'The Crown' recria últimos momentos da princesa Diana (entre outros looks)
A quinta temporada da série foca-se na década de 1990 e conta com os atores Imelda Staunton, Elizabeth Debicki, Dominic West nos papéis de Isabel II, Diana e Carlos, respetivamente.
A série que tem roubado o coração dos portugueses está de volta ao pequeno ecrã com a quinta e penúltima temporada. Desta vez, The Crown, inspirada na vida de Isabel II e da família real britânica, acontece nos anos 90. "Com uma nova década chega também o que poderá ser o maior desafio que a família real enfrentou até à data: demonstrar a sua relevância na Grã-Bretanha da década de 90. A guerra mediática entre Diana e Carlos começa a abalar as fundações da família real", lê-se na sinopse.
Como sempre, a escolha dos atores para os respetivos papéis não deixou margem para erro, dado a semelhança estética entre ator-personagem. Na quinta temporada, Elizabeth Debicki substitui Emma Corrin no papel de princesa Diana, enquanto o papel de príncipe Carlos, antes interpretado por Josh O’Connor, estará nas mãos de Dominic West. Ao elenco, juntam-se Timothee Sambor e Teddy Hawley, que interpretam os jovens príncipes William e Harry, respetivamente. Imelda Staunton assume o trono como Isabel II, Jonathan Pryce interpreta o príncipe Filipe e Olivia Williams é Camilla Parker Bowles.
Por se basear numa história verídica, mas sendo, ainda assim, uma obra de ficção, a série vai até ao mais ínfimo pormenor para retratar os acontecimentos que marcaram a história da família real, e isto inclui não só os locais das filmagens como também o guarda-roupa do elenco. Exemplo maior deste cuidado são as imagens de comparação que já circulam pelas redes sociais, embora os novos episódios só cheguem à Netflix a 9 de novembro.
Looks e semelhanças
Leia tambémPrimeiras imagens de Kristen Stewart como princesa Diana. Quão parecidas estão?
A cena que irá retratar a morte da princesa Diana e do seu namorado, Dodi Al-Fayed, será certamente das mais controversas de toda a série, cuja quinta temporada já conta com uma boa dose de indignação na internet. Elizabeth Debicki, Lady Di no pequeno ecrã, foi vista a usar um fato cinzento durante as gravações em Barcelona, ao lado de Khalid Abdalla, que interpreta Dodi Al-Fayed. Um look idêntico ao que a princesa vestia na noite em que morreu, segundo o site do Daily Mail, como demonstram as imagens retiradas da câmara de vigilância do hotel Ritz, onde o casal estava.
Contudo, The Crown não irá recriar o acidente na sua totalidade, cingindo-se aos acontecimentos antes e após a tragédia, nomeadamente o momento em que o carro deixa o Ritz na noite de 31 de dezembro de 1997, e as imagens que mostram as consequências constitucionais do sucedido, avançou o site da Madame Fígaro.
Diana's final hours: Elizabeth Debicki appears in a grey suit identical to the outfit worn by the Princess on the night she died https://t.co/nKO0pPHjGL
Outro look que ficará para sempre na história é o "vestido da vingança" que Diana usou na Gala Solidária organizada pela Vanity Fair em Londres na noite de 29 de junho de 1994. Este dia tornou-se um símbolo de empoderamento para Lady Di, já que, nessa mesma noite, o príncipe Carlos confessava na televisão - em direto e em horário nobre - que tinha sido infiel à mulher.
Em 1996, Diana vai a um jantar solidária acompanhada por Mohammed Al-Fayed, pai do seu namorado da altura, Dodi Al-Fayed, que faleceu no mesmo acidente que vitimou Lady Di. O vestido da designer Catherine Walker é bastante parecido com aquele que Elizabeth veste nos posters de The Crown.
A princesa Diana com Mohammed Al Fayed num jantar solidário para a Harefield Heart Unit em Londres, fevereiro de 1996
Foto: Getty Images/IMDB
Noutros exemplos procura-se recriar um passeio de Diana com os pequenos William e Harry, e também a emblemática viagem que fez à Bósnia, em 1997, e onde conheceu vítimas da utilização de minas terrestres no país.
Depois de se separar do príncipe Carlos, Diana deixou para trás os vestidos coloridos dos anos 80 e apostou nos fatos de casaco e saia. Para isso, trabalhou com os designers Ronit Zilkha e Amanda Wakeley, que lhe criaram um guarda-roupa pensado para uma mulher confiante e moderna. Na fotografia em questão, Diana inaugura a Escola Nacional de Ballet, em Londres, com um conjunto vermelho de duas peças, em dezembro de 1995.
Princesa de Gales visita a Escola Nacional de Ballet Inglês no Sudoeste de Londres
Foto: Getty Images/Instagram
Quem foi a mulher que não quis Diana como nora? Diana usava nomes secretos? A quem chamava Diana “Mr Wonderful”? Helena Matos faz uma espécie de retrospetiva às perguntas não respondidas da vida da princesa, no dia em que que se assinalam 24 anos da sua morte.
A atriz portuguesa, que passou pela série sobre a realeza "The Crown", finta a solidão da representação a inventar novas formas de se distrair. Sempre com um sorriso.