É uma pessoa ansiosa? Não faça estas 8 coisas
A médica Nawal Mustafa, especialista em neuropsicologia, enumera pelo menos 8 catalisadores de ansiedade.

A médica Nawal Mustafa, especialista em neuropsicologia, enumera pelo menos 8 catalisadores de ansiedade, na sua página de Instagram. A primeira é logo muito intuitiva: não mexer o corpo. Passar horas à secretária, ou no sofá, sem se mover, pode gerar e agravar os sintomas de alguém que já se sente ansioso. "Quando nos sentimos ansiosos, o exercício parece ser a última coisa que queremos fazer, mas há evidências fortes de que uma rotina de treino consistente tem um impacto positivo no processo fisiopatológico da ansiedade" esclarece. Andar ou correr meia hora, sair de casa, optar pelos transportes públicos em vez do carro, tudo conta.
A somar a estas, está o tempo em excesso passado nas redes sociais. "Embora sejamos criaturas sociais, tempo excessivo nas redes sociais (plataformas que nos fazem sentir mais ligados) leva a um aumento exacerbado de ansiedade. Comer uma refeição sem consultar o telemóvel, instalar aplicações que monitorizem o tempo passado online ou deixar o telemóvel fora do quarto, quando se vai dormir, são boas práticas.

A médica destaca ainda a falta de limites nos relacionamentos. "Dizer sempre que sim pode levar a sentimentos exacerbados de ansiedade. Para proteger a sua energia e paz de espírito, permita-se dizer "não" a coisas que não quer fazer." Por fim, falta de exposição solar. A luz solar, diz o especialista, potencia a libertação de seratonina e providencia vitamina D. Dez minutos todos os dias, é o mínimo.

Saúde, Educação, Ansiedade, Café, Consumo, Doença, exercício
Basta 1 minuto para reduzir a ansiedade? Esta técnica garante que sim
Acorda de manhã e tem a cabeça a mil, caótica e frenética. Não sabe das chaves de casa nem se desligou a placa do cabelo. Ainda mal começou e o dia já parece arruinado. A isto chamamos ansiedade matinal, e com um simples exercício de um minuto é possível eliminá-la.
Está de férias mas não consegue desligar do trabalho? Faça estas seis coisas
Para algumas pessoas, o telemóvel e o computador passaram a ser uma constante nas suas vidas, mesmo quando não estão a trabalhar - um fenómeno apelidado de 'FOMO profissional'. Entrevista a Catarina Lucas, psicóloga, sobre sintomas e modos de superação.
Chás, aplicações e cobertores pesados: afinal, o que ajuda mesmo a dormir?
Não faltam produtos com fórmulas aparentemente mágicas que nos vendem longos sonos reparadores. No Dia Mundial do Sono, uma neurologista esclarece o que funciona (e o que não).
Acabar com a ansiedade em definitivo. É possível? Um coach responde
O coach espanhol Gio Zararri discorre sobre uma das maiores inquietações das gerações atuais: a ansiedade. Esclarece o conceito e dá-nos ferramentas para “remediar”, como diz, aquilo que devia ser apenas um mecanismo de defesa e não um transtorno.
Duches de água fria entre 11 e 15 minutos por semana trazem benefícios para a saúde física e mental
O seu corpo, pele e mente agradecem se virar a torneira para o lado da água fria alguns segundos por dia.
Acorda com frequência a meio da noite? Eis as razões possíveis
Há poucas coisas tão frustrantes como acordar a meio da noite e não voltar a adormecer. E não, não é algo que aconteça apenas aos pais de recém-nascidos ou às pessoas que trabalham por turnos.
Pede desculpa por tudo, constantemente? Pode ter um problema emocional
Para algumas pessoas, pedir desculpa já se tornou um reflexo, o menor pretexto torna-se adequado para a palavra “desculpa”. Mas há explicação para isso.