Atual

Atriz francesa de 25 anos acusa Gérard Depardieu de a ter violado

Charlotte Arnould chocou a França ao revelar que após um ano de silêncio não conseguia mais ficar calada, alegando ter sido violada pelo famoso ator francês em 2018.

Foto: Agences Artistiques
17 de dezembro de 2021 Rita Silva Avelar
Já sabiamos que o ator francês estava implicado num caso de violação e agressão sexual, mas ainda não sabiamos que o acusava. Sabiamos, também, que o #MeToo estava a demorar a chegar à Europa, mas que chegaria. Em França, embora o movimento até já tivesse chegado (recorda-se da entrevista que fizemos a Vanessa Springora? E do caso de Adèle Haenel, mencionado na mesma entrevista?) levantam-se agora vozes de protesto contra Gérard Depardieu, que é publicamente acusado pela jovem atriz de 25 anos, Charlotte Arnould, de violação. O caso remontará a 2018, e só agora a atriz francesa terá conseguido arranjar forças para dar o nome, e a cara.

"Sou vítima de Depardieu… Já passou um ano desde que foi indiciado… Já não consigo ficar calada" começou por escrever no Twitter.

"Eu preciso de viver na verdade. Vivo escondida e em silêncio. Não é mais suportável. Eu preciso de me expressar. Fui violada por Gérard Depardieu em agosto de 2018. Ele foi indiciado há um ano. Ele trabalha enquanto eu sobrevivo", explica a atriz de 25 anos, que afirma ter esperança de "recuperar a integridade".

Há precisamente um ano e um dia, o mundo ficou a saber que Depardieu tinha sido indiciado por atos de assédio sexual e violação, alegadamente cometidos no verão de 2018, mas a identidade da vítima era até agora desconhecida. Recorde-se que Depardieu é um dos mais famosos atores franceses da sua geração, tendo protagonizado inúmeros filmes desde os anos setenta, altura em que se estreou. Em 1980, recebeu o seu primeiro César de Melhor Ator por um filme de François Truffaut. A crítica exaltou-o em filmes como O Último Metro, A Cabra, Cyrano de Bergerac ou O Conde de Monte Cristo. Gérard Depardieu ainda não se pronunciou.
Saiba mais
Assédio Sexual, Violação, Europa, Gérard Depardieu, Charlotte Arnould, França, artes, cultura e entretenimento, questões sociais, política, cinema
Leia também

Assédio sexual no trabalho: o que é e como reagir se for vítima

Em que consiste o assédio sexual em contexto profissional? O sociólogo Bernardo Coelho, que fez parte da equipa que investigou o tema para um estudo do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, do ISCSP, reúne respostas e soluções para quem passa pela situação e não só.

As Mais Lidas