Tendências há muitas, mas só com alguma comprovação científica é que ousamos falar delas como algum tipo de ferramenta para a nossa vida diária. E esta é uma delas. O TikTok acaba de tornar virais vídeos de pessoas a darem leves batidelas no rosto com a hashtag'brain tapping'. Muitas dizem que esta técnica ajuda a adormecer, principalmente em noites quentes, mas será que funciona mesmo? O método funciona em muitos casos, mas da mesma forma que funcionaria a velha técnica de contar carneirinhos ou de repetir um mantra qualquer. Isto porque, na prática o que se faz é tirar a mente do foco de preocupações. Se desocupar a mente se aliar ao relaxamento do corpo, neste caso através de batidas repetidas, a sensação de calma é maior. Existem pessoas que utilizam técnicas semelhantes, como fazer festas no rosto, principalmente próximo aos olhos e sobrancelhas, algo que produz uma sensação de olhos pesados (vontade de dormir). Ou até mesmo que passe as mãos repetidamente pelos cabelos.
A verdade é que nada disto funciona por si só se outras medidas quanto ao sono não forem tomadas. É claro que um bom descanso é essencial para uma boa saúde e para o nosso bem-estar. Deitar-se à hora certa de acordo com o nosso relógio biológico é uma das coisas a ter em atenção. Os especialistas indicam que, embora existam variações consoante a idade, as 22 horas é a hora certa para ir para a cama e assim respeitar o ritmo circadiano do nosso corpo.
Chegar à cama cansado, também poderá ser um bom começo. Parece óbvio, mas nem sempre é assim. Por outro lado, confundimos muito fadiga física com fadiga mental. Não utilizar o telemóvel na cama é uma das regras de ouro. Está mais do que comprovado que a luz azul emitida pelos smartphones atrapalha a produção de melatonina, hormona responsável pela regulação do sono. O corpo liberta naturalmente essa hormona ao entardecer, e nunca durante o dia, atingindo os seus picos mais altos quando já é noite cerrada. Deveríamos até tirá-lo da sala e usar um despertador clássico em vez do telemóvel.
Jantar pelo menos duas horas antes de ir para a cama é meio caminho andado. Jantar tarde pode fazer com que ganhemos peso e com que passemos mais noites sem dormir. Para perder peso e dormir bem, o ideal é jantar cedo e deixar passar pelo menos duas horas entre o final do jantar e a hora de dormir. Quem acorda a meio da noite, nada de aparelhos eletrónicos (isso desperta ainda mais e pode causar ansiedade) e tentar ter algumas rotinas de respiração consciente.
A ciência é clara: precisamos de um ambiente fresco para conseguirmos ter um sono de beleza. O problema? A chegada do verão e das temperaturas altas. Ótimas para se ir à praia, menos boas se quisermos dormir.