Duches de água fria entre 11 e 15 minutos por semana trazem benefícios para a saúde física e mental
O seu corpo, pele e mente agradecem se virar a torneira para o lado da água fria alguns segundos por dia.

Há um facto inquestionável: o tempo é relativo. Entre 11 e 15 minutos para dormir? Pouco - nem se for uma sesta depois do almoço. Entre 11 e 15 minutos para fazer uma prancha no ginásio? Claramente demais. Entre 11 e 15 minutos para, ao longo da semana, tomar um duche de água fria? O tempo indicado.
Pode parecer uma infinidade - especialmente para quem ainda se lembra dos mergulhos nas praias do norte -, mas os especialistas garantem que traz benefícios para a saúde física e mental. Além de fortalecer o sistema imunitário, ativa a circulação sanguínea e, por consequência, ajuda a minimizar o aparecimento de varizes e celulite, alivia a sensação de pernas cansadas e combate a retenção de líquidos.
É também uma ótima forma de aliviar a inflamação muscular, no fim de praticar atividade física intensa, e aumentar a sua energia, uma vez que as terminações nervosas da pele são ativadas como resposta ao frio. Outra vantagem é uma pele mais firme, elástica e luminosa, devido ao poder de desinflamação e descongestionamento.
Também há ganhos para a mente. Mais uma vez como resposta ao frio, a circulação sanguínea aumenta e o oxigénio é transportado até ao cérebro, contribuindo para uma maior concentração e foco. Porém, depois do choque inicial, o nosso batimento cardíaco e o ritmo da respiração voltam a baixar e acabamos por relaxar. É por isso que estes banhos são ainda relevantes na diminuição do stress, ansiedade e depressão, além de contribuirem para uma noite mais tranquila.

Como será possível ganhar coragem para virar a torneira para o lado da água fria? A resposta une determinação e paciência. Comece por duches de 30 segundos, na primeira semana, e vá aumentando, com calma, até chegar aos cerca de 2 minutos por dia, dando um total de 11 a 15 minutos por semana, como recomendado.

Beleza, Educação, Saúde, Bem-Estar, Água, Duche, Banho, Saúde mental
Skincare: estes são os cinco erros mais comuns (e que prejudicam a nossa pele)
Se ainda não usa protetor solar diariamente ou não troca de hidratante consoante a estação do ano, está na hora de reavaliar a sua rotina de cuidados de rosto. Marta Ferreira, farmacêutica, explica à Máxima como.
Sente as pernas sempre cansadas? Isto é o que deve fazer para acabar com a sensação
Se não levou o corpo ao limite enquanto praticava exercício físico, não é suposto ter sentir que para andar está a carregar montanhas às costas.
Bebe água e continua num estado permanente de desidratação? Há uma razão
Contrariamente ao que pode pensar, não perde água apenas quando pratica exercício físico ou está demasiado calor.
O verão será XL: as peças oversized que queremos no closet
Quer sair do trabalho e ainda ir à praia? Se sim, esta é a tendência a seguir. Carteiras grandes - muito grandes - tote ou hobo, esta seleção reúne das peças mais discretas às mais divertidas.
Dia Mundial da Fibromialgia. “As repercussões da dor e do cansaço têm um grande impacto na vida dos doentes e das suas famílias.”
Susana Capela, reumatologista e assistente hospitalar em Reumatologia no Centro hospitalar e Universitário Lisboa Norte, e pós-graduada em Ciências da Dor, conversou com a Máxima sobre esta dolorosa doença.
Uma cirurgia estética para alongar as pernas? A controversa operação realizada por uma modelo alemã
Orgulhosa, Theresia Fischer mostra-se satisfeita com o resultado das intervenções que lhe custaram mais de 140 mil euros.
Pede desculpa por tudo, constantemente? Pode ter um problema emocional
Para algumas pessoas, pedir desculpa já se tornou um reflexo, o menor pretexto torna-se adequado para a palavra “desculpa”. Mas há explicação para isso.