Afinal, qual a melhor posição para dormir? A ciência responde
74% da população dorme de lado enquanto 16% dorme de estômago para baixo, mas a verdade é que existe uma posição em particular recomendada por especialistas para que a nossa postura, de dia, seja a melhor.

Quando chega a tão esperada hora de nos deitarmos, passado um longo dia de trabalho, a última coisa que nos passa pela cabeça é qual a posição em que devemos dormir - ou pelo menos assim o será para a maioria. Apenas queremos descansar e estar confortáveis tendo em conta o que o corpo pede, o que às vezes resulta em acordar com dores nos músculos. A explicação? Muito provavelmente não estamos a dormir na posição correta. E se é verdade que não podemos controlar a forma como adormecemos - o nosso corpo vai fazê-lo naturalmente, colocando-nos na posição mais confortável - existem truques para contrariar más posturas durante o sono.
Segundo declarações da especialista em sono Kiera Prichard à Glamour britânica, "dormir de barriga para cima é a posição mais recomendada, porque a vértebra pode alinhar-se naturalmente, sem curvas ou relevos". Já dormir de lado (como faz mais de 60% da população), posição que se associa à gestação, é benéfico para o coração, acrescenta. Dormir de barriga para baixo é a posição menos recomendada e que causa mais problemas na coluna, pois corremos o risco de torcer o pescoço e a cabeça. Provoca também muita pressão no peito, pulmões e coluna, sendo das piores posições a adotar. As boas notícias são que apenas 16% da população dorme desta forma, afirma a Glamour britânica.
Entre outros benefícios de dormir de barriga para cima, encontramos a prevenção de azia, refluxos ácidos e até de rugas. Para além disso, ajuda a reduzir os sintomas da sinusite.
Para conseguir adotar este hábito, experimente: ouvir um podcast ou música enquanto está nesta posição, enviando assim sinais para a mente de que essa posição está associada a descanso; ou colocar almofadas em locais de apoio como por baixo dos braços e dos joelhos. A chave é ser persistente - o mais provável é que mesmo que adormeça corretamente, volte a acordar de lado. Se isso acontecer, volte para a posição inicial. Eventualmente o corpo vai habituar-se, e a sua coluna vai agradecer.

Beleza, Educação, Saúde, Dormir
Há razões fortes para não beber água antes de dormir
Beber água é essencial, seja verão ou inverno, mas fazê-lo antes de dormir pode causar graves danos, de acordo com especialistas.
Beber café logo ao acordar? Nem pensar (e eis porquê)
Ingerir cafeína à hora errada do dia pode ter consequências graves para o organismo, desde a desregulação do ritmo circadiano ao aumento dos níveis de cortisol.
Como diminuir as olheiras com apenas um ingrediente (e em casa)
As olheiras profundas, muitas vezes pigmentadas, não têm de ser o pior inimigo de uma pele saudável. Izabel de Paula, body shaper, demonstra como atenuá-las de forma rápida, eficaz e em casa. Veja como, no vídeo.
Dormir antes da meia-noite: um hábito a adotar ou um mito?
Desde pequenos que ouvimos que nos devemos deitar antes da meia-noite, porque essas horas são as mais regenerativas para o corpo. Mas será isto verdade?
As dores de pescoço têm solução? De acordo com os especialistas, sim
Stress, tensão e dores musculares são, infelizmente, sintomas mais comuns do que gostariamos. Não é caso para desanimar: pelo menos as dores no pescoço podem ser aliviadas.
Usar o sangue menstrual para máscaras faciais? Sim, é a nova tendência de beleza
Tratar da pele nem sempre foi tendência, mas agora temos um cem número de passos na rotina de beleza a cumprir. Com o aparecimento do Tik Tok, as ideias para máscaras faciais caseiras são cada vez mais comuns: a nova é uma versão com sangue menstrual. Será que tem adesão?