Afinal, os tampões podem ter um impacto negativo na saúde feminina
Estudos recentes voltam a aumentar a preocupação do uso deste tipo de produto de higiene íntima.
Poucas vezes lemos abertamente sobre o lado menos bonito da gravidez. Não é um estado de graça para todas. E mesmo para aquelas que é – como é o caso desta jornalista – há um lado tabu de que não ouvimos falar. Tem a ver com as nossas rotinas de higiene diárias, que também se alteram à medida que os meses passam. Por exemplo, achei extraordinário que pouco existisse sobre o uso seguro de cosméticos na gravidez. Que ingredientes são permitidos? Podemos manter as nossas rotinas habituais? Se a fórmula contiver óleos essenciais ou retinol, por exemplo, não.
O mesmo se aplica aos soutiens e cuecas: de repente, deixam de servir, e só já parecem existir os da etapa final, que é a da amamentação. Não há meios termos. No caso das cuecas, há. Chama-se Norm e é uma marca portuguesa pensada para servir vários corpos e mais precisamente o ciclo menstrual. Já tinha testado um primeiro modelo de que não me recordo o nome, mas as Helena vieram transformar a minha vida de grávida.
Ninguém nos diz, por exemplo, que logo nos primeiros meses há algum tipo de corrimento associado às várias mudanças que o corpo começa a sofrer. Por exemplo, o corrimento rosa (o óvulo é fecundado) é o primeiro indício de que poderemos estar grávidas. Durante a implantação do embrião no útero, processo chamado nidação que ocorre cerca de 6 a 12 dias depois da fecundação, pode voltar a ocorrer. Neste processo, usar cuecas confortáveis e sim, neste caso, com dupla proteção, é essencial. Mais tarde, nem vale a pena falar na quantidade de vezes que, já depois dos 6 meses, é fácil espirrar e fazer umas pinguinhas de chichi. Claro que, se for recorrente e abundante, é preciso procurar ajuda médica.
A grande vantagem das cuecas Norm é o seu material suave e confortável, tudo o que desejamos nesta fase. A camada absorvente de Lyocell proporciona a absorção equivalente a dois tampões, complementada por uma camada de PU (um produto sintético, criado aplicando uma camada de poliuretano a uma camada base de outro material) à prova de água que forma uma barreira. Estão disponíveis em preto e rosa, cores que se adaptam bem a tudo, e custam €29,90. Antónia é um modelo de culote, todo em renda e o modelo Letícia, um formato mais pequeno e cavado, e são ambos os mais recentes, sendo a novidade a chegada da cor burgundy. Além destes, há ainda o modelo Carmo e Bárbara, em combinações para todos os gostos – mais subidas, com rendas, com mais ou menos cor. Podem ser adquiridas em normperiod.com.
A marca, atualmente, tem outros produtos maravilhosos como uma caneca "it's bloody norm.al" inspirada no ciclo menstrual e uma colaboração entre a Norm e a Baratata, e uma infusão da marca Criatura, com hibisco, cavalinha, mirtílo e pétalas de rosa, complementos perfeitos para relaxar durante estes dias. Assim como bolsas de viagem para guardar as cuecas em segurança e também chocolate biológico com certificação fair trade que apoia produtores locais e práticas responsáveis.