobrecarregados, o que pode causar lesões graves. Para queimar gordura abdominal deve ser evitada a ingestão excessiva de calorias, adaptando a dieta aos resultados pretendidos.


Tríceps de banco
Embora cause dores nos músculos, este exercício não é a melhor opção para treinar o tronco e os braços. Ao exercer pressão excessiva no ombro, pode danificar a articulação do mesmo, por isso o ideal é fazer flexões.
Treino cardiovascular
Apesar de ser eficaz para queimar gordura, uma rotina à base de cardio consome massa muscular, causando flacidez. A alternativa é combinar a mesma com exercícios de força, para esculpir os músculos.
Máquinas de agachamento
Utilizar esta ferramenta pode tornar os agachamentos mais fáceis, mas retarda os resultados. Ao não ativar os músculos estabilizadores, que dão mais segurança às articulações para manterem os movimentos, o exercício torna-se inútil. O personal trainer aconselha a realizar agachamentos clássicos com barra, de forma a aumentar a rentabilidade do treino.

Bem-estar, Educação, Saúde, Treino, Exercícios
Barriga inchada todos os dias? Eis as causas - e as soluções
A distensão abdominal, mais conhecida por barriga inchada, conta com um número variado de causas, sendo a mais comum uma dieta alimentar desequilibrada, rica em alimentos que interferem com a produção de gases no intestino.
Perder peso apenas a andar? É possível desta forma
Se faz parte do grupo de indivíduos que abomina qualquer tipo de exercício físico, mas quer perder peso e tonificar o corpo, caminhar pode ser a solução.
Perder barriga com dois exercícios, apenas? É possível
Com recurso aos "high knees" e "mountain climbers", dois exercícios que combinam cardio com a simulação de que estamos a "subir montanhas" é possível reduzir o volume na zona abdominal.
Como fazer uma automassagem drenante na barriga em casa
As pernas pesadas ou a barriga inchada podem indicar retenção de líquidos. Izabel de Paula, body shaper, ensina a fazer uma massagem drenante com utensílios que podemos encontrar na cozinha. Veja como no vídeo.
Adeus celulite. Esta massagem drenante nas pernas ocupa apenas 10 minutos diários
A retenção de líquidos e a má circulação podem ser prejudiciais à saúde, enquanto que a celulite pode causar inseguranças. Izabel de Paula mostra como fazer modelar e drenar as pernas rapidamente, e com utensílios de cozinha. Veja como, no vídeo.
Quanto tempo diário é preciso estar-se em prancha para fazer efeito?
Spoiler: menos do que possa imaginar. Conheça a média diária que deve alcançar nesta posição de exercício físico para ter resultados.
As dores de pescoço têm solução? De acordo com os especialistas, sim
Stress, tensão e dores musculares são, infelizmente, sintomas mais comuns do que gostariamos. Não é caso para desanimar: pelo menos as dores no pescoço podem ser aliviadas.
Elle MacPherson partilha vídeos inéditos dos seus treinos nos anos 90
A supermodelo australiana publicou na sua conta de Instagram três vídeos dos seus treinos de fitness que fazia quando tinha pouco menos de 30 anos.