Junte-se ao nosso canal de WhatsApp e aceda diretamente aos temas Máxima do momento. Seguir
Celebridades

Do prato "real" aos convidados civis. Tudo o que apurámos sobre a Coroação de Carlos III

Os pontos altos das celebrações e muitas outras curiosidades acerca de tudo o que se vai passar e que não vai querer perder.

Foto: Reuters
05 de maio de 2023 Ângela Mata

A coroação do rei Carlos III acontece a 6 de maio, data que certamente se tornará histórica e marcante. Ao todo, serão três dias de eventos para celebrar a coroação de Sua Majestade, incluindo uma cerimónia religiosa tradicional e um concerto repleto de estrelas no Castelo de Windsor. Depois de 70 anos como herdeiro do trono britânico, Carlos III já conta as horas para a sua solene coroação na Abadia de Westminster, ao lado de Camilla, como rainha. Esta é, aliás, a etapa protocolar final após a morte da sua mãe, Isabel II, a 8 de setembro de 2022.

A cidade de Londres já está vestida e blindada, pronta para os desfiles, festas de rua e todo tipo de eventos que serão organizados em toda a capital britânica. Esta cerimónia remonta a 1066 e trata-se de um grande evento que serve também para unir o povo e os aficionados da realeza em torno do novo soberano.

Abadia de Westminster, onde terá lugar a coroação.
Abadia de Westminster, onde terá lugar a coroação. Foto: Reuters


A COROAÇÃO (sábado, 6 de maio)

Esta é a primeira vez que uma cerimónia de coroação ocorre durante um fim de semana desde 1902, quando Eduardo VII foi coroado rei. A cerimónia religiosa na Abadia de Westminster começa às 11h, após uma procissão real que se inicia no Palácio de Buckingham. É esperado que Carlos e Camilla cheguem à abadia e que o monarca a entre pela Grande Porta Oeste, caminhando até à zona central do edifício.

Andrew Lloyd Webber vai tocar durante a cerimónia. O compositor de musicais mais famoso do mundo e um dos maiores músicos britânicos de todos os tempos (O Fantasma da Ópera, Cats ou Jesus Cristo Superstar) é o autor de uma das 12 peças musicais encomendadas por Carlos III expressamente para a cerimónia da Abadia. O evento terá cinco etapas. Primeiro, Carlos será proclamado o 'Rei indubitável'. Segundo, o Arcebispo de Canterbury realizará o juramento de coroação. Em seguida, o monarca sentar-se-á na cadeira de coroação e será presenteado com regalias reais para ser ungido e coroado com a Coroa de Santo Eduardo. No final da cerimónia veremos o rei Carlos assumir o trono. Depois, a rainha Camilla será ungida, coroada e entronizada numa cerimônia mais curta. Neste dia haverá ainda uma procissão de volta ao Palácio de Buckingham, onde 15 membros da família real irão surgir na icónica varanda.

A pedra da coroação ou do destino, que é colocada por baixo da cadeira que já conta com 700 anos.
A pedra da coroação ou do destino, que é colocada por baixo da cadeira que já conta com 700 anos. Foto: Reuters

A PEDRA DA COROAÇÃO

Existe um certo misticismo e simbolismo em volta desta pedra escocesa. A pedra foi usada na coroação dos monarcas da Escócia no século XIII e hoje é usada na coroação do monarca do Reino Unido. Como parte da cerimónia moderna, a pedra é colocada por baixo da cadeira de coroação em que o monarca se senta. Uma cadeira medieval que terá sido agora restaurada e que conta com 700 anos. A cadeira foi projetada para incluir a Pedra da Coroação, ou Pedra do Destino, que havia sido tomada da Escócia por Edward I. A coroação tem um lado religioso muito forte e consta que, ao longo dos tempos, a cadeira tenha adquirido o seu próprio status sagrado, como se de uma relíquia profundamente mística se tratasse, capaz de emanar uma espécie de energia espiritual.

O CONCERTO (domingo 7 de maio)

A famosa boys band britânica Take That, Katy Perry e Lionel Richie foram apenas alguns dos artistas confirmados para o concerto que terá lugar no Castelo de Windsor, apesar deste ter sido um dos temas polémicos - muitos artistas rejeitaram. Entretanto, a BBC (canal oficial que transmite o evento em direto) revelou novas estrelas internacionais para a grande festa. Nomes como Tom Cruise, Joan Collins e até mesmo o próprio ursinho (desenho animado) Winnie the Pooh. Os ilustres convidados aparecerão através de algumas imagens gravadas previamente, onde serão contadas algumas anedotas e dados desconhecidos sobre o novo monarca.

Serão 15 os membros da família real que vão surgir na famosa varanda do palácio de Buckingham.
Serão 15 os membros da família real que vão surgir na famosa varanda do palácio de Buckingham. Foto: Reuters


OS OUTROS PROTAGONISTAS 

Os príncipes William e George, pai e filho, primeiro e segundo na linha de sucessão, terão papéis de grande destaque, mas não são os únicos que despertam curiosidade. Para o príncipe William, que já se tornou príncipe de Gales, duque da Cornualha e duque de Rothesay, a coroação do pai é também mais um passo. O príncipe de Gales seguirá os passos do seu avô, o falecido príncipe Philip, e terá de se ajoelhar diante do soberano para prestar homenagem e jurar seu compromisso. O príncipe George também terá um papel principal. Aos nove anos, acompanhará o avô como pajem de honra durante a procissão que avança pela nave principal da Abadia de Westminster.

