Beleza / Wellness

Afinal, qual a melhor posição para dormir? A ciência responde

74% da população dorme de lado enquanto 16% dorme de estômago para baixo, mas a verdade é que existe uma posição em particular recomendada por especialistas para que a nossa postura, de dia, seja a melhor.

Foto: IMDB
26 de setembro de 2022 Bianca Gregório / com Rosário Castro.

Quando chega a tão esperada hora de nos deitarmos, passado um longo dia de trabalho, a última coisa que nos passa pela cabeça é qual a posição em que devemos dormir - ou pelo menos assim o será para a maioria. Apenas queremos descansar e estar confortáveis tendo em conta o que o corpo pede, o que às vezes resulta em acordar com dores nos músculos. A explicação? Muito provavelmente não estamos a dormir na posição correta. E se é verdade que não podemos controlar a forma como adormecemos - o nosso corpo vai fazê-lo naturalmente, colocando-nos na posição mais confortável - existem truques para contrariar más posturas durante o sono.

Segundo declarações da especialista em sono Kiera Prichard à Glamour britânica, "dormir de barriga para cima é a posição mais recomendada, porque a vértebra pode alinhar-se naturalmente, sem curvas ou relevos". Já dormir de lado (como faz mais de 60% da população), posição que se associa à gestação, é benéfico para o coração, acrescenta. Dormir de barriga para baixo é a posição menos recomendada e que causa mais problemas na coluna, pois corremos o risco de torcer o pescoço e a cabeça. Provoca também muita pressão no peito, pulmões e coluna, sendo das piores posições a adotar. As boas notícias são que apenas 16% da população dorme desta forma, afirma a Glamour britânica.

Entre outros benefícios de dormir de barriga para cima, encontramos a prevenção de azia, refluxos ácidos e até de rugas. Para além disso, ajuda a reduzir os sintomas da sinusite.

Para conseguir adotar este hábito, experimente: ouvir um podcast ou música enquanto está nesta posição, enviando assim sinais para a mente de que essa posição está associada a descanso; ou colocar almofadas em locais de apoio como por baixo dos braços e dos joelhos. A chave é ser persistente - o mais provável é que mesmo que adormeça corretamente, volte a acordar de lado. Se isso acontecer, volte para a posição inicial. Eventualmente o corpo vai habituar-se, e a sua coluna vai agradecer. 

Saiba mais
Beleza, Educação, Saúde, Dormir
Leia também
As Mais Lidas