Conhece bem a sua roupa? Os melhores (e piores) tecidos para usar no verão
Há diversos fatores a ter em conta no que toca ao guarda-roupa da estação quente, do tipo de tecido ao design das peças, passando pela cor e porosidade.

O guarda-roupa muda consoante as estações do ano, ou pelo menos de acordo com a temperatura ambiente. No fim do inverno, as malhas de lã e camisolas de manga comprida são retiradas das gavetas para dar espaço a roupa mais leve. Mas sabia que o tipo de tecido não é o único fator a ter em conta numa altura de mais calor? Há que saber descodificar também o design, a cor, a porosidade e ainda a respirabilidade das peças
Quais os melhores tecidos para combater o calor?
No verão, existe a tendência é optar pelo algodão ou o linho, pois são mais frescos. Contudo, a ciência dessa "leveza" é um pouco mais complexa do que se espera. "Do ponto de vista da tecnologia têxtil, é preciso "jogar" com dois fatores: a condutividade térmica – quanto maior, menos isolante é o tecido – e a capacidade de absorção da humidade", explica Elisabeth Lorenzi, designer de Moda e professora de Materiais Têxteis na Universidade de Nebrija, Espanha, em entrevista ao site SModa.
Assim, as fibras de celulose (algodão, linho, viscose ou lyocel) são bons condutores técnicos, o que significa que não criam uma barreira isolante e permitem a dissipação do calor corporal, embora também façam com que o ar quente externo entre. Por norma, são bastante respiráveis e ajudam a regular a temperatura corporal, ou seja, ajudam a expelir a humidade do suor.

No entanto, existe um senão. "Um erro típico de quem transpira muito é usar t-shirts de algodão", explica Enric Carrera, diretor do Instituto de Investigação Têxtil da Universidade Politécnica da Catalunha, à mesma publicação. "Esta fibra absorve muito suor, mas como também tem uma elevada capacidade de retenção de humidade, satura-se rapidamente, não se evapora facilmente e, portanto, obtemos aquela sensação desagradável de uma peça de vestuário húmida e fria que pode levar a constipações." É esta a razão pela qual o vestuário de desporto é normalmente feito de poliéster, material que não absorve a humidade.
Outro fator a lembrar é a qualidade do linho. Se este fizer comichão ou provocar outra reação em contacto com a pele, é porque não é 100% puro, com grande probabilidade de se tratar de uma mistura de poliéster e rami, uma fibra semelhante, mas mais agressiva.
O corte e a cor da peça são importantes?
Sim, clarifica Carrera. O design dependerá das condições ambientais exteriores – se chover terá de ser impermeável, se estiver frio terá de ser quente e, se estiver calor, terá de ser folgado. Simplificando, quanto menos justo ao corpo, maior será a circulação do ar, o que contribui para a evaporação da transpiração.
A espessura do tecido pode promover a proteção solar?
No que toca à espessura, a ideia é bastante simples: roupa grossa no inverno e fina no verão. Quanto à proteção solar, alguns estudos afirmam que tecidos densos protegem mais dos raios ultra-violeta, como o poliéster – uma fibra sintética - em detrimento do algodão – uma fibra natural.

Moda, Educação, Tecido, Roupa, Verão, Calor, Transpiração
Dormir sem roupa. Sim ou não?
De pijama, só com camisa de dormir, ou sem nada no corpo? Dormir nua tem vantagens que vários especialistas defendem.
Roupa de cama. Os principais erros que pode estar a cometer e como preservá-la
De ingredientes proibidos a regras de lavagem, estaremos a cuidar bem dos lençóis, fronhas e outros elementos da roupa de cama?
Exaustão causada pelo calor. 5 formas de sobreviver às temperaturas altas
Se é fã de sol, calor e longos serões ao ar livre, principalmente no verão, este artigo é para si. Mas não inteiramente pelas melhores razões.
De meias frias a duches tépidos. Truques para conseguir dormir com o calor
A ciência é clara: precisamos de um ambiente fresco para conseguirmos ter um sono de beleza. O problema? A chegada do verão e das temperaturas altas. Ótimas para se ir à praia, menos boas se quisermos dormir.
Os melhores e os piores tecidos para usar durante as ondas de calor
Em tempos de calor extremo, há que ter em conta o que vestimos. Dos benefícios do algodão aos malefícios da seda artificial, fomos perceber que tecidos são ideais.