As atrizes a quem disseram “não és bonita o suficiente”

O que é que Jennifer Lawrence, Lady gaga, Kate Winslet e Jessica Chastain têm em comum? Todas partilham episódios em que a beleza foi obstáculo para a progressão na carreira. Conheça-os aqui.

Kate Winslet
04 de junho de 2020 às 07:00 Andreia Rodrigues
Foto: Getty Images 1 de 18 / Lady Gaga | A cantora já contou em várias entrevistas que sempre se sentiu insegura em relação à sua imagem e por isso criou uma personagem de palco. A estreia de 'Assim Nasce Uma Estrela', onde tem o seu primeiro papel importante como atriz, tem servido de ponto de partida para a discussão deste tema com Gaga a falar das muitas vezes em que agentes lhe disseram que não era bonita o suficiente.
PUB
2 de 18 / Gwyneth Paltrow | É considerada uma das mais bonitas de Hollywood, mas já várias vezes se queixou da desigualdade que existe entre atores e atrizes no que à aparência diz respeito. Quanto vestiu a pele de Audrey Hepburn para uma campanha de maquilhagem, foram muitos os que a criticaram por não ser bonita o suficiente para interpretar este ícone de estilo.
3 de 18 Meghan Markle | Antes de casar com o príncipe Harry, Meghan Markle, teve uma carreira bem-sucedida como atriz. No entanto, o caminho até lá chegar não foi fácil. Meghan contou à revista Darling que lhe diziam “não és magra o suficiente, não és bonita o suficiente, não és étnica o suficiente, enquanto também era demasiado magra, demasiado étnica e demasiado bonita no dia a seguir”.
4 de 18 Selena Gomez | Durante um concerto, Selena Gomez admitiu aos fãs: “Dizem-me várias coisas todos os dias… Que não sou sexy o suficiente ou que não sou fixe o suficiente, ou que se fizer certas coisas vou ser aceite.”
PUB
5 de 18 Jennifer Lawrence | Os críticos atacaram-na quando estreou o primeiro filme da saga Hunger Games, dizendo que não era magra o suficiente para interpretar Katniss. Em entrevista à Elle, Jennifer Lawrence disse: “Eu nunca vou passar fome por causa de um papel. Eu não quero que as meninas pensem: ‘Oh, eu quero ser igual à Katniss, por isso não vou jantar’… Eu estava a tentar ter um corpo em forma e forte, não magro e subnutrido.”
Foto: Getty Images 6 de 18 Jessica Chastain | A atriz, nomeada duas vezes para o Óscar, revelou ao The Telegraph: “Só nos últimos cinco anos é que as pessoas me têm dito que sou atraente”, acrescentando que “antes disso, eu não conseguia papéis porque as pessoas me diziam que não era bonita o suficiente”.
Foto: Getty Images 7 de 18 Reese Witherspoon
PUB
8 de 18 / Kate Winslet | No ano passado, durante o discurso de agradecimento pelo terceiro BAFTA, Kate Winslet disse: “Quando era mais nova, aos 14 anos, uma professora de teatro disse-me que era capaz de me sair bem se ficasse feliz com papéis de raparigas gordas.”
Foto: Getty Images 9 de 18 Meryl Streep | É a atriz com mais nomeações para os Óscares da Academia, mas nem tudo foi fácil na carreira de Meryl Streep. Quando tinha 26 anos, fez um casting para o remake do filme King Kong, do produtor Dino De Laurentiis, convidada pelo filho deste. “Eu entrei e o filho dele estava lá sentado, e estava animado por ter trazido a nova atriz”, conta Meryl Streep. “E o pai diz ao filho em italiano: ‘Que bruta? Porque é que me trouxeste esta coisa feia?’”
Foto: Getty Images 10 de 18 Priyanka Chopra | Depois de vencer o concurso Miss World, Priyanka Chopra contactou um produtor para saber se havia possibilidade de se tornar atriz e recebeu muitas críticas. “Ele disse que o meu nariz não era proporcional, a forma do meu corpo não era proporcional”, recorda. Hoje, é atriz em Hollywood e Bollywood.
PUB
Foto: Getty Images 11 de 18 Viola Davis | Uma jornalista do The New York Times disse que Viola Davis não era tão bonita no sentido clássico quando comparada com outras mulheres de Hollywood. A atriz, vencedora de um Óscar, disse em entrevista ao programa de televisão norte-americano The View: “Eu acho que a beleza é subjetiva. Ouvi isso toda a minha vida. Não ter uma beleza clássica é um termo afetuoso para dizer feia.”
12 de 18 / Lea Michele | Quando tinha apenas 13 anos, o primeiro agente da estrela da série Glee disse-lhe que tinha de fazer uma cirurgia plástica ao nariz.
13 de 18 Sarah Jessica Parker | Em 2008, a revista Maxim nomeou a atriz de Sexo e a Cidade como a “mulher menos sexy”.
PUB
14 de 18 Winona Ryder | Quando era mais nova diziam-lhe para desistir de ser atriz porque não tinha a aparência certa nem era bonita o suficiente. Em conversa com a revista Interview, Winona recorda uma vez em particular: “Eu estava em plena audição e a meio de uma frase o diretor do casting disse: ‘Ouve, tu não devias ser atriz. Não és bonita o suficiente. Devias voltar para o sítio de onde vieste e devias ir para a escola.’”
15 de 18 Mindy Kaling | A atriz e comediante revelou recentemente, em entrevista ao The Guardian, uma experiência “humilhante” que viveu quando um canal de televisão lhe ofereceu um programa, fez-lhe uma audição e rejeitou-a para desempenhar o papel de si própria, por não ser “atraente e divertida o suficiente”.
Foto: Getty Images 16 de 18 Maggie Gyllenhaal | A atriz recordou a sua experiência ao The Hollywood Reporter: “Quando estava a começar, costumava ouvir muitos ‘nãos’ e ainda ouço. E também ouvia: ‘Tu não és sexy o suficiente. Não és bonita o suficiente.’”
PUB
17 de 18 Amy Schumer | Jeffrey Wells, do Hollywood Elsewhere, disse que Amy Schumer era “cheiinha”. A atriz, em resposta, pôs uma foto na rede social Twitter em roupa interior e escreveu: “Eu sou um tamanho 6 e não tenho planos para mudar. É isso.”
Foto: Getty Images 18 de 18 Christina Hendricks | A atriz de Mad Men é muito conhecida pelas suas curvas, mas estas nem sempre foram apreciadas. Em entrevista à revista Health, Christina Hendricks revelou que recebia pedidos frequentes dos seus agentes para perder peso.
leia também

Mulheres que valem por 30: de Michelle Obama a Kathryn Bigelow

Passaram 30 anos desde o lançamento da Máxima e um número incontável de mulheres contribuiu para enriquecer e dignificar com talento, coragem e combate essas três décadas. Recordamos muitas delas numa homenagem às próprias e à condição feminina.

PUB
PUB