Segundo vários internautas na rede social Twitter, o comportamento que a mulher do rei Carlos III teve para com uma das crianças foi de cariz racista. "Camila com dificuldade em tocar numa criança negra (e as crianças parecem estar claramente desconfortáveis à volta dela). A verdadeira cara da monarquia britânica: jogadas publicitárias e oportunidades fotográficas", escreveu um utilizador.
Comentários deste tipo estão a ser feitos através da hashtag #RacistRoyalFamily (Família Real Racista).
O vídeo mostra a rainha consorte a pegar na manga de uma menina para ver a pulseira que está a usar, em vez de segurar no pulso ou mão. Apesar deste gesto estar a ser caracterizado como racista, alguns membros reais afirmaram que esta foi apenas uma demonstração de como Camila não tem muito jeito para crianças, "talvez devessem ter dado os peluches a crianças mais velhas, que perceberiam melhor o que se está a passar e teriam interagido melhor com ela", avança a Madame Figaro.
A ativista Shola Mos-Shogbamimu não concorda, e partilhou a sua opinião no Twitter: "O que é que ela pensava que estava a fazer a esta criança negra?".
The way Camilla holds this child’s hand is very disturbing. I’ve a strong itch to slap her hand right off. What the hell did she think she was doing to this Black child? https://t.co/gnExC1r7WR