Reduzir o açúcar na alimentação pode ser a chave para uma pele perfeita
Além de ser crucial na perda de peso, reduzir a quantidade de açúcar ingerida diariamente aumenta a disposição e melhora o paladar.

No dia 14 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Diabetes. Apesar da informação sobre o tema ser cada vez maior, o consumo de produtos açucarados continua a revelar-se demasiado elevado. Além da obesidade e dos riscos para a saúde, também a pele sente os efeitos dos doces em excesso, já que muito açúcar pode causar inflamação e até mesmo estar na origem de problemas de pele como a rosácea.
Ao insistir no alerta, a Organização Mundial da Saúde reduziu o valor recomendado de açúcar de 10% para 5% numa dieta de 2.000 calorias diárias. O número equivale a 20 gramas (100 calorias ou um pouco mais de cinco colheres de chá), sendo que uma lata de refrigerante tem normalmente o dobro do recomendado, ou seja, até 40 gramas de açúcar.

O consumo em excesso pode mesmo tornar-se um vício – quanto maior a quantidade de açúcar, mais precisamos dele. E o inverso também acontece: quanto menor for a quantidade ingerida, menor é a necessidade do mesmo, e ainda se melhora o paladar, o funcionamento intestinal e até a disposição. O resultado é um organismo mais saudável e uma pele mais bonita.
Siga estas 5 sugestões para começar um detox de açúcar:
- Lembre-se que o excesso de sal pode gerar mais desejo por doces.

- Beba água quente com limão. A fruta tem um efeito de alcalinização e descarga de toxinas, além do seu alto potencial antioxidante, proveniente da vitamina C.
- Aposte no abacaxi ao pequeno-almoço e também num suplemento probiótico para reequilibrar o açúcar no sangue e melhorar o funcionamento intestinal.
- Evite produtos lácteos e cafeína em excesso. Os lácteos são de difícil digestão e o café vai sobrecarregar o fígado, que já está com excesso de trabalho.

- Por fim, combine uma alimentação saudável com a prática de exercício físico regular. A sua pele responderá rapidamente.

Comer fruta é saudável mas também tem açúcar, quantas peças posso comer?
Vanda Batista, 44 anos
Um por dia: 31 cremes de mãos para hidratar-se neste inverno
Quando o frio se intensifica, as mãos são as primeiras a sofrer. Esta é a nossa seleção dos melhores hidratantes para ter sempre no necessaire.
Boa forma: Sacrifícios & Prazeres
Quando a imagem é um trunfo, os cuidados com a alimentação são ainda mais essenciais. Fomos conhecer os hábitos e as rotinas alimentares de seis mulheres de diferentes áreas.
Estes são os três ingredientes de um pequeno-almoço saudável
Segundo uma especialista ligada à Universidade de Harvard, só precisamos de três alimentos para um pequeno-almoço equilibrado.
Sobreviver ao Supermercado
Resistir à gula e ao impulso consumista quando se vai ao supermercado não é tarefa fácil...
Receita: bolo de chocolate sueco
Pedimos à autora de 'Delícias de Chocolate', Victoria Glass, para partilhar connosco duas das receitas do seu novo e irresistível livro. Veja aqui a primeira receita.
Receita: Cupcakes de fudge
Pedimos à autora de 'Delícias de Chocolate', Victoria Glass, para partilhar connosco duas das receitas do seu novo e irresistível livro. Veja aqui a primeira receita.
Os alimentos que ajudam a dormir bem
Para ter uma boa noite de sono, comece por olhar para o conteúdo do seu prato.
Chá Oolong: será este o segredo da longevidade?
Na Ásia é um sucesso e garantem que queima calorias sem dar por isso.
5 alimentos que afinal não são assim tão saudáveis
Com tantas opções no mundo da comida saudável, é difícil não ficar confuso e cair na armadilha. É o caso destes cinco alimentos: afinal, podem não ser tão saudáveis como pensávamos.
O que comemos influencia o cabelo? A nutricionista Charlotte Debeugny responde
Depois de uma carreira de sucesso em finanças, a nutricionista inglesa vive uma segunda vida. A Máxima foi conhecê-la a Madrid e aproveitou para fazer outras perguntas e descodificar alguns mitos.