William e Kate, a par dos filhos vão ser também o centro das atenções
William e Kate, a par dos filhos vão ser também o centro das atenções Foto: Getty Images


Kate, como nova princesa de Gales e futura rainha, será outra das protagonistas indiscutíveis, embora não tenha um papel específico na cerimónia de coroação, já que o protagonismo deverá recair sobre Camilla. Por sua vez, a família de Camilla, que tem vivido mais na sombra, terá aqui finalmente um papel de destaque. Todos estarão presentes (incluindo o seu primeiro marido, Andrew Parker Bowles) e os seus netos e sobrinho-neto serão pajens e damas de honra na Abadia de Westminster.

Dúvidas ficam quanto ao posicionamento dos príncipes Harry e André, embora as suas presenças já estejam garantidas. Obviamente que a situação do irmão do rei, afastado da vida pública devido ao seu envolvimento no caso Epstein, não pode ser comparada com a do seu filho mais novo, que decidiu deixar o papel de membro ativo da família real britânica por não ser feliz com isso. O monarca deu ainda a duas das suas sobrinhas, Eugenia e Beatriz de York, um papel de destaque em outro importante evento que acontecerá no domingo, 7 de maio: o "The Big Lunch" (grande almoço), que incentiva vizinhos e comunidades de todo o Reino Unido a sair para partilharem comida e momentos de diversão nas ruas. A representar os reis neste momento vão estar ainda os duques de Edimburgo e a princesa Ana. A decisão de juntar as sobrinhas a este grupo surpreende, tendo em conta que Beatrice e Eugenie não trabalham normalmente em representação da Coroa.

Jill Biden, a mulher do Presidente dos Estados Unidos é uma das figuras internacionais convidadas.
Jill Biden, a mulher do Presidente dos Estados Unidos é uma das figuras internacionais convidadas. Foto: Reuters


OS CONVIDADOS FORA DA REALEZA

O rei Carlos III quis uma cerimónia muito menor, mas mais representativa e inclusiva do que a da sua mãe em 1953, por isso convidou "apenas" 2 mil pessoas, um quarto das que participaram da coroação de Isabel II.

Entre políticos, marcarão presença o primeiro-ministro, Rishi Sunak, bem como os ex-ocupantes de Downing Street, como Liz Truss ou Tony Blair, o presidente francês Emmanuel Macron e, representando os Estados Unidos, a primeira-dama Jill Biden. É a primeira vez na história que chefes de estado assistem a uma coroação. Em nome da Espanha, estará o rei Felipe VI e a rainha Letizia. Acredita-se que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também venha a estar presente.
Pouco se sabe sobre as celebridades. Alguns confirmaram presença por estarem ligados a Carlos III através das suas fundações ou trabalho voluntário, como o cantor Lionel Richie ou Kelly Jones, vocalista do Stereophonics. A atriz e apresentadora Joanna Lumley também estará presente e há rumores de que Victoria e David Beckham poderão igualmente comparecer. Além disso, Carlos III e Camilla também convidaram 850 pessoas anónimas (bombeiros, membros de ONGs...) em reconhecimento ao seu trabalho de caridade.

A 'Quiche da Coroação' feita a pensar nos gostos de Charles, como queijos e ovos.
A 'Quiche da Coroação' feita a pensar nos gostos de Charles, como queijos e ovos. Foto: Reuters


O PRATO OFICIAL DA COROAÇÃO

É um dos pratos que vai ser servido no almoço oficial e a sua divulgação pretende aproximar um pouco mais o protocolo e a pompa do momento. O rei Carlos III e a rainha Camilla escolheram para esta ocasião a "Quiche da Coroação", que se enquadra muito bem no conhecido gosto do monarca por ovos e queijos. Foi criado pelo chef real Mark Flanagan e contém espinafre, favas e estragão.

Existem diferenças significativas entre a coroação de Carlos III e Isabel II.
Existem diferenças significativas entre a coroação de Carlos III e Isabel II. Foto: Reuters


DIFERENÇAS ENTRE A COROAÇÃO DE CARLOS III E A DE ISABEL II

- A cerimónia na Abadia de Westminster durará duas horas, a de Isabel II durou mais de três.
- A cerimónia de Isabel II foi a primeira na história do Reino Unido a ser transmitida na televisão, a de Carlos III será a primeira com internet e redes sociais.
- A unção de Isabel II foi a única parte não transmitida, ao que parece agora poderemos ver este ritual histórico pela primeira vez.
- A procissão de Carlos e Camilla após a coroação terá pouco mais de dois quilómetros, a da rainha Isabel II estendeu-se ao longo de oito.
- 8.250 pessoas compareceram à coroação de Isabel II, a de Carlos III será assistida por cerca de duas mil.
- Segundo a tradição, o marido de Isabel II, o príncipe Philip de Edimburgo, não foi coroado com ela como consorte da rainha, mas, em vez disso, compareceu à cerimónia de fundo. Camilla será a primeira rainha consorte coroada na Abadia de Westminster em nove décadas, seguindo os passos da mulher do rei George VI, Isabel, mais conhecida por rainha-mãe.

Tudo parece estar a postos, à excepção de uma situação que não pode ser controlada... a meteorologia para estes dias, que se apresenta com probabilidade de chuva forte. 

Saiba mais
Celebridades, Diversão, Realeza, Realeza britânica, Rei Carlos III, Reino Unido, Coroação, Eventos
Leia também