A poderosa mensagem de Olena Zelenska, primeira-dama da Ucrânia
A mulher de Volodymyr Zelensky não deixa margem para dúvidas que não quer estar à margem do que se passa no país. "A nossa resistência tem um rosto particularmente feminino."
É arquiteta, foi guionista, e é um dos rostos ativistas pelos direitos das mulheres e das crianças. Olena Zelenska, nascida no sudoeste da Ucrânia, em Kryvyi Riha, tem 44 anos e é casada com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, desde 2003. Durante as últimas semanas, tem sido um pilar forte ao lado do marido, que se recusa a sair do país e a abandonar os seus cidadãos.
Também ela tem coisas a dizer sobre o estado das coisas na Ucrânia. No passado 1 de março fez uma publicação no Instagram a saudar a coragem de quem atualmente luta pela Ucrânia, desde a invasão russa lançada pelas tropas militares de Vladimir Putin.
A primeira-dama declarou a sua admiração por "aqueles que lutam nas fileiras armadas, que se alistaram na defesa, aqueles que tratam, salvam e alimentam". Mostrou o seu respeito por "aqueles que continuam a fazer o eu trabalho - nas farmácias, lojas, nos transportes e nos serviços públicos, para que a vida continue e mude".
Olena Zelenska
Foto: Getty Images
Por fim, prestou uma última homenagem: "àqueles que, sem entrar em pânico, levam todos os dias os filhos à creche, onde se divertem com jogos e desenhos animados para que as crianças não tenham espírito de guerra, e às que dão à luz sob as bombas". A acompanhar este texto, a primeira-dama publicou uma série de retratos de mulheres ucranianas no campo. Esta manifestação por parte de Olenka é particularmente emocionante para as mulheres, que estão a alistar-se no exército como nunca, e a juntar-se aos companheiros na luta para defender o país.
Leia tambémAlina Kabaeva, a namorada secreta de Vladimir Putin"O sol já é visível através da fumaça dos bombardeios. Tudo será primavera, tudo será vitória, tudo será Ucrânia!" escreve, ainda, deixando uma mensagem de esperança.
É claro que a mulher do Presidente, Olena Zelenska, está perto daqueles cujas vidas estão a ser devastadas pela guerra – e as suas contas nas redes sociais provaram ser fundamentais. Da história de amor com o Presidente Zelensky ao combate no terreno, até onde vai o seu poder?
Veronika Belotserkovskaya, o nome verdadeiro desta personalidade , corre o risco de ser condenada até 15 anos de prisão depois de criticar a guerra na Ucrânia e as ações do presidente russo no Instagram.