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Moda / Tendências

Como a Mango poupou 30 milhões de água e criou uma coleção de sonho

"Menos impacto, um mundo melhor" é o lema da Mango para esta primavera/verão e também o compromisso para uma indústria de de moda mais consciente e amiga do ambiente.

Foto: Mango
24 de fevereiro de 2021 às 08:44 Rita Silva Avelar

Em 2021 continuamos a falar (a a trabalhar) a sustentabilidade na moda - só assim faz sentido. Aliás, uma e outra tornaram-se indissociáveis. A par desta tendência que se pretende que não seja apenas a isso, a Mango continua empenhada em dar passos positivos neste campo e comprometeu-se a poupar 30 milhões de litros de água na sua nova coleção de denim. Tudo graças à tecnologia que permitiu tornar o processo de acabamentos das peças mais ecológico.

"Menos impacto, um mundo melhor" é o lema da Mango para uma estação com inspiração num estilo mediterrânico e descontraído, que já faz parte da génese da marca espanhola, em todas as suas linhas. "Percebemos há algum tempo que o paradigma da indústria têxtil tinha de mudar para um modelo mais sustentável a fim de durar" começa por dizer Beatriz Bayo, diretora do Departamento de Responsabilidade Social da Mango. "Tendo isto em mente, começámos com vários projetos próprios para reduzir o nosso impacto ambiental, tais como o 'Second Changes' ou a substituição de sacos de plástico por sacos de papel. Adicionalmente, para alinhar o nosso compromisso com os objetivos internacionais de sustentabilidade, unimos forças com o resto da indústria têxtil" conta.

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Lançado em 2016, a iniciativa Second Chances consistiu na recolha de mais de 32 toneladas de vestuário usado através de 610 contentores distribuídos em todas as lojas da Mango em Espanha e Portugal, bem como em lojas em França, Alemanha, Croácia, Holanda, Itália e Reino Unido. Foi graças a ele que em 2020 a Mango pôde lançar a sua primeira coleção cápsula baseada na economia circular, apresentando fibras recicladas das peças de vestuário recolhidas nas suas lojas. "Estas peças têm um menor impacto ambiental e promovem a economia circular, dando uma nova oportunidade aos resíduos têxteis" explica a responsável, ao acrescentar que a Second Chances é uma iniciativa que veio para ficar.

Até 2025, no âmbito da coleção Committed, a marca pretende que o algodão seja 100% sustentável e que 50% do poliéster seja reciclado. Até 2030 definiu que 100% das fibras celulósicas terão origem em recursos conscientes e controlados. "Estamos no bom caminho há vários anos e começámos a fazer pequenas mudanças sustentáveis nas coleções cápsula, mas agora é possível encontrar peças de vestuário com características sustentáveis em todas as nossas linhas", além da Committed.

A coleção de denim para o verão de 2021 inspira-se na década de noventa e vai buscar as tendências mais quentes do momento, marcadas pelo estilo de vida mediterrânico, e espelhada em tons de sonho como o azul e o castanho "areia", das camisas de ganga aos vestidos, aos macacões. Além disso, o patchwork sobre as saias, as calças e os casacos destacam o espírito dos anos 90 e acrescentam carisma aos clássicos. Os looks em denim total vieram para ficar, portanto, mas numa versão mais cool.

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Alguns dos modelos desta coleção contam com tecnologias como o laser ou o ozono para oferecer soluções sustentáveis e eficientes na lavagem e acabamento de cada peça. Poupar 30 milhões de litros de água foi possível graças a essas tecnologias. "Por um lado, a utilização da tecnologia Ecowash, desenvolvida pela empresa Jeanologia, ajudou-nos a reduzir o consumo de água, energia e químicos durante os processos de lavagem e acabamento das peças de vestuário. Por outro, esta coleção contém algodão sustentável certificado que incentiva a utilização de técnicas agrícolas sustentáveis, reduzindo o consumo de água e produtos químicos, e garantindo a saúde e segurança dos trabalhadores" revela Beatriz Bayo.

"A curto prazo, queremos continuar a trabalhar arduamente com o resto das equipas, parceiros e clientes para tornar não só a nossa empresa, mas também a indústria da moda mais sustentável" explica, sobre o facto de a iniciativa não ser sazonal, mas sim permanente. "Continuaremos a trabalhar na criação de alianças com as partes interessadas para alcançar os objetivos do nosso plano estratégico para os anos seguintes, empenhados na sustentabilidade ambiental e social como os pilares fundamentais do nosso programa de responsabilidade social" conclui.

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Além desta novidade, a Mango anunciou que estreará a sua nova imagem nas flagships stores de algumas das suas principais cidades europeias. A sustentabilidade e a eficiência energética são também elementos fundamentais nesse campo, que se identifica com o estilo mediterrâneo ao privilegiar materiais tradicionais, artesanais, sustentáveis e naturais, como a cerâmica, a madeira ou o mármore.

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