Beleza / Wellness

De meias frias a duches tépidos. Truques para conseguir dormir com o calor

A ciência é clara: precisamos de um ambiente fresco para conseguirmos ter um sono de beleza. O problema? A chegada do verão e das temperaturas altas. Ótimas para se ir à praia, menos boas se quisermos dormir.

Foto: Pexels
20 de junho de 2023 Ana Filipa Damião

As temperaturas elevadas, principalmente no verão, podem ser um verdadeiro inimigo do sono, isto porque o nosso organismo necessita de um ambiente fresco para adormecer bem e, posteriormente, ter uma boa noite de descanso. Em condições ideiais, a temperatura do corpo começa a descer alguns graus cerca de uma a duas horas antes de nos deitarmos, e continua a descer enquanto dormimos, explica Leslie Swanson, psicóloga clínica e professora associada de psiquiatria no Laboratório de Investigação do Sono e Circadiano da Universidade de Michigan, ao The New York Times. Ou seja, o calor tem o poder de dificultar este efeito de arrefecimento e arruinar, no pior dos casos, o nosso sono de beleza. Contudo, nem tudo está perdido.

Uma das formas mais eficazes de manter o quarto fresco durante a noite é, no caso de não haver ar condicionado, manter os estores e as janelas fechados ao longo do dia, de modo a impedir a entrada dos raios de sol. Manter uma ventoinha ligada também deverá ajudar a regular a temperatura e com a circulação do ar.

Depois, certique-se de que tem a roupa de cama indicada – o algodão é o melhor tecido para estas situações, pois é mais fino e absorve a transpiração, ao invés dos materiais sintéticos. Ao contrário do que o senso comum possa indicar, devemos evitar tomar um duche de água fria antes de nos deitarmos. "O corpo produz calor em reação à água muito fria", alerta Joëlle Adrien, especialista em neurobiologia, à Madame Fígaro. O melhor será tomar um duche tépido.

Alternativas mais radicais englobam calçar meias que estiveram no frigorífico ou borrifar água nos lençóis, que depois de evaporada deixa a roupa de cama à temperatura ideal. É também de extrema importância manter o organismo hidratado – o corpo transpira para se conseguir arrefecer, o que resulta na perda de água. Por último, os especialistas aconselham a não alterarmos a rotina noturna nos meses mais quentes e alertam para o perigo das sestas - apenas irão perturbar o ato de adormecer.

Saiba mais
Saúde, Educação, Dormir, Calor, Temperaturas Altas, Verão, Ventoinha, Meias Frias, Lençóis de Algodão, Hidratação, Água, Duche Morno, Duche Frio, Sestas, Descanso, Rotinh
Leia também
As Mais Lidas