Beleza

O segredo para perder peso enquanto dorme, revelado pela ciência

Um grupo de cientistas descobriu que o simples facto de descansarmos tem grandes impactos na ingestão de calorias, o que contribui para o emagrecimento.

Foto: Getty Images
18 de fevereiro de 2022 Ana Filipa Damião

Perder peso enquanto dormimos? Mais parece um daqueles anúncios de comprimidos milagrosos que retiram toda a gordura indesejada e mais alguma sem termos de mexer uma palha, não é? Bem, a questão é mesmo essa. Os cientistas descobriram uma forma fácil e eficaz de perdermos aquelas gramas persistentes ao mesmo tempo que levamos a nossa vida normal.

No ensaio, publicado na revista JAMA Internal Medicine, foi pedido a 80 jovens adultos com excesso de peso (sem distúrbios graves do sono) que dormissem cerca de oito horas e meia por noite durante duas semanas, ao invés das cerca de seis horas e meia que costumam descansar. Para conseguirem mudar a sua rotina noturna, os participantes tiveram uma sessão prévia de aconselhamento totalmente personalizada. Um dos conselhos passava por evitarem dispositivos emissores de luz azul – telemóveis, computador, televisão – 45 minutos a uma hora antes de se deitarem, pois esta luz impede a libertação de melatonina, a hormona do sono.

Ao longo dos 14 dias, os investigadores foram medindo as calorias ingeridas pelos participantes através de análises de urina. No final da experiência, descobriram que quem dormiu as oito horas diminuiu a ingestão calórica numa média de 270 calorias por dia. Houve até quem tivesse cortado 500. É verdadeiramente um game changer - menos 270 calorias por dia equivalem à perda de quase 12kg em três anos.  

Como é que isto se explica? Noites mal passadas têm um grande impacto em duas hormonas que controlam a fome e a saciedadeghrelin e leptina. A primeira estimula a fome, que sentimos com mais frequência quando dormimos pouco. A segunda avisa-nos quando estamos cheios e diminui com a falta de descanso. Temos aqui o cocktail perfeito: sentimos mais fome e não temos aquele click no cérebro que nos avisa quando parar de comer, tudo porque não descansamos horas suficientes.

Além disso, não são apenas os indivíduos com excesso de peso que têm esta reação de hormonas. "Descansar o suficiente tem benefícios para a saúde de todos, independentemente do peso corporal", esclareceu Kristen Knuston, professora de sono e medicina preventiva na Universidade de Northwestern, EUA, à CNN. Os centros de recompensa do cérebro também são impactados quando não dormimos muito. Estão mais ativados, "o que aumenta o desejo por hidratos de carbono", contou Esra Tasali, cientista que trabalhou no estudo, professora de medicina e diretora do Centro de Investigação do Sono da Universidade de Chicago, à mesma publicação.

Saiba mais
comportamento, educação, sono, comer, emagrecer, saúde
Leia também

As mulheres e o sono

A privação de sono é um dos problemas do século XXI e as mulheres têm uma relação especial com ela. Dormir é essencial e até está na moda. Por isso, se este artigo lhe der sono, tanto melhor.

As Mais Lidas