Beleza

Dorme para o lado direito? Há fortes razões para não o fazer

O que acontece quando não adotamos a melhor posição para dormir? Agravamos uma série de problemas de saúde, ainda que inconscientemente. Saiba quais.

Foto: Freepik
06 de julho de 2023 Máxima

Existem diversos fatores que podem arruinar uma boa noite de sono, entre eles a posição em que dormimos. Segundo o especialista em herbalismo Ali Ramadan, perdemos qualidade de sono quando adormecemos sobre o lado direito do corpo. "Quando dormimos para o lado esquerdo, o estômago e os seus sucos gástricos permanecem mais baixos do que o esófago, reduzindo assim a azia e problemas digestivos", explica num vídeo que partilhou nas redes sociais. "Também reduz a pressão nas costas e é a posição ideal para as mulheres grávidas dormirem." Mas será mesmo? 

"Não existe uma posição para dormir que seja indicada para toda a gente. Como sempre, esta é uma questão que tem de ser individualizada," começa por alertar Ana Isabel Pedroso, especialista em Medicina Interna do grupo Lusíadas, em entrevista à Máxima. Contudo, "temos a certeza aqui de algumas coisas", nomeadamente quando se afirma que "dormir para o lado esquerdo é altamente recomendável para algumas pessoas. Por exemplo, quem sofre de refluxo gastroesofágico, em que por alguma razão o ácido gástrico volta para cima em vez de ficar na zona do estômago."

@holisticali

Do you sleep on the left side? There are benefits to both right side sleeping and left side sleeping. The research shows it is better for digestive health to sleep on the left side, and for those who have heart failure it is better to sleep on the right side. Sources: https://www.dovepress.com/sleep-positions-and-nocturnal-body-movements-based-on-free-living-acce-peer-reviewed-fulltext-article-NSS https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/410292 https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12801953/ https://medlineplus.gov/ency/patientinstructions/000559.htm https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12801953/ https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10445529/ https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26835867/ https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/8071510/ https://www.sleepfoundation.org/sleeping-positions/side-sleeping https://www.healthline.com/health/healthy-sleep/sleep-effects-digestion https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19110135/ https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12535814/

? original sound - Ali Ramadan

Se estivermos virados para a esquerda, o estômago mantém-se mais para baixo, "não permitindo fisicamente que o refluxo se dê tanto. Quando viramos para a direita o estômago fica mais para cima e livre, e portanto é mais fácil para este permitir que haja refluxo gastroesofágico."

No que toca a grávidas, a médica afirma que o aconselhável é dormirem e descansarem viradas de lado. "Em situações de emergência, quando temos uma grávida nunca a deitamos em decúbito dorsal puro, ou seja, de barriga para cima, colocamos sempre rodada para a esquerda", devido à compressão. "O que acontece muitas vezes é que o útero, a placenta, todo o líquido amniótico e o bebé, por vezes já com algum peso, todas estas estruturas, vão fazer compressão ao nível da veia cava inferior, responsável por trazer o sangue até ao coração." Quando a veia em questão é comprimida, acontece uma diminuição do retorno venoso, o que pode diminuir o débito cardíaco e, em consequência, baixar a tensão, explica. "Podemos ter variadíssimas questões de emergência derivadas disto." 

Ana Isabel Pedroso, especialista em Medicina Interna nos Lusíadas.
Ana Isabel Pedroso, especialista em Medicina Interna nos Lusíadas. Foto: D.R

Os especialistas afirmam ainda que, no geral, a melhor posição para se dormir é de costas, pois permite um bom alinhamento da coluna vertebral, reduzindo a probabilidade de se desenvolver dores de costas e no pescoço, e uma respiração mais correta, como noticia um artigo da Glamour britânica, embora Ana Isabel Pedroso avise que tal não é aconselhável para todos

"Estar de barriga para cima normalmente também faz com que haja mais roncos, e isto tem a ver com a síndrome de apneia obstrutiva do sono", que ocorre quando os músculos e os tecidos moles da garganta relaxam durante o sono e bloqueiam as vias respiratórias. Por exemplo, as pessoas que tiverem mais tecido na zona do pescoço do que outras e que estejam de cúbito dorsal puro, acabam por experienciar mais pressão ao nível da traqueia, e por isso produzem mais som e ronco. "Este grupo também é aconselhado a dormir de lado, sendo o esquerdo sempre melhor do que o direito devido ao refluxo." A posição está também associada a uma melhoria da drenagem linfática e da circulação sanguínea, beneficiando a saúde cardiovascular no geral. 

Saiba mais
Saúde, Educação, Dormir, Dormir para o lado esquerdo, Apneia do sono, Azia, Problemas digestivos
Leia também
As Mais Lidas