Da ausência de Harry e Meghan à quebra de protocolo de Kate. O que esperar do Trooping the Colour do rei?
As celebrações acontecem no sábado, a 17 de junho, e consta que o monarca Carlos III fez alterações à tradição de longos anos.
Foto: Getty Images16 de junho de 2023 às 13:50 Ângela Mata
Este fim-de-semana (17 e 18 de junho) será marcado pelo primeiro desfile do Trooping the Colour com Carlos III como rei. De recordar que no ano passado, por esta altura também, celebrou-se o Jubileu de Platina da rainha Isabel II, que ainda contou com a presença da monarca. Desta vez, segundo consta, Carlos fará as coisas de maneira um pouco diferente da sua mãe.
O desfile, que marca o 75º aniversário do rei, verá os membros da realeza montarem a cavalo, marcando a primeira vez em mais de 30 anos que um monarca cavalga no certame - embora, muitos defendam que esta não será a decisão mais sábia. A rainha Isabel II deixou de andar a cavalo durante o mesmo em 1986, quando tinha 60 anos – 15 anos a menos que seu filho tem hoje. Há quem diga que as mudanças podem ser arriscadas.
O Trooping the Colour é, portanto, a celebração pública anual do aniversário do monarca britânico - nos últimos 70 anos, quando a rainha Isabel II estava no trono, era conhecido como o desfile de aniversário da rainha. Embora o evento anual, que remonta a mais de 200 anos, permaneça praticamente igual ao do passado, com a presença de centenas de soldados do exército britânico e uma exibição especial da Royal Air Force, espera-se que mudanças marquem o reinado do novo monarca.
Isabel II decidiu, a partir de 1986, que seria conduzida numa carruagem para o desfile, embora se soubesse que ela andava a cavalo até aos oitenta anos, em passeios privados em Windsor. A decisão do rei em participar da comemoração a cavalo é potencialmente arriscada, pois, embora seja um cavaleiro talentoso, as temperaturas vão estar altas em Londres neste dia e cavalgar é uma atividade extenuante.
Carlos vai surgir a cavalo neste Trooping the Colour, apesar da idade e ods problemas de costas.
Foto: Reuters
No último fim de semana, foram vários os soldados que durante os ensaios das manobras para o Trooping the Colour desmaiaram devido ao calor. A cerimónia de ensaios envolveu centenas de cavalos e soldados, ao som de música militar, sob um sol de 28 graus, e com os seus uniformes pesados. Mas, nem só o calor é preocupação para o rei. Apesar de ser um cavaleiro confiante, o monarca tem problemas nas costas, que a equitação pode vir a agravar. Segundo o príncipe Harry, que escreveu sobre a condição do pai no seu livro de memórias, Spare, o rei Carlos teve em tempos um problema nas costas, quando ainda jogava pólo, e isso causa-lhe ainda hoje "dores constantes".
Este será o primeiro Trooping the Colour de Kate enquanto princesa de Gales e coronel da Guarda Irlandesa, cargo anteriormente ocupado pelo marido, o príncipe William. A princesa Kate recebeu a saudação pela primeira vez como Coronel da Guarda Irlandesa durante uma visita, em março, a Mons Barracks para marcar o Saint Patrick's Day (Dia de São Patrício). Ainda assim, ela assistirá ao certame do conforto da sua carruagem, antes de se juntar ao monarca na varanda do Palácio de Buckingham. Será acompanhada pelos três filhos: o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis.
O mesmo acontece a Camilla, que foi nomeada coronel da Guarda Granadeiro, cargo anteriormente ocupado pelo príncipe André, mas que estava vago desde que este foi destituído dos seus títulos reais.
Kate e William também vêem os seus títulos serem alterados e com isso, todo um novo papel nas cerimónias.
Foto: Reuters
Pela primeira vez, William estará como coronel da Guarda Galesa e irá usar uma indumentária composta por um boné de pele de urso e o uniforme militar vermelho completo, como foi possível ver durante os ensaios. O único detalhe, bem subtil, é que os uniformes apresentarão os símbolos da falecida rainha e do agora rei Carlos.
Príncipe William durante os ensaios deste ano.
Foto: Getty Images
A estreia do Príncipe Eduardo
O duque de Edimburgo vai também fazer uma estreia no próximo sábado: ele irá acompanhar o irmão mais velho, a cavalo. Este será o primeiro desfile de aniversário de um rei desde 1951, a primeira vez que o rei recebe a saudação desde 1950. Este ano também estarão todos os cinco regimentos de guardas a pé: teremos guardas granadeiros, escoceses, irlandeses e galeses - e isso não acontece desde 1989.
O príncipe Eduardo faz, desta vez, também a sua estreia a cavalo, no Trooping the Colour. Aqui com a mulher, a Duquesa de Wessex e os filhos.
Foto: Getty Images
Meghan e Harry
PUB
O duque e a duquesa de Sussex não foram convidados para o grande evento. Provavelmente passarão o sábado em Montecito, Califórnia, com os filhos, o príncipe Archie, de quatro anos, e a princesa Lilibet, de dois. De recordar que Harry e Meghan foram impedidos de comparecer na varanda tradicional durante o the Color no ano passado, como parte do Jubileu de Platina da rainha Isabel II, de acordo com um comunicado do Palácio de Buckingham a 6 de maio de 2022.
Meghan e Harry, quando as relações com a família real ainda não eram problemáticas.
Foto: Getty Images
Novas Músicas
Os Welsh Guards compuseram algumas peças novas para o evento de sábado. A Major Lauren Petritz-Watts será a primeira musicista do Exército a ter sua composição tocada no Trooping the Colour. Essa mudança ocorre depois de o rei entregar o seu cargo de coronel da guarda galesa ao príncipe William, a partir do momento em que ascendeu ao trono.
PUB
Hino reformulado
A mudança mais óbvia será a mudança no hino nacional. Os espectadores estarão acostumados a ouvir God Save The Queen, no entanto, este ano com o rei Carlos, a realeza e os espectadores deverão cantar God Save The King pela primeira vez.