Quanto tempo deve esperar para lavar os dentes depois das refeições?
Não, cuidar da sua higiene oral imediatamente após comer não é a resposta a esta pergunta.

Duas a três vezes por dia, dois minutos em cada uma, de escova em riste: esta é a matemática para uma higiene oral quase perfeita. Dizemos "quase", porque, de acordo com especialistas, há mais um valor que deveríamos adicionar a esta equação: 30 minutos (pelo menos), do tempo que devemos esperar para lavar os dentes depois de uma refeição.
Sim, contrariamente ao que possa pensar, cuidar da sua higiene oral imediatamente após comer pode ser prejudicial para os seus dentes, uma vez que é necessário deixar a saliva cumprir a sua função. Isto é, enquanto anti-sético natural contra algumas bactérias nocivas e um agente fundamental para o equilíbrio dos nossos dentes e gengivas, a saliva ajuda a aumentar o pH da boca - que poderá ser alterado quando consumimos alimentos e bebidas ácidos ou açucarados - e, por consequência, diminuir a erosão ácida.
Esta espera deve ser especialmente tida em conta depois do pequeno-almoço, em que habitualmente ingerimos comidas maioritariamente ácidas, como pão e pastelaria, sumo de laranja, café ou frutas cítricas, de forma genérica. Estes alimentos são considerados os piores inimigos do nosso esmalte, diz a Healthline.
De acordo com Vera Tang, professora na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Nova Iorque, citada pela Glamour, caso acrescente leite ao seu café, ajuda a "diminuir os níveis de acidez", o que poderá contribuir para diminuir o tempo de espera entre a refeição e o momento de escovar os dentes. Ainda assim, recomenda bochechar com um pouco de água, após o café, “para ajudar a retirar a acidez da boca”.

Saúde, Educação, Dentes, Higiene Oral, Comer, Refeições, Escovar dentes
Dentes manchados para sempre? Uma dentista explica como evitar
Ninguém quer ter manchas permanentes nos dentes, até porque o sorriso é como as mãos: uma carta de visita. Mariana Seabra, dentista, identifica os dois tipos de pigmentação dentária mais comuns, e explica como podemos evitá-los.
Afinal, com que regularidade devemos trocar a escova dos dentes?
É um objeto essencial na nossa rotina de higiene oral, mas que fica muitas vezes esquecido no copinho junto à pasta dos dentes.
5 hábitos que alteram a cor dos dentes, de acordo com dentistas
De acordo com especialistas, estes são cinco hábitos que mancham os dentes e alteram a saúde bucal.
Doces de Natal. 5 ingredientes que estragam os dentes (mais que os outros)
Qualquer alimento que tenha na sua composição açúcar pode ser um inimigo dos dentes. Às portas do Natal, David Braga Aleixo, médico dentista, diretor clínico da Lusíadas Dental Amoreiras, identifica os mais nocivos.
Lava os dentes no duche? Há razões para não o fazer
Pode parecer uma boa ideia à partida, se pensarmos que estamos a poupar na água e em tempo, mas na realidade não é assim tão simples.
Dentes saudáveis? Evite estes alimentos
De produtos com açúcares escondidos a bebidas gaseificadas, eis a lista de inimigos da saúde oral.