Celebridades

Os maiores escândalos da história da realeza

Do mais recente exílio de Juan Carlos, que pode por em causa a monarquia à polémica sexual em torno do príncipe Andrew sobre o envolvimento com o caso Epstein, eis os escândalos que abalaram as monarquias europeias.

07 de agosto de 2020 | Ana Rita Paiva

O casamento desastroso do rei Juan Carlos de Espanha e o exílio
O rei Juan Carlos e a rainha Sofia tiveram, desde cedo, atritos. Apesar dos sorrisos e da serenidade da rainha, quem a acompanha de perto garante que é apenas uma postura própria de quem se esforça por manter as aparências. Ao longo dos anos, foram muitos os rumores de infidelidades por parte do rei. Os 70 anos da rainha marcaram uma mudança de atitude, assumindo a continuação do casamento apenas no papel e optando por viver a vida distante do marido. Agora, com a ida de Juan Carlos ou para o Estoril, em Portugal, ou para a República Dominicana (ainda não se sabe) - a monarquia está nas mãos de Filipe VI e Letizia. Mais um escândalo a somar à monarquia espanhola, que tem sido muito abalada pelo caso dos alegados milhões que o rei emérito recebeu e que foram depositados numa conta desconhecida na Suiça.

Juan Carlos e Sofia da Grécia, junto a Letizia e Filipe VI
Juan Carlos e Sofia da Grécia, junto a Letizia e Filipe VI



Príncipe Andrew acusado de ser um agressor sexual
O terceiro filho da Rainha Isabel II deu recentemente uma entrevista à BBC onde falou sobre a sua amizade com o agressor sexual Jeffrey Epstein, que foi preso no verão passado por tráfico sexual e terá cometido suicídio já na prisão. Além de não expressar qualquer tipo de empatia pelas vítimas de Epstein, Andrew mal censurou o comportamento do amigo. Sem expressar qualquer arrependimento pelo seu relacionamento com o agressor, o príncipe defendeu que foi "conveniente" não cortar relações pela sua tendência pessoal para ser "demasiado nobre". Quanto às alegações de se ter encontrado com a menor Virginia Roberts em 2001 e da foto que mostra o príncipe com a mão na cintura da então adolescente, este negou ter tido qualquer tipo de contacto com ela ("não podem provar que a foto não é falsificada").

Príncipe Andrew, duque de York, ao lado da princesa Beatrice.
Príncipe Andrew, duque de York, ao lado da princesa Beatrice.
Edward VIII abdica do trono britânico 
"Considero impossível carregar com esta enorme responsabilidade e desempenhar, tal como havia desejado, as minhas obrigações de rei, se não puder contar com a ajuda e o apoio da mulher que amo", disse no seu discurso de abdicação, em 1936. O que se seguiu foi uma clara desaprovação do povo britânico seguida de um acentuado ódio, sobretudo a Simpson, uma socialite norte-americana, duas vezes divorciada. Casaram em junho de 1937, no Château de Candé, na região francesa de Indre-et-Loire.
Edward VIII e Wallis Simpson
Edward VIII e Wallis Simpson


A relação da princesa Margaret com Peter Townsend
Bastou um pequeno gesto para confirmar que os rumores da relação eram verdadeiros. Durante a coroação da rainha Isabel II de Inglaterra, a princesa Margarida retirou um pedaço de pó da farda de Peter Townsend, mostrando um grau de intimidade que chamou a atenção da imprensa. A relação, relatada na primeira temporada da série da Netflix The Crown, foi escondida pelo palácio. Townsend fazia parte do staff e era um antigo oficial da Força Aérea Real, divorciado e dezasseis anos mais velho. Em 1955, depois de dois anos afastados, tiveram a possibilidade de casar caso a princesa Margarida abdicasse dos seus privilégios, o que nunca chegou a acontecer.
Princesa Margaret
Princesa Margaret


