A Moda circular é o futuro? Esta nova coleção de denim prova que sim
Feita em 100% de algodão e com obediência a critérios rigorosos de poupança, a nova coleção de denim da Mango é explicada à Máxima por Andrés Fernandez, diretor global de sustentabilidade e de 'sourcing' da empresa.
Andrés Fernandez, diretor global de sustentabilidade e de sourcing da Mango, conta-nos que a marca lançou em dezembro passado o seu novo roadmap para o futuro, o Sustainable Vision 2030. "De modo a reduzir o nosso impacto ambiental e social, esta estratégia baseia-se em três pilares fundamentais: compromisso com o produto, compromisso com o planeta e compromisso com as pessoas", e cada um deles estabelece objetivos e projetos específicos que irão ser lançados dentro deste período temporal. "A utilização de normas mais rigorosas na indústria global da Moda e a aliança com organizações tecnológicas, de certificação e de supervisão conceituadas e reconhecidas internacionalmente são apenas alguns dos outros pilares da nossa estratégia de sustentabilidade, que promove uma transformação duradoura e profunda do nosso negócio", esclarece.

A nova coleção, em formato de cápsula, aposta em peças com efeito de lavagens desgastadas (como calças, saias, macacões, coletes e blusões cropped) nas cores índigo e preto, que apresentam cortes atuais com inspiração nos inícios dos anos 2000. Voltamos à cintura baixa, às silhuetas mais largas e ao efeito "desfiado". Adianta Andrés: "No mínimo, 20% do algodão utilizado é de origem reciclada e sem etiquetas. Além disso, para se conseguir um mínimo de resíduos no processo de desenvolvimento do produto, as peças foram criadas com tecnologia de desenho digital 3D."
"Um dos nossos objetivos é incorporar critérios de design circular nas nossas coleções, de modo a que em 2030 tais critérios predominem no design dos nossos produtos e 100% das fibras seja de origem sustentável ou recicladas", afirma Andrés."Para o conseguir, nos próximos anos vamos aumentar o design circular nos nossos produtos, quer através da produção de peças de vestuário mais fáceis de reciclar (tendo em conta a sua composição ou construção), apostando na durabilidade ou utilizando designs que produzam menos resíduos têxteis." Minimalismo, durabilidade e rentabilização de materiais são, por isso, os três pilares fundamentais da marca para um futuro que tem de começar agora.


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