Quem é Chemena Kamali, a nova diretora criativa da Chloé?
A marca acaba de anunciar a nova diretora criativa, após a saída de Gabriela Hearst.

O mundo da moda está a atravessar uma fase de mudanças nas direções das casas de alta-costura, e não para de nos surpreender, nos últimos tempos. Após Seán McGirr ser anunciado como diretor criativo da Alexander McQueen, agora é a vez da estilista alemã, de 41 anos, Chemena Kamali, assumir o comando da marca Chloé, com a saída da uruguaia Gabriela Hearst.
Este é um caso de "bom filho à casa torna". Formada em moda na Central Saint Martins, em Londres – curso que terminou em 2007 - a alemã de 41 anos começou a sua carreira precisamente na Chloé, formando parte da equipa de Phoebe Philo e, mais tarde, como diretora de design de Clare Waight Keller, em 2013.
Desde 2016 que era conhecida por ocupar o cargo de diretora de design, numa outra marca importante, a Saint Laurent, ao lado de Anthony Vaccarello, atual diretor criativo da marca. "O meu coração sempre foi da Chloé. Tem sido desde que entrei por estas portas há mais de 20 anos. Voltar parece-me natural e muito especial", diz Kamali, num comunicado revelado pela marca. A designer diz querer honrar a visão de Gaby Aghion (1921-2014), e de Karl Lagerfeld (1933-2019), dois fundadores revolucionários para a marca Chloé. "Espero conseguir captar a ligação emocional e o espírito da Chloé de hoje", diz a alemã.
A felicidade partilhada ao anunciar a nova diretora é evidente: o presidente da marca francesa, Riccardo Bellini, elogia Chemena Kamali pelo "talento criativo extraordinário, a experiência extensa e a ligação única ao legado da marca e aos valores, o que tornam a escolha natural para a maison".

A sua estreia pela Chloé está marcada para janeiro de 2024, onde irá apresentar uma pré-coleção. Em fevereiro, fará o seu primeiro desfile pela marca na Semana de Moda de Paris, para revelar a coleção outono/inverno 2024/2025.
Chemena Kamali está, agora, na lista de designers que ocupavam cargos secundários em marcas de alta-costura e que foram promovidos para outra posição. A notícia vem à tona numa altura em que vários estilistas de renome assumiram ou deixaram os seus cargos de liderança, criando um período de incertezas dentro do setor da moda.

Celebridades, Diversão, Moda, Chemena Kamali, Chloé, Paris, Design, Clare Waight Keller, Gabriela Hearst, Anthony Vaccarello, Phoebe Philo, Saint Laurent
Donatella Versace denuncia políticas anti-gay do governo italiano
Num discurso emotivo, durante uma atribuição de prémios, a estilista italiana apelou à ação “num tempo em que vozes minoritárias são atacadas por novas leis”.
Paris Hilton regressa às passerelles com Mugler
A empresária e socialite de 42 anos desfilou na semana de moda parisiense, marcando um regresso à Moda depois de no ano passado ter encerrado o desfile da Versace.
Naomi: uma vida para lá de todas as expetativas
O Victoria & Albert Museum, em Londres, está a preparar uma exposição que celebra os 40 anos de carreira da supermodelo Naomi Campbell. Uma retrospetiva que poderá ser visitada a partir de 24 de junho do próximo ano.
O que já sabemos sobre a autobiografia de Britney Spears?
“A Mulher que há em mim” é o primeiro livro confessional da artista pop, que será lançado a 24 de outubro. Da relação com Justin Timberlake à tutela a que estava sujeita por parte do pai, é hora de ler a história na primeira pessoa.
Duas décadas depois, os reis de Espanha recriam a primeira imagem juntos
Tal como há 20 anos, o casal real recria a imagem icónica. Voltaram a apertar as mãos e a olhar-se com um brilho nos olhos durante a visita obrigatória aos jornalistas da Televisão Espanhola (TVE) que faziam a cobertura dos Prémios Princesa das Astúrias 2023, em Oviedo.
Phoebe Philo lança marca homónima com nova abordagem à moda
A aclamada designer faz um retorno triunfante à moda com uma coleção elegante e minimalista que desafia as convenções da indústria.
Jean-Paul Gaultier, o designer que antecipou o futuro da moda
Fala com um entusiasmo transbordante sobre a moda, o espetáculo e sobre a sua carreira de meio século, que pulverizou os limites de género na indumentária ocidental. Jean-Paul Gaultier falou com a Máxima a propósito da estreia no nosso país do musical que conta a sua vida, Fashion Freak Show, mas a conversa foi muito além disso.