Atual

Quem era Gaspard Ulliel, ator em filme de Saint Laurent e estrela da Marvel

Aos 37 anos, o ator perdeu a vida num acidente de ski que aconteceu numa estância no sul de França.

A carregar o vídeo ...
19 de janeiro de 2022 Rita Silva Avelar
Faleceu o jovem ator francês Gaspard Ulliel, vítima de um acidente de ski. Ator e modelo, sobressaiu pela primeira vez ao lado de Emmanuelle Béart, num filme de André Téchiné, Os Fugitivos, quando tinha apenas 19 anos. Em 2006 fez a curta Paris Je t'Aime, de Gus Van Sant, e 10 anos depois protagonizou Tão Só o Fim do Mundo, de Xavier Dolan, ao lado de Nathalie Baye, Vincent Cassel e Marion Cotillard, onde interpreta um jovem que volta a casa para anunciar uma doença terminal.
A carregar o vídeo ...


Entre os papéis que o distinguiu estão a versão juvenil de Hannibal Lecter, no filme de 2007, e a sua interpretação de Yves Saint Laurent no auge de sua carreira nas décadas 60 e 70, no filme Saint Laurent, de Bertrand Bonello. Era atualmente rosto das campanhas publicitárias do perfume Bleu da Chanel. Elegante, gostava de surgir vestido de preto, andava de mota e distinguia-o uma cicatriz na bochecha, que lhe conferia nada menos do que carisma. A certa altura da sua carreira, começou a procurar projetos especiais, distanciando-se do clichê de menino bonito do cinema francês.
Rosto de Bleu, perfume da Chanel.
Rosto de Bleu, perfume da Chanel.


Em 2005 recebeu um prémio César de Ator Revelação pelo filme Eterno Amor, de Jean-Pierre Jeunet, realizador de O Fabuloso Destino de Amélie. Mais recentemente interpretou Anton Mogart, em Moon Knight: Cavaleiro da Lua, a sexta série Marvel da Disney+ que estreia em março.


Mantinha um relacionamento desde 2013 com a modelo francesa Gaëlle Piétri, e com quem teve um filho, Orso, de 6 anos. Ainda não são conhecidos mais detalhes sobre o trágico acidente, que ocorreu na terça feira no sul de França, nem sobre a morte, avançada pela Agence Presse-France (APF). Sabe-se que Gaspard foi transportado para o Hospital Universitário de Grenoble na terça-feira, onde acabou por morrer, a 19 de janeiro.

Entretanto, amigos e colegas do ator já reagiram à sua morte, como Xavier Dolan, que publicou um texto emotivo onde diz: "É inacreditável, sem sentido, e tão doloroso até pensar em escrever estas palavras. O seu riso tranquilo, o seu olhar atento. A sua cicatriz. O seu talento. A sua escuta. Os seus sussurros, a sua gentileza" referindo-se ao ator, com quem trabalhou de perto. 


Saiba mais
Gaspard Ulliel, Saint Laurent, Marvel, Gaspard Ullie
Leia também

Joan Didion, ícone de Cultura, Liberdade e...Moda

O Ano do Pensamento Mágico, o livro em que relata o seu luto pelo marido de toda a vida, tornou-a famosa mas Joan Didion há muito que revolucionara o papel das mulheres na Literatura e no Jornalismo. Morreu esta 5ª feira, aos 87 anos.

As Mais Lidas