Junte-se ao nosso canal de WhatsApp e aceda diretamente aos temas Máxima do momento. Seguir
Celebridades

Kate e Meghan eram forçadas a vestir-se como Diana? Esta e outras revelações do novo livro polémico sobre a família real

Já falta pouco para que o novo livro sobre a família real britânica chegue às livrarias. Chama-se "Endgame", é da autoria do jornalista e correspondente real Omid Scobie e promete mais uma lavagem de roupa suja.

Foto: Getty Images
27 de novembro de 2023 Madalena Haderer

Endgame: Inside the Royal Family and the Monarchy’s Fight for Survival, de autoria do jornalista e correspondente da casa real britânica Omid Scobie, chega às livrarias no próximo dia 28 de novembro e promete ser mais uma lavagem de roupa suja, roupa alegadamente suja, roupa enxovalhada e roupa que nem sequer existe. E, acima de tudo, roupa que anda a tantos anos a ser mal lavada que já ninguém quer saber. Embora a maior parte das "revelações" mereça um encolher de ombros, o livro tem alguns detalhes engraçados que partilhamos consigo.

Omid Scobie não é novo nesta tarefa ingrata – mas voluntária – de andar a meter o nariz em lavandarias alheias. Em 2020 escreveu um outro livro sobre a família real – Finding Freedom: Harry and Meghan and the Making of a Modern Royal Family que, como o próprio nome indica, foi dedicado à "fuga" dos duques de Sussex para o outro lado do Atlântico. A luz favorável com que tende a apresentar Harry e Meghan já lhe valeu o epíteto de "chefe da claque" dos duques, com alegações, por parte do jornal britânico Daily Mail, de que serão eles a fonte de boa parte das "revelações" do livro, alegações que o autor considera injustas, dizendo que não é, nem nunca foi, amigo do casal. Certo é que a roupa encardida que Scobie arremessa tende a acertar no colo do príncipe William, do rei Carlos III, de Kate, a princesa de Gales, e da rainha Camilla, mais ou menos por esta ordem.

A última vez em que os duques de Cambridge e de Sussex foram vistos juntos
A última vez em que os duques de Cambridge e de Sussex foram vistos juntos Foto: Getty Images

Sobre William, o jornalista diz que este "é frio e implacável e mal pode esperar por ascender ao trono", acrescentando que o rei Carlos "é guiado pela cabeça e pelo coração", enquanto o filho é mais calculista: "faz o que tem de ser feito sem se preocupar com possíveis vítimas". Omid Scobie diz ainda que o príncipe de Gales usa os seus secretários e os seus contactos na imprensa para "transmitir uma imagem do irmão como alguém com fragilidade emocional" e que terá ainda dito que desconfia de Harry porque ele foi alvo de "lavagem ao cérebro por um batalhão de terapeutas". Endgame diz ainda que os príncipes de Gales acharam a sátira de que Harry e Meghan foram alvo na série de animação norte-america South Park "imensamente divertida".

De seguida, Scobie aponta o dedo ao rei Carlos III dizendo que ele é "mimado", que exige "que lhe passem a ferro os atacadores dos sapatos", e que "inveja o filho mais velho", por ter consciência que o seu reinado será de mera transição e que será ele quem terá oportunidade de trazer nova vida à monarquia. E chega mesmo a dizer que "funcionários séniores do Palácio de Buckingham expressaram dúvidas sobre se Carlos seria um rei adequado" e sublinha a ideia de que a família real "está desesperada" e em dificuldades desde a morte da rainha. Por outro lado, o livro indica que Carlos considera que o filho mais novo foi "um palerma" por ter feito o documentário da Netflix sobre as dificuldades que ele e a mulher enfrentaram na família real.

Os reis de Inglaterra em
Os reis de Inglaterra em "desespero" Foto: Getty Images

Outra suposta "revelação" que está a ter bastante atenção é a alegação de que as duquesas de Cambridge e de Sussex eram incentivadas a vestirem-se como Diana "para que alguma da sua popularidade passasse para as noras" por via de sedas, tweeds e tafetás, e que "era comum as duas receberem indumentárias claramente inspiradas em fotografias de Diana". Embora haja exemplos de looks semelhantes, também é verdade que Kate Middleton é, há anos, comparada à rainha Isabel II, pela sua preferência por vestidos-casaco de uma só cor. É possível que Kate não se importe que alguma da popularidade da falecida rainha passe para ela. Pode vir a dar jeito no futuro.

Kate e Diana recém-saídas da maternidade com looks semelhantes
Kate e Diana recém-saídas da maternidade com looks semelhantes Foto: Getty Images

De qualquer forma, de acordo com Scobie, Middleton não faz mais do que "vestir-se para o trabalho que tem em vista" – futura rainha de Inglaterra – e que boa parte disso, para além da roupa, consiste em evitar conflitos e confusões: "Desaparecer dentro do seu papel, não revelar nada e personificar aquilo que o público vê nela" é o seu truque, diz. Scobie descreve a princesa de Gales como "demasiado aterrorizada para fazer qualquer outra coisa além de sorrir para as fotografias". Ainda assim, de acordo com o autor, é comum a princesa "fingir um brincalhão arrepio de frio quando alguém menciona o nome de Meghan à sua frente".

A princesa de Gales presumivelmente com
A princesa de Gales presumivelmente com "arrepios de frio", dada a proximidade da duquesa de Sussex Foto: Getty Images

Já sobre a rainha Camilla, o autor de Endgame, diz que esta agradeceu ao jornalista britânico Piers Morgan por este ter chamado a Meghan "princesa Pinóquio" na sequência da entrevista que ela e Harry deram a Oprah Winfrey, contando as dificuldades por que passaram no seio da família real.

Endgame não parece trazer nada de novo e certamente nada que não se imaginasse já. De qualquer forma, se ainda tem a sua lista de presentes em aberto o melhor que faz é comprar umas quantas cópias do livro para distribuir na noite de Natal. Se os seus festejos tendem mais para a batalha campal do que para a alegria e a boa-vontade, não há nada melhor do que ler sobre famílias com problemas ainda maiores.

Saiba mais
Celebridades, Atualidade, Família real britânica, Príncipe William, Príncipe Harry, Kate Middleton, Meghan Markle, Endgame, Omid Scobie
Leia também

Kate e William. Amor à primeira vista ou esquema da mãe da futura rainha?

Na última temporada da aclamada serie da Netflix, The Crown, conseguimos ter um inside look sobre a vida universitária do principe William e, consequentemente, do início da relação com Kate. Como tal, surgiram várias questões sobre o que é realmente verdadeiro e o que é ficção, feita somente para o nosso divertimento.

Os melhores looks de Amal Clooney

Com um estilo irrepreensível, Amal Clooney é a melhor inspiração para vestir com elegância. Veja aqui alguns dos seus melhores looks.

As mais chocantes revelações do novo livro sobre Carlos III

Chama-se "Charles III: New King, New Court. The Inside Story" e é o mais recente livro biográfico sobre a família real britânica. Foi escrito pelo jornalista, escritor e autor de documentários Robert Hardman. Sai amanhã, mas ainda não tem edição portuguesa.

Realeza. O que acontece a Camilla se viver mais tempo do que Carlos?

O rei de Inglaterra acaba de ser diagnosticado com cancro, um cenário que coloca uma série de questões sobre o futuro da monarquia britânica e de alguns dos seus membros mais ativos, como Camilla e William, o sucessor ao trono. Mas também sobre Harry, o duque de Sussex.

As Mais Lidas