As simpatias nazis do duque de Windsor
Em 1957, a imprensa norte-americana publicava os Marburg Files, um conjunto explosivo de documentos que mostravam que Edward, duque de Windsor, não era apenas um simpatizante dos nazis, mas fazia parte de uma conspiração liderada por Hitler para levá-lo novamente ao trono. Se o duque estava ou não ciente disso ainda está em debate, mas uma coisa é certa: em 1937, encontrou-se com Hitler na Alemanha

A separação desequilibrada de Carlos e Diana
Em 1992 surgiram vários rumores de que a princesa teria um amante e em dezembro do mesmo ano, o casal real anunciou o fim do casamento com um divórcio "amigável". Logo depois, surgiram registos de gravações de um telefonema entre o príncipe Carlos e Camilla Parker Bowles, confirmação da relação de vários anos.
Princesa Diana e príncipe Carlos
Princesa Diana e príncipe Carlos


A entrevista da princesa Diana à BBC
Em 1995, a princesa deu uma entrevista à BBC sem consultar o palácio. Nessa conversa, falou da sua bulimia e do colapso do seu casamento com o príncipe Charles, dizendo: "Sempre houve três pessoas naquele casamento".  
Princesa Diana
Princesa Diana


Sarah Ferguson recebe pagamento para influenciar o príncipe Andrew
Em 2010, o jornal News of the World divulgou que Sarah Ferguson aceitou 50 mil euros de um jornalista que fingiu ser um empresário, prometendo dar-lhe acesso privilegiado ao seu ex-marido, o príncipe Andrew. O momento ficou registado em vídeo e Sarah Ferguson pediu desculpa: "Eu lamento profundamente a situação e o constrangimento causado. É verdade que minha situação financeira está sob pressão, no entanto, isso não é desculpa para um lapso grave de julgamento e lamento muito que isso tenha acontecido. Posso confirmar que o duque de York não estava ciente ou envolvido em nenhuma das discussões que ocorreram ", disse. No entanto, estrago estava feito e Ferguson não foi convidada para o casamento do príncipe William e Kate Middleton e tem até hoje uma relação difícil com a família real.
Príncipe Andrew e Sarah Ferguson
Príncipe Andrew e Sarah Ferguson
 

A rebeldia do príncipe Harry 
Durante vários anos o príncipe Harry foi considerado uma espécie de enfant terrible da família real inglesa, entre festas em Las Vegas, comentários racistas e aquela máscara de Hitler. No entanto, com o passar do tempo, Harry cresceu e tornou-se um membro funcional da família real, focando-se em questões sociais e solidárias e regressando a muitas das causas da princesa Diana.
A Rebeldia de príncipe Harry
A Rebeldia de príncipe Harry Foto: Dominic Lipinski/AFP/Getty Images


Meghan Markle sofre ataque de ódio por parte do pai e irmã
A família de Meghan Markle atacou a duquesa de Sussex nas semanas antes do seu casamento com o príncipe Harry. A irmã e o pai acusaram Meghan de ter cortado relações com a família paterna e de ser egoísta.
Meghan Markle
Meghan Markle


O filho fora do casamento do marido da princesa Anne da família real britânica
Embora ainda estivesse casado com a princesa Anne, o capitão Mark Phillips teve um caso com uma professora de arte da Nova Zelândia do qual nasceu um filho. A mulher teve o filho e a criança não faz parte da realeza, por isso, ambos vivem em total privacidade.
Princesa Anne e Mark Phillips
Princesa Anne e Mark Phillips
Saiba mais Edward VIII, Kate Middleton, Meghan Markle, Camilla Parker Bowles, duquesa de Sussex, Peter Townsend, Mark Phillips, William
Relacionadas

As amantes da vida de Juan Carlos

Num momento de especulação sobre o seu paradeiro, e após informar a casa real espanhola do seu afastamento, voltam a surgir as histórias da vida de um rei que nunca gostou de ser discreto.

Mais Lidas