Beleza / Wellness

Como perder peso apenas a beber água

Além de combater futuras dores de cabeça, a ingestão de água acelera o metabolismo e o processo de lipólise, o que ajuda a queimar gordura.

Foto: Freepik
29 de agosto de 2022 Ana Filipa Damião

A água faz bem à saúde – é uma afirmação óbvia se pensarmos que o ser humano só sobrevive alguns dias sem ela. A um nível mais profundo, previne o nevoeiro cerebral, a sensação de cansaço, dores de cabeça ou ainda tonturas, alguns sinais associados à desidratação. Mas sabia que também ajuda a emagrecer?

Vários estudos sugerem uma relação de causa-efeito entre a água e o consequente emagrecimento. Num deles, os cientistas descobriram que bastava beber meio litro para se aumentar o número de calorias queimadas ao longo de uma hora, um fenómeno que tem diversas explicações.

Em primeiro lugar, beber água antes de cada refeição faz com que a pessoa se sinta mais saciada, o que a leva a comer menos. Contudo, mais eficaz do que fazer isto para enganar a fome, é bebê-la regularmente durante o dia, a fim de evitar a sensação de sede, um sinal claro de desidratação. Outro ponto a ter em conta é que, por vezes, o cérebro confunde a necessidade de água por comida, contribuindo para os quilos a mais na balança.

"Juntamente com refeições e petiscos equilibrados, uma hidratação adequada pode ajudá-lo a ouvir melhor a sua fome e a saber quando está satisfeito, ajudando o corpo a atingir o peso que deve ter ao longo do tempo", explicou Kelly Jones, nutricionista, em entrevista à edição norte-americana da revista Men’s Health.

Além disso, trata-se de uma molécula essencial para o processo de lipólise, através do qual o corpo queima gordura e converte-a em energia - um maior consumo de H2O estimula a lipólise, bem como as reações metabólicas. Neste caso, a sua temperatura ganha relevância - algumas pesquisas sugerem que beber água fria ajuda a acelerar o metabolismo, porque, deste modo, o corpo trabalha mais para aquecê-la, queimando mais calorias.

Substituir bebidas gasificadas ou outras por água é, claro, a melhor decisão a tomar por quem quer perder peso. Outra vantagem: aumentar o consumo diário de H2O em apenas um copo pode reduzir um futuro ganho de peso em 0,13 quilos, segundo um artigo do site Healthline, especializado em saúde.

E quando não se trata de perder peso, mas sim volume, a água também ajuda, pois contribui para a libertação de resíduos do organismo. Mais: a baixa ingestão de líquidos pode causar obstipação e a sensação de inchaço.

Quantos litros devo beber para perder peso?

O consumo recomendado depende de indivíduo para indivíduo, consoante fatores como o peso, a idade, o clima onde vive, entre outros. No geral, as autoridades de saúde recomendam a ingestão de um a dois litros de água por dia, cerca de oito copos, mas este não se trata de um valor linear. A Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos aconselha que as mulheres bebam 2,7 litros por dia, um a menos do que os homens (água consumida através dos alimentos também), de acordo com a publicação Insider.

Pequena ressalva: os indivíduos mais velhos e aqueles que treinam regularmente tendem a necessitar ingerir mais líquidos.

Saiba mais
Saúde, Educação, Água, Emagrecer, Peso
Leia também

Beber água com clorofila. Tendência ou salvação da pele?

Águas com infusões, chá de matcha ou kombucha são algumas das tendências que se tornaram virais nas redes sociais, devido aos benefícios que trazem para a saúde. Agora é a vez de água com clorofila - será que este antioxidante ajuda na prevenção de anti-inflamações?

As Mais Lidas