Atual

Menina ucraniana canta num abrigo em Kiev e comove o mundo

A pequena Amelia tornou-se viral nas redes sociais ao cantar 'Let it go', conhecida música do filme Frozen.

Foto: D.R
09 de março de 2022 Andriana Barbos

Desde o início da devastadora invasão russa à Ucrânia que a população procura fugir do país ou encontrar abrigos subterrâneos. Foi a partir de um desses esconderijos, mal iluminados e com poucas condições de vida, que uma menina ucraniana subiu uma cadeira para cantar Let it Go, o tema principal do fenómeno global da Disney, Frozen, de 2013.

Let it go é cantado na versão russa e passa uma mensagem especialmente emocionante no momento da música em que a princesa Elsa, diz que já não tem medo. A voz da criança vai-se ouvindo aos poucos, sobressaindo entre o choro, as conversas fundo, os sentimentos de desespero e angústia num abrigo em Kiev.

O vídeo de quase dois minutos foi publicado por uma mulher ucraniana, Marta Smekhova, no Facebook na quinta-feira 3 de Março.

A publicação provocou numerosas manifestações de admiração e apoio. Idina Menzel, voz original da canção, reagiu no Twitter na segunda-feira 7 de Março: "Nós vemos-te, vemos-te mesmo".

No mesmo dia, Kristen Ander-Lopez, cocompositora da canção, também se expressou nas redes sociais: "Querida menina, eu e o meu marido escrevemos esta canção como parte de uma história, sobre curar uma família em sofrimento. A forma como a cantas é como um truque de magia que espalha a luz do teu coração, e cura qualquer pessoa que o ouve. Continua a cantar, nós estamos a ouvir".

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a ofensiva militar russa já fez mais de dois milhões de refugiados, metade deles crianças. 

Saiba mais
Atual, ucrânia, guerra, frozen
Leia também

As vidas opulentas das mulheres da oligarquia russa

Enchem as suas contas de instagram com imagens de uma vida de luxo inacessível ao comum dos mortais. No momento em que tanto se fala dos oligarcas russos e das suas fortunas colossais, fomos saber quem são e o que querem as mulheres destes clãs em que o poder ainda é assunto de homens.

As Mais Lidas