Estes são os alimentos que nos fazem mais felizes (e o açúcar não é um deles)
Há um novo estudo que comprova que há alimentos que nos deixam mais felizes e menos propensos a depressões.

Se acha que o chocolate ou a comida fast-food a deixa mais feliz naqueles dias em que tudo corre mal, engana-se. Um estudo publicado pelo The Social Psychological and Personality Science Journal investigou a influência que a comida fast-food e os legumes têm na nossa felicidade e chegou à conclusão que quem come fruta e legumes é mais feliz. As conclusões do estudo vêm contrariar a ideia de que a comida rápida, como hambúrgueres ou pizzas, traz felicidade, especialmente naqueles dias em que estamos mais em baixo.
A relação entre a fast-food e o nosso humor é muito mais complexa do que imaginamos. Para esse estudo foram organizados dois grupos de participantes: durante um mês, o primeiro ingeriu alimentos à base de fruta e legumes e o segundo grupo comida fast-food.

Os investigadores concluíram que as embalagens e a forma de servir a comida no segundo grupo influenciavam muito as reações à mesma. O mesmo acontecia com o ambiente que a envolvia – ver o mar ou estar perto da natureza, por exemplo, diminuía a ansiedade. No grupo que fez uma dieta à base de fruta e legumes, os participantes tentaram consumir 8 porções desses alimentos diariamente, o que mudou completamente a forma como se sentiram.
Uma alimentação à base de azeite, grão, legumes, nozes e fruta é o melhor para manter o equilíbrio físico e torná-la uma pessoa mais feliz.

Sofre de ansiedade? Não falhe estes cinco passos
A Máxima foi à procura do antídoto para a ansiedade, um dos maiores desafios do século XXI, e explica como combatê-la.
Haverá uma nova cura para a depressão pós-parto?
Há uma substância que pode, no futuro, solucionar as reações químicas no corpo que desencadeiam a depressão pós-parto.
Quer manter a produtividade no verão? A alimentação dá uma ajuda
Há alimentos que são como um combustível para o cérebro, capazes de alimentar os neurónios mesmo quando só pensamos em praia e descanso.
“A dieta mediterrânica é a melhor para o funcionamento cerebral”
Sabia que o sono elimina a proteína b-amiloide, uma proteína que está na génese da doença deAlzheimer? E que os alimentos processados, pobres em vitaminas e sais minerais prejudicam o cérebro? A Máxima conversou com o psiquiatra Tiago Reis Marques para desmistificar o tema.
Há uma mutação portuguesa do cancro da mama a ser investigada
A investigação vai acompanhar os portadores desta mutação e avaliar a doença agora e os riscos do seu reaparecimento no futuro.
Natalia Vodianova vai falar da saúde feminina
A modelo Natalia Vodianova juntou-se à plataforma de saúde feminina Flo numa campanha de desmistificação de alguns tabus.
Portugueses descobrem novo teste que vem ajudar doentes com cancro
Investigadores criam novo modelo de testes em larvas de peixe que se pode vir a tornar num exame de rotina para verificar a eficácia da quimioterapia em doentes oncológicos.
Tempo de espera para cirurgias aumenta
Apesar de o número de operações ter crescido em 2016, não foi suficiente para responder à lista de espera.
Há uma nova cirurgia para curar as enxaquecas (e apagar as rugas) em Portugal
Trata-se de uma cirurgia plástica que apaga as rugas e que agora pode também tratar a enxaqueca. Foi realizada pela primeira vez em Portugal, no Hospital de São João, no Porto.
O consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e cannabis continua a subir (principalmente entre as mulheres)
De acordo com o Inquérito Nacional à População Geral, o consumo de outras drogas manteve-se estável.
Há mais mulheres a morrer de cancro do pulmão
O número de mulheres fumadoras aumentou e são cada vez mais as doentes oncológicas.
Farmácias ficam fora do Plano Nacional de Vacinação
Foi aprovada a administração de vacinas do PNV por entidades privadas, mas as farmácias continuam sem poder fazê-lo.
Será a restrição calórica o novo elixir da juventude?
Hoje na Culturgest há uma conferência sobre a prevenção do envelhecimento celular. Antecipámos a conversa com Cláudia Cavadas, a oradora, e encontrámos esperança numa nova e excitante descoberta científica.
Reduzir o açúcar na alimentação pode ser a chave para uma pele perfeita
Além de ser crucial na perda de peso, reduzir a quantidade de açúcar ingerida diariamente aumenta a disposição e melhora o paladar.
Letitia Wright e Lady Gaga revelam ter sofrido de depressão
As duas artistas aproveitaram os seus discursos nos BAFTA e nos Grammy, respectivamente, para abordar os problemas de saúde mental que enfrentaram.