Como identificar uma relação tóxica (e aprender a viver sem ela)

Estes são os sinais de alerta a que devemos tomar atenção, quando estamos perante um relacionamento marcado por emoções negativas.

11 de fevereiro de 2022 às 13:29 Rita Silva Avelar
PUB

Alguns sinais tradutores de que podemos estar numa relação tóxica, segundo a psicóloga, na galeria acima.

1 de 7 / Quando alguém tem medo de expressar-se livremente numa relação, medindo as palavras e a informação que irá passar por temer a reação do outro.
PUB
2 de 7 / Quando a relação é pautada por imprevisibilidade, com oscilações de comportamento e interação súbitas.
3 de 7 / Quando a comunicação tende a ser passivo-agressiva.
4 de 7 / Quando nos pedem as passwords de contas de redes sociais e do telemóvel, exigindo o acesso a tudo como prova de confiança e transparência.
PUB
5 de 7 / Quando necessitamos de estar permanentemente contactáveis e sentimos que nos é pedido um relato do dia.
6 de 7 / Quando as discussões são muito frequentes e com contornos destrutivos (tom de voz elevado, ofensas verbais, destruição de objetos, ameaça física).
7 de 7 / Quando o ciúme predomina, como se fôssemos propriedade da outra pessoa.
PUB
leia também

Os métodos de ensino alternativos que deve conhecer

Há escolas que ensinam diferente, com métodos High Scope, Waldorf, construtivista, com ou sem manuais. É de queimar as pestanas para leigos na matéria. E por isso visitámos alguns exemplos para lhe fazer esta cábula.

E agora, quem paga a conta?

Nos Estados Unidos já há uma app que nos ajuda a decidir, mas, aqui e agora, parece que nunca foi tão difícil chegar a um consenso.

O teste que revela que tipo de pessoa é numa relação

Há quem ache essencial receber palavras de apreço que se traduzem em elogios ou em receber frequentemente mensagens com juras de amor e ainda há quem, acima de todas estas coisas, prefira receber presentes, de forma regular, seja um ramo de flores, um postal ou uma carteira.

Como identificar uma amizade tóxica? 10 sinais importantes

Reavaliar uma amizade não é agradável, mas é necessário. Relações unilaterais podem inicialmente parecer saudáveis e estáveis, mas a longo prazo são autodestrutivas. Conheça os 10 sinais que indicam que está na altura de cortar laços.

Quando o Natal gera ansiedade, drama e conflitos

Duas psicoterapeutas explicam à Máxima porque é que para algumas famílias o Natal representa convívio, em ambiente de grande animação, e para outras, o desfecho é trágico e dominado por discussões.

PUB
PUB